Tempo de cozimento do chuchu: Veja por quanto tempo cozinhar

O chuchu é um alimento muito versátil que, graças ao seu sabor suave, pode ser utilizado para diversos pratos. Além disso, o fruto é rico em nutrientes que beneficiam a saúde e causam a sensação de saciedade, ajudando a quem quer perder peso. Mas você sabe qual é o tempo de cozimento do chuchu?

Para você não errar mais nessa etapa do preparo do e ter sempre o vegetal no ponto e na textura certa, além, é claro, de preservar as propriedades que ele oferece, preparamos esse texto, reunindo essa e outras dicas legais.

Vem com a gente conferir.

Você pode se interessar em ler também:

Tempo de cozimento do chuchu: Veja por quanto tempo cozinhar

Tempo de cozimento do chuchu

O tempo de cozimento do chuchu pode variar entre 3 a 20 minutos. Isso vai depender muito do método de cozimento que você vai escolher utilizar e também do tamanho e da largura dos pedaços.

Mas não se preocupe, vamos te ensinar detalhadamente como fazer o preparo corretamente para que o seu chuchu esteja sempre no ponto perfeito e brilhe nas suas receitas.

No vapor:

Essa, sem dúvidas, é a forma mais adequada de se cozinhar vegetais. Isso porque, é uma técnica que permite conservar muito mais os nutrientes se comparado com esse processo feito diretamente na água, por exemplo.

Para cozinhar no vapor basta colocar o fruto cortado da forma que você preferir no cesto da panela a vapor e tampar bem.

O tempo de cozimento do chuchu no vapor é de aproximadamente: 15 a 20 minutos. Para saber se o vegetal já está no ponto, basta você utilizar um garfo para conferir se ele está macio.

Depois é só temperar do jeito que você gosta.

Na água fervente:

Cozinhar diretamente na água, apesar de não ser o ideal, como mencionamos acima, é ainda um método muito utilizado.

Para começar esse cozimento, coloque água para ferver em uma panela com uma pitada de sal. Corte o chuchu do tamanho que você preferir e coloque junto na panela.

Mas lembre-se que quanto menor o corte, menor o tempo de cozimento. 

Assim que iniciar o processo de fervura, deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Se depois desse período ainda não estiver macio, deixe por mais alguns minutos e desligue.

Feito isso, utilize um escorredor e agora é só dar continuidade a sua receita.

Na panela de pressão:

Na correria do dia a dia, a praticidade e a velocidade no preparo de receitas é muito bem vinda, não é mesmo? Por isso a panela de pressão é uma grande aliada, já que reduz e muito o tempo de cozimento dos alimentos, inclusive do chuchu.

Para isso, basta colocar os pedaços de chuchu na panela de pressão, cobrir com água e adicionar uma colher de chá de sal.

Quando começar a ouvir o chiado que indica que a panela “pegou pressão”, conte cerca de 3 a 5 minutos, levando em consideração o tamanho do corte, e desligue.

No micro-ondas:

Essa é outra alternativa prática e que nem todo mundo sabe que pode ser utilizada para essa finalidade. Mas sim! é possível cozinhar o seu chuchu no micro-ondas.

É muito simples! Basta dispor a porção em um recipiente e levar para o aparelho em potência alta por cerca de 4 a 6 minutos. É interessante pausar na metade do tempo para virar o chuchu de posição e garantir um melhor cozimento.

Refogado:

Pro fim, você pode optar também por fazer um chuchu refogado, que é um prato delicioso, rápido e prático.

O tempo de cozimento do chuchu em refogados é cerca de 8 minutos. Confira essa receita maravilhosa de refogado de chuchu:

Dica: você também pode preparar o chuchu no forno, fica uma delícia! Regue uma assadeira com azeite, distribua o fruto sobre ela e tempere a gosto. Depois basta assar em temperatura de 180º por 10 a 20 minutos.

Importante: em todas as formas de preparo do chuchu, recomenda-se que se retire a polpa que fica no centro do fruto. Isso porque essa parte do legume costuma ser fibrosa e dura, o que não é muito agradável ao paladar.

Gostou das dicas? Esperamos que sejam muito úteis e que a partir de agora você não tenha dúvidas sobre o tempo de cozimento do chuchu.

Experimente essas alternativas e a receita, depois lembre-se de voltar para contar pra a gente o que achou e qual forma de cozimento você mais gostou. Ficaremos felizes em saber a sua opinião.

Aproveite! Até a próxima.