Quanto tempo para cozinhar beterraba

Se você já se perguntou quanto tempo leva para cozinhar beterraba, saiba que essa é uma dúvida em comum com muitas pessoas e foi pensando nisso que eu resolvi esclarecer de uma vez por todas esse enigma. 

Além disso, vou te apresentar alguns métodos eficientes para você cozinhar esse legume. Confira!

Como cozinhar beterraba?


Quanto tempo para cozinhar beterraba

Essa é uma raiz que é muito utilizada aqui no Brasil para fazer saladas, sopas, ensopados, sucos e muito mais.

Ela pode ser consumida crua, cozida ou assada. Geralmente a forma mais comum para realizar o cozimento da beterraba é na água fervente, mas aqui em casa a gente também faz ela no vapor. 

A grande vantagem de cozinhar qualquer tipo de legume no vapor é que os nutrientes se mantêm neles. Já quando é utilizado o método da água fervente, boa parte dos nutrientes são deixados na água e o mais comum é que essa água super nutritiva seja descartada.

Leva quanto tempo para cozinhar beterraba?


O tempo de preparação da beterraba são 30 minutos. Isso se você resolver utilizar a panela de pressão. 

Dessa forma você vai precisar colocar água até cobrir todas as beterrabas e levar ao fogo. Se ela vai cortada ou inteira, isso é de acordo com a sua preferência, sabendo que se ela for inteira, demora mais um pouco para chegar no ponto. 

Em uma panela normal você precisa colocar água até cobrir também, mas o que muda é o tempo. Normalmente é necessário deixar em torno de 1 hora cozinhando ou até que ela fique macia. 

Agora se você optou por cozinhar a beterraba no vapor o processo é bem diferente, mas é o mais indicado pois como eu te falei acima, é assim que mantém todos os ingredientes no legume. 

O método não é difícil, basta colocar água para ferver e colocar as beterrabas em um escorredor de metal por cima. É tipo um banho maria só que com um escorredor.

Dessa forma você vai precisar deixar em torno de 40 minutos, caso esteja cozinhando ela inteira. Eu te aconselho a testar espetando com uma faca antes de desligar o fogo. Se você sentir que ela está macia, está na hora de parar o cozimento. Senão, deixe um pouco mais no vapor. 

Uma forma de adiantar esse tempo é tampando esse escorredor, assim o vapor vai se concentrar ainda mais e o tempo será reduzido. 

Não esqueça de observar se a água não secou, tá certo? Se necessário adicione um pouco mais, mas sem deixar encostar no escorredor.

Posso cozinhar beterraba no microondas?


Essa é uma das opções para quem quer cozinhar esse tipo de raiz, mas para isso é necessário a ajuda daqueles sacos próprios para cozimento no microondas ou você pode adaptar um daqueles sacos transparentes que a gente pega verdura no supermercado, sabe?  Nesse caso, não esqueça de fazer furo na parte de cima do saco para que o vapor tenha por onde sair. 

Depois de lavar bem as beterrabas, corte ao meio, coloque no saco junto com um copo de água. 

O microondas precisa estar em potência máxima e você vai precisar deixar por uns 10 minutos. O tempo vai depender muito do seu microondas, mas aí é só fazer aquele teste com a ponta da faca e se estiver macia, já está pronta. Caso ainda sinta resistência, basta deixar mais alguns minutos. 

Como cozinhar beterraba no forno?


Quanto tempo para cozinhar beterraba na panela de pressão

Esse método também é muito utilizado, justamente por conseguir conservar os nutrientes da raiz. 

A primeira coisa que você precisa fazer é pré aquecer o forno em 180° e para dar um sabor todo especial a sua beterraba adicione alguns temperos de sua preferência, regar com  bastante azeite e misture bem para tudo isso incorporar na beterraba. 

Depois disso envolva cada beterraba em um papel alumínio e coloque em uma assadeira.  No forno o tempo de cozimento é bem maior, em torno de 1 hora ou mais, mas posso te garantir que esse método deixa ela ainda mais saborosa.

Leia também: Como cozinhar beterraba para salada

Experimente!


Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar beterraba, basta começar o seu preparo. 

São diversas maneiras para você obter uma beterraba macia, veja o que mais se encaixa na sua receita e experimente. 

Lembre-se que esse é um legume que o mais indicado é que você consuma cru, de maneira natural, mas se sua receita pede uma beterraba cozida, opções não faltam. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi o método que você utilizou e se deu tudo certo, tá bom?

Espero ter te ajudado. 

Até a próxima!