O que servir no chá de cozinha?

Um dos momentos mais emocionantes é planejar o que servir no chá de cozinha. As comidinhas fazem parte de qualquer reunião ou comemoração. Entretanto, vale mais a pena escolher um tema específico, horário ou dia. Dessa forma, vai facilitar muito na hora de montar o cardápio especial.

Por exemplo, se escolher fazer a festa em um sábado na hora do almoço, já sabe que terá que oferecer um prato mais robusto. Por outro lado, se for mais no final da tarde, pode montar um mix de petiscos, algo mais leve.

Para te ajudar, separei algumas ideias super legais. Tenho certeza de que vai te ajudar muito nessa jornada. Vamos conferir?

6 tipos de comidas para servir no chá de cozinha

1. Mini lanchinhos frios

A ideia é que seja tudo mais prático tanto para comer quanto para apresentar aos convidados. Essa é uma ideia muito interessante já que você pode colocar peito de peru, tomate, presunto, salame, alface e queijo.

Há diversas combinações simples, práticas e econômicas que você pode escolher. Aliás, pense em diversificar os lanchinhos com ingredientes diferentes. Assim, as pessoas podem escolher.

DICA EXTRA: espete palitinhos de churrasco nos lanchinhos. Dessa forma, eles ficarão bem presos e ainda facilitará na hora de petiscar. 😉

2. Canapés de torrada com patê

Uma ideia que rende muito e é super econômica. Você pode encontrar pacotes grandes de torradas prontinhas no supermercado ou pode escolher uma baguete rústica e bem saborosa, fatiar e cobrir com um delicioso patê.

Para trazer um toque mais profissional, uma dica é enfeitar com azeitonas pretas, tomate seco, tomatinho cereja e até pimenta biquinho.

3. Cestinhas de maionese ou salada

Esse aperitivo não pode faltar em uma festinha de chá de cozinha. Afinal, quem é que não ama maionese, não é mesmo? É um prato brasileiríssimo e super nutritivo.

As cestinhas ou barquinhas você também encontra no supermercado. Então, terá que se preocupar apenas em escolher uma deliciosa receita de maionese. Mas não fique só nessa receita não. Varie com saladas frescas, agridoce e até mesmo a famosa salada russa. Tenho certeza de que vai surpreender todo mundo! ♥

4. Espetinhos de frutas

Principalmente se sua festa for no verão, essa é uma escolha que valerá a pena. Você pode reunir diversas frutas tropicais como a manga, morango, kiwi, abacaxi, uva, banana e a laranja.

Monte como se fosse um espetinho mesmo, pode até escolher aqueles palitinhos descartáveis de bambu. Além de enfeitar o petisco, é super sustentável. 😉

5. Dadinhos de tapioca com queijo coalho

o que servir no chá de cozinha dadinhos de tapioca

Ahh eu amo demais esse petisco e posso falar, é super simples de fazer e rende muito. Ideal para adicionar no seu cardápio de festa. Os dadinhos ficam bem douradinhos, saborosos e combinam muito com uma bebida gelada.

Aliás, você pode combinar tanto com molhos picantes, salgados quanto com molhos doces. Sim, imagine só fazer os dadinhos e combinar com uma geleia de frutas vermelhas bem cremosa? Ou então, oferecer um molho caseiro bem temperado, fica a seu critério.

Não sabe nem por onde começar e nunca viu essa receita? Não se preocupe. Achei um vídeo passo a passo que vai te ensinar direitinho como fazer. Confere só!

 

DICA EXTRA: para facilitar na hora de comer, espete palitinhos de dente em cada dadinho. Pode até personalizar o palitinho com uma etiqueta do seu chá de cozinha. 😉

6. Bolo no pote

o que servir no chá de cozinha

Quer economizar no bolo da festa? Então, essa é uma excelente opção. Você pode investir em um bolo fake e oferecer aos convidados algo mais prático e individual. É super simples fazer bolo no pote. Você precisará apenas de uma receita de massa que renda bastante, recheio e chantilly para enfeitar.

A decoração final pode ficar por conta de confeitos coloridos e até mesmo frutas frescas, caso a festa seja em dias muito quentes.

Aqui vai uma dica super interessante. Você pode pensar também em oferecer os bolinhos de pote como lembrancinha. Basta criar uma etiquetinha personalizada e entregar a todos os convidados essa delícia.

Como sugestão, pode planejar fazer cupcakes ou os fofos cake pop, que são bolinhos no palito. Seja qual for sua escolha, todos chamam muita atenção e podem ser decorados de acordo com o tema da festa.

E aí, qual dessas opções mais combinam com o seu chá de cozinha? Tentei reunir as mais diferentes, que agradam qualquer estação do ano. Espero muito que você tenha gostado das ideias. Agora é só arregaçar as mangas e fazer tudo acontecer. Compartilhe as dicas!