Pode colocar papel toalha na airfryer?

Por acaso você já se perguntou se pode colocar papel toalha na airfryer? Aqui eu vou te responder essa e outras perguntas interessantes sobre o assunto. 

A airfryer é um eletrodoméstico versátil e eficaz na cozinha, mas a questão de colocar papel toalha na Airfryer é uma dúvida comum entre os usuários. Não deixe de conferir esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

Descubra se pode colocar papel toalha na airfryer


Pode colocar papel toalha na airfryer

O papel toalha é um item muito utilizado na cozinha com o objetivo de absorver gordura dos alimentos, mas eu já parei para me perguntar se pode colocar ele na airfryer e a resposta é simples e direta: não! Não é recomendado colocar papel toalha diretamente na airfryer enquanto ela está em funcionamento. 

O papel toalha é inflamável e pode pegar fogo quando exposto a altas temperaturas, como as geradas pela airfryer. Colocar papel toalha na airfryer pode resultar em um incêndio e danos ao aparelho.

É sempre bom lembrar que a airfryer é um aparelho que além de fritar qualquer alimento sem o uso de óleo ou outra gordura, ele também tem a capacidade de eliminar o excesso de gordura de alguns alimentos.

Saiba o que não pode colocar na airfryer


Além do papel toalha, existem outros itens que não devem ser colocados na Airfryer:

  • Recipientes plásticos: Os recipientes de plástico que não são projetados para resistir a altas temperaturas podem derreter na Airfryer.
  • Alimentos com muita gordura: Alimentos excessivamente gordurosos podem respingar óleo quente e causar acidentes. Tenha cuidado ao cozinhar esse tipo de alimento e se possível retire o excesso de gordura. 
  • Alimentos com casca dura: Alimentos com cascas duras, como ovos com casca, podem explodir devido à pressão interna criada durante o cozimento, podendo causar sérios acidentes e danos ao seu aparelho.

Leia o manual de instruções do aparelho!


Para garantir a segurança e o bom funcionamento da sua Airfryer, é importante tomar alguns cuidados e um dos mais importantes é sem dúvida ler o manual do usuário do seu aparelho.

Absorver todas as informações contidas nesse manual faz com que acidentes sejam evitados, além de danos ao seu aparelho também. 

Cuidado com a quantidade de alimentos na airfryer!


não pode colocar papel toalha na airfryer

Essa é uma outra dica que eu não poderia deixar de te passar, pois ela vai te ajudar a preparar alimentos da maneira certa e também vai evitar que você danifique seu aparelho.

Se você reparar no cesto da airfryer existem algumas aberturas que servem para realizar a ventilação da airfryer. Fique atenta para que os alimentos não obstruam essas passagens de ar. 

Geralmente isso acontece quando é colocado uma grande quantidade de alimentos, sendo evite colocar mais de uma camada, independente da receita que você está preparando.

Pode colocar papel alumínio na airfryer?


Uma outra dúvida muito comum de surgir é se pode colocar papel alumínio na airfryer e apesar de muita gente colocar, não é recomendado fazer isso.

O papel alumínio é feito de um material que conduz calor e por isso o seu superaquecimento pode causar incêndios e danos sérios ao aparelho, sem contar que o papel alumínio pode obstruir a circulação de ar e fazer com que o alimento não seja cozido de maneira uniforme. 

Caso seja necessário fazer isso, tome cuidado para não impedir o ar de circular e faça o possível para que o papel não fique em contato com as partes quentes da airfryer. 

No geral, o mais indicado é que você tenha aí na sua casa utensílios próprios para serem usados nesse tipo de aparelho. Você pode encontrar cestos e bandejas feitos com esse material em casas de produtos do lar ou até mesmo na internet. 

Leia também: Quantos minutos deixar a picanha na airfryer?

Aproveite essas dicas incríveis!


Agora que você já sabe que não pode colocar papel toalha na airfryer, ficou mais fácil evitar acidentes aí na sua casa, não é mesmo? Aproveite todas essas informações e comece a utilizar esse aparelho da forma correta. 

Não esqueça que um dos passos mais importantes é ler o manual de instruções e seguir atentamente tudo que ele pede. Sem contar que a conservação do aparelho vai depender principalmente do seu uso. Por isso mantenha sempre a airfryer desligada da tomada quando não estiver em uso e limpe assim que finalizar o preparo. 

Isso vai te ajudar a ter o aparelho por muito mais tempo. 

Antes de ir embora eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu consiga continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais preparado para utilizar esse aparelho de forma segura e criativa. Ele tem a capacidade de facilitar muito o seu dia a dia e vale muito a pena ter em casa. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!