Ceia de natal simples para 4 pessoas em 3 passos práticos!

Para você que estava se perguntando como fazer uma ceia de natal simples para 4 pessoas, saiba que é fácil e você tem incontáveis opções ao seu dispor.

Por se tratar de uma ceia pequena, a alternativa é apostar em cortes menores, arroz com menos ingredientes e acompanhamentos “enxutos”, tudo para equilibrar a ceia sem deixar a magia do natal de fora.

Dessa maneira, reuni 4 passos incrivelmente simples para você acertar na organização e preparo das refeições. Afinal, o importante é comer bem, não é mesmo?

Como preparar uma ceia de natal para 4 pessoas em 3 passos práticos

ceia de natal simples para 4 pessoas

O desafio mais comum entre as pessoas é criar o cardápio da noite de ceia. Afinal de contas, estamos falando de muitos tipos de carnes e ingredientes que podem fazer uma verdadeira bagunça na harmonização de sabores.

Com isso, seguirei um passo a passo onde você aprenderá a basear a quantidade, a como identificar os assados ideais para 3 pessoas, além de uma sugestão de encher a boca d’água!

1. Calcule corretamente a quantidade de comida

Tirando a decoração e a escolha das bebidas, a ceia de natal gira em torno da comida, que proporciona aquele momento especial ao lado de quem apreciamos.

Então, o primeiro passo para a ceia bem planejada é entender melhor a composição do cardápio. Por isso separei o consumo aproximado de cada prato da ceia, veja como ficou:

Prato principal

O prato principal normalmente é o assado, onde cada pessoa consome cerca de 250g de carne, podendo ser chester, peru, lombo, pernil e tender.

O tender, por exemplo, pesa em média 1kg, ou seja, uma unidade de tender atende precisamente às 4 pessoas da ceia, especialmente se for servido com algum molho ou batatas gratinadas.

Em contrapartida, se optar pelo peru como ave do prato principal, saiba que a unidade dificilmente pesa menos de 2kg. Na teoria, cada pessoa teria que comer em torno de 500g somente de carne, mas isso pode atrapalhar a degustação do restante.

Acompanhamentos

Os diferentes tipos de arroz, farofas, saladas, salpicão, maionese ou quem sabe batata e tomate gratinados, são todos exemplos de acompanhamento. É muito comum achar que um acompanhamento é pouco, mas em muitos casos, dois é demais.

Vamos pegar o arroz como exemplo, você sabia que 1kg de arroz com uva-passa e castanhas, serve bem até 10 pessoas? O jeito é cortar essa quantidade pela metade, ou seja, 500g de arroz deve ser suficiente, o que equivale a 2 xícaras (chá) de arroz.

Outro ingrediente sempre solicitado é a farofa, nesse caso, 400g de farofa é suficiente para a ceia de 4 pessoas.

Então, a alternativa é encontrar o equilíbrio entre estes alimentos, lembrando que ainda terá a sobremesa, que pode facilmente ser servida em porção individual.

2. Escolha os assados na medida

Sabendo que o chester e o peru são “cartas fora do baralho”, pois são grandes demais para 4 pessoas, resta escolher a carne assada com sabedoria. Para isso selecionei boas opções que valem a pena experimentar:

  • Coxa e sobrecoxa assada com ervas e cebolas: corte fácil de fazer, é individual e fica suculento demais.
  • Pernil na pressão: é só temperar e colocar na pressão, o pernil sai desmanchando, vale a pena combinar com farofa de bacon.
  • Posta de peixe assada com limão: excelente opção de carne branca, o peixe é leve, barato e “casa” muito bem com farofas.
  • Lombo recheado com brócolis e bacon: outro corte fantástico para garantir que todos comam bem e na medida.
  • Costelinha de porco na cerveja: clássico do churrasco, a costelinha bem-feita é uma verdadeira iguaria na ceia de natal.
  • Galeto assado no molho de laranja: essa é para você que não abre mão da ave na ceia, o galeto é menor e fica com uma textura incrível.

3. Defina os acompanhamentos certos

Na realidade, tudo pode virar acompanhamento, isto é, do tradicional arroz branco às receitas de arroz especial com diversos ingredientes, de farofas temperadas àquelas com calabresa, bacon e lentilha.

Nesse momento, vale também uma sugestão, que é trazer alguns petiscos como entrada. Pode até parecer besteira, pois agrega novos alimentos, mas na verdade é o oposto.

Quando você oferece aos convidados algo para “passar o tempo” com um vinho ou cerveja, fica mais fácil equilibrar o restante da ceia.

Por exemplo, ao invés de preparar salpicão para acompanhar o prato principal e o arroz, a entrada pode facilmente substituir. O mesmo vale para maionese, farofas e legumes.

E claro, conhecendo as preferências de quem participa da ceia, é viável acertar em cheio na escolha da sobremesa.

Como sugestão, prefira servir porções individuais de sobremesa, como taça de surpresa de morango ou uva, pavês, merengue com frutas, entre outras.

DICA EXTRA: cardápio completo e simples para arrasar na ceia de natal

Se você achou que eu não traria exemplos de cardápio, se enganou, pois montei uma ceia completa, do prato principal à sobremesa.

  1. Entrada: bruschetta tradicional bem temperada.
  2. Prato principal: pernil assado e dourado na cerveja.
  3. Acompanhamento: risoto de alho-poró com farofa de bacon.
  4. Sobremesa: pavê de pêssego com morango.

Gostaria de trocar alguma dessas sugestões? Ótimo, você deve ter total liberdade para inovar e reinventar os pratos.

Afinal, a ceia de natal que fica marcada na memória é justamente aquela feita de acordo com nossos gostos e preferências pessoais, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe para ajudar outras pessoas. Até a próxima!


você pode gostar também