Você joga fora cascas e talos de verduras? Pare agora mesmo e aprenda como reaproveitar

Você tem o costume de jogar as cascas e talos de verduras fora? Esse, infelizmente, é um hábito comum, mas você sabia que essas partes descartadas possui uma grande quantidade de nutrientes que podem ser reaproveitadas de várias maneiras?

Nesse texto, você vai aprender como utilizar as cascas e os talos das suas verduras de maneira inteligente como ingredientes para vários preparos e, além de se beneficiar com o valor nutricional desses alimentos, reduzir o desperdício de comida.

Vale mencionar que o Brasil está no décimo lugar do ranking mundial de desperdícios de alimentos e isso gera um impacto negativo tanto na economia quanto no âmbito ambiental.

Então, quer saber muito mais sobre o que você pode fazer com essas partes dos vegetais? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Você joga fora cascas e talos de verduras? Veja porque você deve parar

fora cascas e talos de verduras

Como já mencionamos acima, jogar fora cascas e talos de verdura é também descartar saúde no seu prato, visto que essas partes do alimentos podem possuir até 40 vezes mais vitaminas e minerais do que a própria polpa.

Por exemplo, o talo da couve que você descarta possui três vezes mais vitamina C que a folha, ou como no caso da folha  e talo da beterraba, que possui uma concentração de nutrientes muito grande, tendo 10 vezes mais cálcio e cerca de 13 vezes mais ferro que a raiz.

Ficou surpresa? Pois é! Se você tem esse costume de descartar essa partes, pare agora mesmo!

Além disso, quando os legumes são consumidos com casca, aumentam significativamente a quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que é muito importante tanto para o regulamento do intestino, que é considerado nosso segundo cérebro, e também para a regulação do colesterol no sangue.

Dentre os alimentos que podem, e devem, ser consumidos com casca estão: o chuchu, a cenoura, o tomate, a berinjela, o pepino, a batata (inglesa ou bolinha), a abobrinha italiana, etc.

Bom, agora que você já sabe que não deve descartar as cascas e talos das verduras, vamos ao que realmente importa? Confira abaixo algumas ideias para se aproveitar esses alimentos de uma forma criativa e inteligente que vai te impressionar!

Aprenda como reaproveitar as cascas e talos das verduras

Existe uma grande variedade de receitas que você pode fazer utilizando partes que normalmente são descartadas no preparo de alimentos. Reunimos aqui algumas ideias para que você se inspire em reaproveitar essa comida e aproveitar os benefícios desse processo.

Confira!

1 – Caldo de legumes com casca de cebola

O caldo de legumes inclusive pode ser feito com várias sobras de vegetais. Uma dica é ir congelando esses alimentos para ter o suficiente e fazer uma boa quantidade. Esse preparo é bem versátil, podendo ser utilizado para várias receitas.

No caso do vídeo abaixo a rainha desse caldo de legumes é a casca de cebola, que são ricas em antioxidante e ajudam a regular a pressão arterial.

2 – Risoto de casca de abobrinha

Quem não ama um risoto, não é? Mas você sabia que dá para fazer esse prato utilizando casca de alguns alimentos? Pois é, fica realmente delicioso e você vai se surpreender.

Nesse vídeo o ingrediente escolhido foi a casca de abobrinha, mas você também pode optar por outros alimentos, como a casca da abóbora, por exemplo. Funciona muito bem também.

3 – Omelete de talos e folhas de couve-flor

O omelete já é uma receita muito consumida, principalmente para quem está em busca de uma alimentação mais balanceada e com poucas calorias. E que tal potencializar o valor nutricional desse prato acrescentando os talos e as folhas da couve-flor?

Fica delicioso e vale muito a pena experimentar aí na sua casa.

4 – Bolinho de talos e folhas de beterraba

E que tal um petisco? A receita que você vai aprender abaixo, além de ser super nutritiva, é bastante fácil e o resultado é delicioso.

Como mencionamos, essas partes da beterraba possuem muito mais nutrientes que a polpa. Essa é uma ideia criativa, mas você pode utilizar esses ingredientes de várias formas, como para fazer um refogado, sopas e até bolos.

Reaproveite você também!

Esperamos que a gente tenha convencido você da importância de reaproveitar esses alimentos e que a partir de agora você não os jogue mais fora.

Experimente essas receitas aí na sua casa e use também a sua criatividade na cozinha para preparos com a casca e os talos dos seus vegetais. Depois conta pra gente o que você achou. Vamos ficar felizes em saber sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também