Quanto tempo para cozinhar feijão branco?

Você está se perguntando quanto tempo para cozinhar feijão branco? Então acredito que esse artigo pode te ajudar bastante. 

Aqui eu vou te falar quanto tempo o feijão branco precisa ficar no fogo para alcançar uma textura macia e também vou te passar algumas informações importantes. Confira!

Descubra qual o tempo de cozimento do feijão branco


Quanto tempo para cozinhar feijão branco

O feijão branco é um grão muito popular aqui no Brasil, mas muita gente tem dúvidas em relação ao tempo de cozimento dele. 

A verdade é que o tempo de cozimento do feijão branco pode variar muito dependendo do método que você escolheu preparar ele e outros fatores como se ele ficou no molho ou não.

Se você resolveu preparar esse feijão em uma panela comum e também deixou ele de molho antes de levar ao fogo saiba que você vai precisar de cerca de 1 hora ou mais para cozinhar esse feijão. 

Já em uma panela de pressão, o tempo de cozimento do feijão branco diminui muito. Cerca de 30 minutos é o suficiente para deixar ele macio. 

Caso você não esteja pensando em deixar seu feijão de molho antes de cozinhar, saiba que na panela comum isso pode resultar em até 2 horas a mais de cozimento e na panela de pressão será necessário adicionar mais uns 10 minutos para que fique no ponto correto. 

Precisa mesmo deixar o feijão branco de molho?


Sim! Independente do tipo de feijão, esse é um grão que precisa ficar de molho antes de ser levado ao fogo. 

Essa é uma prática que oferece uma infinidade de benefícios e eu vou listar alguns deles para você. Confira:

1 – Melhora a textura

O primeiro benefício ao deixar o feijão de molho é que durante esse tempo ele absorve bastante água e resulta em uma consistência bem mais agradável depois do cozimento. 

2 – Ajuda na digestão

Deixar o feijão de molho ajuda a eliminar algumas substâncias que podem causar gases e desconforto intestinal. 

3 – Elimina os antinutrientes

A presença de antinutrientes faz com que alguns minerais não sejam absorvidos pelo nosso corpo. Ao deixar o feijão de molho, essas substâncias são liberadas na água e faz com que os nutrientes do feijão sejam absorvidos mais facilmente. 

O que usar de tempero no feijão branco?


O feijão branco tem um sabor suave e versátil, por isso ele combina com uma grande variedade de temperos. Abaixo eu vou deixar algumas sugestões para você. Acompanhe!

  • Alho e cebola: Acredito que essa é a base de qualquer tempero para feijão, não é mesmo? Essa combinação clássica adiciona sabor e aroma ao feijão branco.
  • Cominho: Se você gosta de temperos picantes, não deixe de adicionar o cominho na sua receita. Fica uma delícia!
  • Salsa e cebolinha: Essas são ervas que adicionam frescor ao seu feijão branco. Dá para usar tanto as ervas frescas quanto desidratadas e o ideal é acrescentar esses ingredientes na finalização.
  • Páprica: Existem algumas variações de páprica e você pode escolher aquela que você mais tem costume de usar. 
  • Folha de louro: A folha de louro é um tempero clássico que não pode faltar em nenhuma receita de feijão. Adicione uma ou duas folhas durante o cozimento e agregue aroma e sabor no seu feijão. 
  • Azeite de oliva: Um fio de azeite no final do cozimento pode enriquecer o sabor, sem contar que adicionar um pouco dele durante o refogado faz com que os sabores se distribuam de uma maneira mais uniforme. 

Experimente essas receitas com feijão branco


Como eu disse, o feijão branco é super versátil e com ele você pode preparar uma infinidade de receitas incríveis. 

Para te inspirar um pouco mais, eu vou deixar algumas receitas com feijão branco para você experimentar aí na sua casa. Confira:

1 – Sopa de feijão branco

 

2 – Salada de feijão branco

 

3 – Farofa de feijão branco

 
Leia também: Acompanhamento para feijão branco

Comece a preparar!


Quanto tempo para cozinhar feijão branco na pressão

Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar feijão branco, não perca mais tempo. Aproveite essas sugestões de receitas com feijão branco que eu acabei de te passar e comece a preparar aí na sua casa. Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai conseguir preparar um prato maravilhoso. 

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado.

Te desejo boa sorte e até a próxima!