Temperos para feijão: 4 opções e dicas para temperar

No artigo de hoje você vai conhecer alguns temperos para feijão deliciosos. São 4 opções para você experimentar ai na sua casa, só não esquece de voltar aqui para me contar o sucesso que foi. 

Além disso vou te passar algumas dicas para você arrasar no preparo de uma feijoada para a sua família. 

Como fazer tempero para feijão


Temperos para feijão

Feijão é um dos alimentos mais consumidos pelo brasileiro e como nosso país esbanja diversidade, é possível encontrar diversas formas para preparar essa iguaria.

Selecionei essas opções de tempero de feijão que são famosas por deixar o grão saboroso. Confira!

1 – Creme de alho e cebola

Esse creme é uma carta coringa na cozinha de qualquer pessoa. Ele pode ser utilizado para diversas receitas e ter ele pronto na geladeira ou até mesmo congelado, pode te ajudar a economizar tempo na hora do preparo. Você só vai precisar de alho, cebola, sal, azeite e orégano, leve tudo ao liquidificador até virar um creme. Para uma receita de feijoada, utilize para refogar as carnes. 

2 – Temperos em pó

Uma alternativa que pode te surpreender são os temperos vendidos em pó. Muita gente não gosta de encontrar pedaços de temperos na feijoada e com isso utilizam todo tipo de tempero que encontram. Você pode abusar do alho, da cebola em pó, assim como o louro em pó e a páprica picante. Esses condimentos são processados com o objetivo de levar um sabor potente à feijoada. Experimente.

3 – Refogado reforçado

Esse é um dos mais utilizados na hora de fazer uma feijoada. Para fazer esse refogado não tem regra de ingredientes a não ser a cebola, o alho e o cheiro verde, o restante só vai na receita se você quiser, mas te garanto que fazer ela desse jeito que está aí vai te garantir um tempero delicioso.

A quantidade quem vai determinar é você quando definir quantos convidados terá. Essa lista de ingredientes que vou te passar, atende até 1 kg de feijão.

Ingredientes

  • 2 cebolas grandes em cubos
  • 1 pimentão cortado em cubos
  • 6 dentes de alho amassados
  • 1 colher de extrato de tomate
  • 1 colher de orégano
  • Cheiro verde à gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

  • Machuque todos os temperos em uma panela e divida em dois. Inicie refogando o bacon para que ele solte a gordura. Quando fritar bastante, adicione metade desse tempero e prossiga o preparo da sua feijoada como de costume. 
  • Quando a feijoada estiver quase pronta, em outra panela refogue o restante do tempero e quando estiver caramelizado adicione uma ou duas conchas de feijão. Misture tudo, deixe ferver essa mistura por mais 2 minutos e depois adicione a panela da feijoada. Deixe ferver mais um pouco e está pronta sua receita. 

4 – Tempero para feijoada light

Sabemos que muito do sabor de uma feijoada se deve a quantidade de carne que é utilizada, mas posso te garantir que um preparo mais saudável pode te surpreender bastante.

Esse tempero de feijão é bem parecido com os outros, mas o que acontece é que quando ele é combinado com poucas carnes gordurosas, o sabor do feijão é realçado! Deixando assim a feijoada muito saborosa e o melhor de tudo, com menos sódio e gorduras que fazem mal a nossa saúde. Confira:

temperos naturais para feijão

Ingredientes

  • 1 kg de feijão preto
  • 2 linguiças calabresas
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • Cheiro verde à gosto
  • Pimenta do reino à gosto
  • Azeite

Modo de preparo

  • Essa é uma feijoada simples e sem tanta gordura. Para realizar esse preparo basta refogar todos os temperos, junto com a linguiça, até caramelizar a cebola. Adicione um fio de azeite para evitar que queime. 
  • Depois é só misturar o feijão, cobrir com água e colocar na pressão por pelo menos 20 minutos. 

Dicas para ter um feijão perfeito!


  1. Cozinhe cenoura ou abóbora junto com seu feijão, isso vai ajudar a ter um feijão mais nutritivo! E caso tenha exagerado no sal, fazer isso pode te ajudar muito, pois libera um sabor levemente adocicado e saboroso.
  2. Para turbinar sua feijoada você pode cozinhar uma beterraba inteira junto com o feijão. Além de deixar uma cor linda, também ajuda a prevenir a anemia.
  3. Use fumaça líquida no seu tempero. Sei que não é uma coisa muito comum, mas esse é um artifício muito usado quando se quer reproduzir o efeito da linguiça e do charque e deixar aquele sabor defumado, só que com a vantagem de ter menos sódio e gordura
  4. Usar extrato de tomate tanto quando está refogando os temperos, como também uma colher no final do preparo pode deixar uma cor mais bonita e realçar os sabores dos temperos. 

Leia também: Como tirar gosto de queimado do feijão? 

Não deixe para depois!


Agora que você já conhece todos esses temperos para feijão, ficou mais fácil preparar aquela feijoada que está todo mundo cobrando, não é?

Então não deixe para depois, separe os ingredientes para fazer o tempero que você escolheu e mãos à massa. 

Eu tenho certeza que vai ficar bom e depois não esquece de voltar aqui para me contar tá certo?

Boa sorte e até a próxima!