O que combina com batata recheada?

Quer saber o que combina com batata recheada? Então, vou te mostrar como montar uma receita sensacional e como escolher os acompanhamentos.

Sendo assim, já comece a se preparar porque as ideias são ótimas. O mais difícil será escolher a melhor combinação. Confira só!

5 ingredientes que não podem faltar em uma batata recheada!

o que combina com batata recheada

1. Bacon

Sem dúvidas, o bacon é que trará um sabor mais acentuado ao seu recheio. Batata recheada é sinônimo de um sabor delicado, por conta dos outros ingredientes, queijos e tudo mais.

Sendo assim, aproveite para fritar pedacinhos de bacon e adicionar no recheio. Deixará sua batata muito mais saborosa, além de linda!

DICA EXTRA: aqui pode também trocar o bacon por calabresa ou até mesmo linguiça defumada. Não tem problema nenhum, já que possui a mesma proposta.

2. Requeijão

Uma coisa é fato: o seu recheio precisa ser bem cremoso. Como a batata recheada, depois de pronta, vai ao forno por alguns minutos, é comum que fique ressecada por fora. Até mesmo porque assamos a batata com casca.

Então, obrigatoriamente o recheio precisa ser bem cremoso e úmido para trazer esse contraste de crocante e cremoso. Portanto, utilize o requeijão no recheio da sua batata. Caso não queira utilizar, coloque apenas 1 colher (sopa) por cima do recheio.

Ao entrar em contato com a alta temperatura de forno, esse requeijão vai derreter lindamente! 😉

3. Batata palha

Na verdade, esse é um ingrediente totalmente opcional, mas eu utilizo sempre. A batata palha servirá como um ingrediente decorativo. Basta salpicar um pouquinho por cima da batata pronta e servir.

Pode aproveitar também para salpicar um pouco de cheiro verde picadinho. Vai enfeitar ainda mais o seu prato, pode ter certeza disso! 😉

Leia também: O que comer com fondue de queijo?

4. Alho Poró

Olha, depois que eu descobri o sabor inconfundível do alho poró, sempre utilizo nas minhas receitas. Para fazer a batata recheada, precisamos cozinhá-la e remover boa parte do miolo da batata, certo?

Eu, particularmente, faço um purê com essa massa que sobra, é aqui que entra o alho poró. Primeiramente, eu douro o alho poró na manteiga. Em seguida, adiciono um pouquinho de água, sal, pimenta do reino e açafrão.

Por fim, acrescento a batata amassadinha. Faz uma diferença gritante e substituir completamente a cebola e o alho. Faça esse teste aí na sua casa!

5. Catupiry

Para fechar com chave de ouro, escolha um bom catupiry de saquinho. Com ele é muito mais fácil para decorar. A minha ideia é espalhar o catupiry em zig zag por cima da batata recheada, parecendo um cachorro-quente, sabe?

Quando essa batata recheada for para o forno, o catupiry vai derreter e incorporar com os outros ingredientes. Isso ajuda também na decoração.

DICA EXTRA: pode também trocar por cheddar de saquinho. Fica ainda mais gostoso e traz uma cor a mais para sua batata. Vale a pena testar!

O que harmoniza com batata recheada?

Bom, a batata recheada já é uma comida bem pesada por conta dos ingredientes. Então, é melhor tomar cuidado na hora de escolher o acompanhamento. É preciso que seja algo que realce o sabor da batata e não sobreponha os ingredientes contidos nela.

Por exemplo, se você utilizar o bacon na receita, vale a pena não colocar carne como acompanhamento, senão os sabores vão “brigar”.

Por outro lado, se não utilizar o bacon e fizer o recheio da batata mais suave, pode pensar em combinar com petiscos de frango empanados. Com isso, pode ainda escolher um molho saboroso para molhar os petiscos. Os melhores que eu indico são molho de pimenta caseiro, molho branco e molho barbecue.

A melhor harmonização é ainda com salada farta e variada. Eu escolheria um mix de rúcula com agrião, alface americana, tomate cereja e queijo branco. Pode substituir o queijo por croutons e trazer aquela crocância deliciosa para a salada.

Quer ainda mais crocante? Então, adicione batata palha nessa salada. Claro, apenas se não optar pelo ingrediente na batata recheada. 😉

Outros ingredientes que eu sempre coloco em saladas são ovinhos de codorna cozidos, frango desfiado, azeitonas pretas, cebola roxa e palmito. Para que uma salada sirva como acompanhamento do prato principal, que nesse caso é a batata recheada, ela precisa ser bem robusta.

Então, quanto mais ingredientes você colocar, mais perfeito ficará o prato. Sem contar que uma salada colorida enfeita qualquer prato, não é mesmo? Se não quiser harmonizar com saladas, pode recorrer aos legumes grelhados. Funciona do mesmo jeito, desde que tenha diversidade!

Gostou das minhas sugestões? Caso conheça mais dicas diferentes, deixe nos comentários abaixo. Vou adorar conhecer! Aproveite para compartilhar essas ideias em suas redes sociais. Tenho certeza de que vai inspirar muita gente. Até a próxima! ♥


3 comentários em “O que combina com batata recheada?”

  1. preciso de um acompanhamento para minha batata recheada, ela é feita de :
    batata temperada com manteiga de ervas
    requeijão
    coxão mole cozido e desfiado
    queijo
    mix de pimentão coloridos e cebola roxa.

Os comentários estão encerrado.