Congelar empada assada ou crua? Veja o que é melhor

Se você quer aprender a congelar empada assada ou crua, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar como fazer isso da maneira correta e também vou te passar dicas que podem te ajudar muito. Confira!

Dá para congelar empada assada ou crua?


Congelar empada assada ou crua

Por acaso você fez uma grande quantidade de empada e agora quer saber se dá para congelar? Então eu preciso te dizer que sim, dá para congelar empada tanto crua quanto assada. Ao congelar ela assada você acaba economizando mais tempo na hora de consumir, mas a massa pode ficar um pouco seca com o tempo. Já a empada que é congelada crua acaba se mantendo mais fresca por mais tempo, mas na hora de consumir você vai precisar ter um pouco mais de tempo para preparar.

No geral, as principais características são mantidas e o que vai definir a melhor forma de congelamento é o sua preferência pessoal. 

Como congelar empada?


Congelar empadas é uma excelente maneira de se preparar antecipadamente e ter uma opção rápida e conveniente para refeições futuras.

Caso a empada já esteja assada, é importante que você aguarde até que ela esfrie completamente antes de congelar. Isso vai evitar que se forme cristais de gelo. 

Em seguida coloque as empadas em um recipiente hermético ou saco próprio para congelamento e se possível retire o máximo de ar de dentro dele.

Se você estiver congelando mais de uma empada em um só recipiente, adicione uma camada de papel-manteiga entre elas para evitar que grudem.

Para empadas cruas, o processo é um pouco diferente. Primeiro realize a montagem da maneira tradicional e pincele a gema na tampa. Depois coloque essas empadas em uma assadeira de alumínio e leve ao congelador por cerca de 3 horas ou até que fiquem firmes. 

Depois transfira essas empadas para um saco plástico e leve ao congelador novamente. Isso vai fazer com que as empadas congelem separadamente, tornando mais fácil o processo de descongelamento. 

Quanto tempo a empada pode ficar no congelador?


Quando o congelamento é realizado da maneira correta, essas empadas podem ficar no congelador por até 3 meses sem perder suas principais características. 

Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade da sua empada. 

Na hora de descongelar, mova as empadas para a geladeira durante a noite. Para reaquecer, use o forno para manter a crocância da massa. 

Experimente essa receita de massa de empada!


E é claro que eu não ia sair daqui sem antes te apresentar uma receita de massa de empada, não é mesmo? 

A seguir eu vou te apresentar um passo a passo simples e rápido de preparar. Essa receita leva apenas 3 ingredientes e em no máximo 20 minutos você tem uma massa de empada perfeita que derrete na boca. 

Acompanhe!

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo sem fermento;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 500 gr de margarina gelada.

Modo de preparo:

  • Em um recipiente adicione a farinha de trigo e o sal;
  • Misture bem e adicione a margarina;
  • Aos poucos misture com as pontas dos dedos com delicadeza até alcançar a textura de farofa;
  • Depois disso, comece a apertar a massa até chegar no ponto desejado;
  • Cubra com um plástico filme e leve para a geladeira por cerca de 30 minutos antes de começar a montar. 

Conheça essas opções de recheio para empada


Congelar empada assada

Além da massa, é importante que você escolha com atenção o recheio que você vai colocar na sua empada. 

Existem milhares de opções disponíveis e o que vai definir mesmo é o seu gosto e para te ajudar a se manter inspirado, eu vou deixar logo abaixo algumas sugestões deliciosas. Confira:

  • Frango com catupiry;
  • Queijo e presunto;
  • Carne seca;
  • Camarão;
  • Calabresa;
  • Espinafre e ricota;
  • Bacalhau;
  • Carne moída;
  • Palmito;
  • Creme de alho poró;
  • Queijo brie e geleia.

Leia também: Creme de camarão para empada

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como congelar empada assada ou crua, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e comece a preparar essa empada agora mesmo. 

Acredito que com essas dicas de congelamento você vai conseguir conservar essa empada por mais tempo do que você imagina e com todas as características conservadas. 

Ah, caso você realmente prepare essa receita que eu te apresentei aqui, não esquece de voltar aqui para me contar se você realmente gostou e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu consiga continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias para você. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e pronto para colocar as mãos na massa. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo.