Pode colocar comida quente na geladeira?

Será que pode colocar comida quente na geladeira? Sim, pode colocar tranquilamente. Aliás, é super necessário armazenar os alimentos na geladeira o mais rápido possível para evitar a proliferação de micro-organismos.

Fazer isso não estraga a geladeira, como muitos dizem. O que pode ocorrer é um aumento do uso da energia elétrica, em casos de aparelhos mais antigos. Quando colocamos comida quente na geladeira, o compressor trabalha por mais tempo e gasta mais energia do que em condições normais.

Nesse caso, o ideal é colocar a comida destampada para que ela esfrie mais rápido e evite o gasto excessivo da energia. Confira mais algumas informações importantes!

Pode colocar comida na geladeira diretamente na panela?

pode colocar comida quente na geladeira

Olha, aqui temos que observar muito bem algumas coisas antes de armazenar. Existem alguns alimentos sensíveis na grade que você pretende colocar a panela quente?

Alimentos como folhas, cheiro verde e laticínios devem ser movidos para outra grade, de preferência mais próximo à saída de ar frio. Isso porque o vapor exalado pela panela quente, poderá alterar a circulação do ar lá dentro.

Se isso acontecer, as folhas podem murchar e os laticínios podem não ser preservados como devem ser. Portanto, tome esse cuidado antes de armazenar!

Outra coisa, a panela é de alumínio? Há outros alimentos abertos na geladeira? Se a resposta for sim para ambos, é melhor tampar os alimentos abertos e movê-los para outra grade distante.

O ferro e o alumínio são contraindicados dentro da geladeira. Esses tipos de materiais podem transferir componentes tóxicos para os alimentos, isso dentro de um longo tempo de armazenamento. Se for por apenas algumas horas, não tem problema. O que não pode é deixar de um dia para o outro ou por alguns dias, o que pode gerar uma contaminação.

Para armazenamento de comidas em geladeira, o ideal mesmo é optar por recipientes de vidro ou de plástico.

Leia também: 7 sobremesas que combinam com feijoada

Conservação dos alimentos em geladeiras antigas

Após aquecidos e em dias com temperaturas mais altas, os alimentos ficam extremamente sensíveis à proliferação de bactérias. Sobras ainda quentes, podem e devem ser levadas imediatamente para a geladeira para que esfriem mais rápido e impeça que os micro-organismos se desenvolvam.

A comida pode ficar exposta em temperatura ambiente por no mínimo 2 horas. Então, se você tiver uma geladeira com modelo mais antigo, pode aguardar esse tempo até perder a alta temperatura. Em seguida, armazene o alimento na geladeira por segurança. 😉

Quanto tempo a comida pronta pode ficar na geladeira?

Resolveu armazenar as sobras na geladeira, mas no outro dia esqueceu e fez mais comida? Não se preocupe. A geladeira consegue deixar os alimentos prontos intactos, sem perder a textura, aroma e sabor.

Mas atenção! O tempo de armazenamento na geladeira não pode ultrapassar 4 dias. Após isso, os alimentos já começarão a perder suas características e possivelmente estragar.

É claro que existe ainda o bom senso. Alimentos mais sensíveis como molhos, massas, ovos, saladas temperadas, dentre outros, aguentam no máximo 2 dias na geladeira. Sendo assim, vale a pena prestar muita atenção nessas particularidades para não correr riscos. 😉

Guardar comida quente na geladeira pode ser perigoso!

Sim, isso é verdade. Depois de tudo o que eu disse, há ainda um cuidado super importante que você precisa saber. Vamos supor que você fez um delicioso risoto com queijo, mas sobrou.

É indicado armazenar imediatamente na geladeira por conta dos ingredientes laticínios, não é mesmo? Mas vamos supor também que você esqueça o alimento lá e fique por mais de 3 dias. O que acontece?

Nesse caso, a comida quente provocou dentro do recipiente uma espécie de transpiração. Você vai perceber que após algumas horas surgirão pequenas gotículas de água nas laterais do recipiente e, principalmente, na tampa.

Essas gotículas acabam se tornando um verdadeiro alimento para as bactérias. Em apenas 20 minutos, uma bactéria pode se proliferar. Em 24 horas, você já terá mais de 1 milhão de bactérias vivendo no seu alimento.

Então, tecnicamente, você acabou criando uma “casinha” perfeita para a proliferação de bactérias. Se você, por algum motivo, não lavou o recipiente antes de colocar o risoto, os problemas serão ainda maiores.

Resumindo, a comida na geladeira não pode ter umidade. Se você quer armazenar quente, armazene sem a tampa. Quando você perceber que está bem frio, aí sim pode colocar a tampa para não transferir cheiro para outros alimentos.

DICA EXTRA: para evitar que isso aconteça e, talvez você não queira armazenar aberto, pode cobrir o recipiente com um plástico filme e fazer pequenos furinhos para que o alimento “respire e não transpire” lá dentro. 😉

E aí, gostou de aprender esses truques incríveis? Tenho certeza de que vão fazer muita diferença no seu dia a dia. Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, pode ajudar outras pessoas!