O que combina com panqueca?

É difícil saber o que combina com panqueca, principalmente se o intuito é tornar a alimentação saudável.

Contudo, basta ter em mente que é preciso mesclar texturas e sabores. Geralmente a massa da panqueca é bem fininha e possui um sabor suave. Então, devemos combinar com alimentos de sabor mais acentuado e textura crocante.

Para facilitar essa tarefa pra você, selecionei algumas informações importantes sobre como harmonizar panqueca em pratos do cotidiano. Vamos conferir?

6 tipos de acompanhamentos para panqueca

o que combina com panqueca

1. Arroz branco + salada verde

É a combinação mais tradicional que existe. Os principais restaurantes do Brasil apostam nessa harmonização, justamente porque todo mundo ama. ♥

Não é interessante adicionar ingredientes no arroz, já que a panqueca deverá ser bem recheada. Então, quanto mais simples, melhor. No caso da salada, lembra que eu disse que é preciso ter ingredientes que contrastam com o sabor suave da panqueca?

Então, nesse caso, você pode apostar nas folhas verde-escuro como couve, agrião, espinafre e rúcula. Não tem erro. Para complementar, pode incluir tomate cereja para trazer aquele colorido lindo para o prato. 😉

2. Salada crocante

Essa é uma excelente opção para quem inclui a panqueca recheada em uma alimentação balanceada. Nesse caso, o arroz é excluído do cardápio. Por outro lado, a salada colorida e crocante precisa ser bem nutritiva para saciar a fome.

Então, a minha sugestão é mesclar diferentes tipos de folhas, priorizando verduras mais crocantes. Exemplo: acelga + repolho roxo + rúcula + alface americana + agrião + brócolis ninja + tomate.

Eu finalizaria essa salada com um molho caesar e batata palha. Ainda não sabe como fazer molho caesar? Confira só uma receitinha rápida:

Ingredientes

  • 1 xícara de maionese
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de limão
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 60ml de azeite
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 30g de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Basta levar todos os ingredientes para o liquidificador e bater por cerca de 3 minutinhos.
  2. Quando você perceber que a textura está bem cremosa, está pronto.
  3. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos, só para encorpar.
  4. Sirva juntamente com a salada.

3. Couve-flor gratinada

A textura da couve-flor “casa” muito bem com as panquecas recheadas. Então, a minha ideia é deixar essa couve-flor ultra cremosa. Para isso, faça um molho branco consistente e adicione muito queijo por cima.

Em um recipiente de vidro ou forma antiaderente, coloque a couve-flor previamente cozida, o molho branco e salpique queijo parmesão ralado por cima. Caso queira, pode saltear cogumelos na manteiga e adiciona à essa maravilha.

Combina muito com panqueca de frango ao molho rosé ou panqueca de carne ao molho rosé. Tenho certeza de que você vai amar essa harmonização! ♥

DICA EXTRA: ao cozinhar a couve-flor, tempere com sal e adicione açafrão na água. Ela ficará com uma linda cor e super temperada, prontinha para ser levada ao forno com queijo! 😉

4. Berinjela empanada com chips de cenoura

Quem é que não ama berinjela empanada? Imagine só combinando com rodelas de cenouras fritas e uma deliciosa panqueca com molho e bem recheada.

Nesse caso, a berinjela pede um molho vermelho. Mas pode escolher o molho de sua preferência que não tem problema nenhum. Como a berinjela e a cenoura têm sabores mais suaves, vão contrastar melhor com um molho vermelho.

Por outro lado, se você gosta de um prato mais discreto, pode utilizar o molho branco, vai ser uma experiência incrível!

5. Salmão grelhado com batatas

Ah essa combinação me fascina. O sabor do salmão é super suave, o que não atrapalha em nada o sabor das panquecas. Mas o salmão precisa ser grelhado. Se for assado, ficará muito mole, aí não vai ficar legal a combinação na boca.

Outra coisa que não pode faltar nesse prato é a batata assada. Você pode temperar à gosto, cortar em fatias médias, colocar em uma forma antiaderente e levar ao forno por cerca de 35 minutos até dourar.

Entretanto, pode adicionar às batatas, cenouras picadas, muita cebola em rodelas e tomates para deixá-las mais cremosas. 😉

6. Legumes salteados

Outra possível combinação que nunca decepciona é esta. Dentre os melhores legumes para combinar com panqueca estão: brócolis, vagem, aspargos, cenoura, mandioquinha e quiabo.

Mas caso prefira, pode grelhar os legumes. Nesse caso, não deixe de fora a berinjela, abobrinha, cebola roxa e pimentões.

Para saltear, utilize manteiga ao invés de margarina ou azeite. A manteiga possui muito mais gordura e menos água, o que vai incorporar melhor nos legumes e deixá-los com um sabor incrível.

Para grelhar, basta temperar os legumes com sal e pimenta do reino e chapa neles! 😉

Panqueca doce também vale?

Você pode pensar em fazer um almoço saudável comum e deixar a panqueca para um lanche da tarde. Nesse caso, pode ser uma panqueca doce sim. Aliás, existem várias combinações que podem te ajudar nesse momento.

Prefira sempre combinação com frutas, pois trará os nutrientes necessários para sua alimentação. Eu sempre faço panquecas de massa doce com banana, morango, kiwi, manga e pêssego.

Aproveite e faça uma ganache de chocolate meio amargo. Basta derreter uma barra no micro-ondas ou em banho maria. Em seguida, adicione cerca de 4 colheres (sopa) de creme de leite.

É só regar por cima das panquecas e se deliciar!

Gostou de conhecer essas ideias de combinações com panquecas? Então, agora é só montar o seu prato favorito e aproveitar cada momento. Compartilhe as dicas!