Meu pudim não endurece: O que fazer?

Você por acaso acabou de reparar que seu pudim não endurece e está buscando formas de salvar ele? Então eu super acredito que esse artigo pode te ajudar bastante. 

Aqui eu vou te contar os principais motivos para isso acontecer e também algumas dicas que vão te ajudar bastante. Confira!

Como descobrir se o pudim está no ponto certo?


Meu pudim não endurece

Essa é uma dúvida que acaba ocasionando alguns problemas na vida de quem prepara essa sobremesa. 

Pode ser por falta de experiência ou ansiedade para comer o doce, mas a verdade é que tirar o pudim do forno antes do tempo é um dos principais motivos para ele desmontar na hora de tirar da forma. 

Para saber se ele já chegou na textura correta, eu indico que você faça o teste do palito. Você também pode usar a ponta de uma faca para fazer isso. Basta espetar bem no meio do pudim e se o palito ou a faca sair sujo é porque o pudim precisa de mais tempo no forno.

Descubra o que fazer quando o seu pudim não endurece


Se mesmo depois de realizar o teste e deixar mais tempo no forno você perceber que seu pudim ainda não chegou no ponto correto, eu aconselho você a cobrir sua forma com papel alumínio e deixar por cerca de 10 a 15 minutos. 

O tempo exato vai de acordo com a textura do seu pudim. Caso ainda falte muito para chegar no ponto certo, deixe o máximo de tempo. 

O papel alumínio vai refletir e conter mais o calor dentro da forma. Isso vai fazer com que seu pudim endureça rapidamente. 

Qual o lado correto do papel alumínio?


Essa dica do papel alumínio é infalível, mas de nada adianta se ele for usado do lado incorreto. 

Caso você não tenha reparado, o papel alumínio possui lados diferentes e obviamente, funções diferentes também. 

O correto é que você utilize o lado brilhante para dentro da forma. Esse é o lado que reflete mais calor para o alimento, realizando o cozimento mais rápido e uniforme. 

Além disso, o lado brilhante também possui um tratamento que evita que os alimentos grudem nele, mesmo encostando. 

Deixe na geladeira!


Se você já testou o método do papel alumínio, mas seu pudim não alcançou a textura certa, saiba que você também pode recorrer à geladeira para deixar esse no ponto certo. 

É importante saber que essa dica só serve caso o seu pudim não tenha ficado muito líquido, pois dessa forma não vai funcionar. 

Caso você tenha reparado que mesmo engrossando um pouco, ele ainda não chegou na textura certa, não tenha medo de levar o seu pudim para a geladeira. 

Resfriar o pudim por pelo menos 3 horas será o suficiente para ele alcançar o ponto correto. Se achar necessário, você também pode deixar ele no congelador, mas tome cuidado para não endurecer demais. 

Asse em baixa temperatura


Essa é uma dica que realmente faz toda a diferença na hora de preparar uma receita de pudim.

Caso você esteja reparando que seu pudim não vai alcançar a textura desejada no tempo indicado de cozimento, eu te aconselho a diminuir a temperatura do seu forno. 

Isso vai fazer com que o cozimento aconteça mais lentamente, dando tempo para a massa ganhar estrutura suficiente para ser desenformada. 

Siga exatamente a receita


qual o ponto do pudim

Outro grande motivo para seu pudim não endurecer é errar a quantidade dos ingredientes usados. 

Muita gente ainda tem aquela mania de fazer tudo no olho e isso pode te trazer uma receita de pudim completamente errada. 

As proporções são importantes não só para ter um bom sabor, mas também para fazer seu pudim alcançar o ponto ideal. 

Leia também: Como desenformar pudim

Não deixe para depois!


Depois de descobrir porque meu pudim não endurece, eu vou agora mesmo para a cozinhar preparar a minha receita preferida e você também não perca mais tempo. 

Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e preparar a sua receita preferida!

Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito importante para nós. 

Espero que eu tenha te ajudado com essas informações. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!