Batata é legume ou verdura? Veja o que é considerada

 Você quer saber se batata é legume ou verdura? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei para te esclarecer essa e outras dúvidas. 

Aqui eu também vou te contar algumas curiosidades legais sobre esse ingrediente e os principais benefícios dela para o nosso organismo. Confira!

Conheça um pouco mais sobre esse ingrediente


batata é legume ou verdura

A batata é um legume que surgiu nas Cordilheiras dos Andes, na América do Sul e ela é considerada um dos alimentos mais consumidos do mundo.

Atualmente é possível encontrar mais de 5 mil variedades de batatas e podemos dizer que esse é um dos alimentos mais consumidos do mundo. 

Você sabia que a batata é um aliado do combate a fome?


Isso mesmo! Esse é um legume que já foi considerado capaz de acabar com a desnutrição em países de fome extrema. 

O cultivo desse tubérculo possui um custo baixo e é muito fácil de realizar. Você pode plantar batata tanto no chão quanto em vasos especiais. 

E apesar de ser um legume fácil de plantar, ele possui propriedades importantes para a manutenção da nossa saúde. 

Abaixo eu vou falar um pouco mais sobre isso para você ficar por dentro de tudo que ela pode te oferecer. 

Descubra quais são os benefícios da batata


Fonte de água e minerais

A batata é um legume que tem bastante água e sais minerais. Essas substâncias são importantes para o transporte de oxigênio nas células e também ajudam na formação dos ossos e dentes.

Facilita a digestão dos alimentos

Esse é um legume que não possui nenhum teor de gordura e é rico em fibras alimentares. Isso faz com que ele seja um grande aliado do aparelho digestivo. 

Combate o envelhecimento

É possível encontrar nesses legumes alguns agentes naturais antirrugas que são conhecidas por tornar a pele mais brilhante e também por evitar a perda da elasticidade da pele. 

Ajuda a combater o câncer

Existe uma substância na batata que se chama quercetina e apesar de não ser tão popular, já foram realizados diversos estudos que mostram a sua capacidade natural de combater o câncer e diversos outros tipos de tumores. 

Equilibra a pressão arterial

Devido a presença do potássio, a batata também é eficar no combate a hipertensão.

Além dele, o repolho também oferece elementos como magnésio, ferro e fósforo que são importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo.

Posso plantar batata em casa?


benefícios da batata

Como eu te falei um pouco acima, a batata é um tubérculo muito fácil de cultivar em qualquer lugar, inclusive em vasos e até mesmo em apartamentos. 

Para realizar esse plantio, utilize vasos grandes e uma terra rica em nutrientes. A semente da batata é a própria batata com brotos. Não adianta plantar o legume sem que ele tenhas brotos, pois ele não vai desenvolver. 

Para iniciar aa brotação deixe o legume na geladeira por uns 4 dias, quando observar alguns brotos nascendo você já pode iniciar o plantio. 

Caso possua muitas raizes nascendo, corte a batata em pedaços menores e espere os cortes secarem.

Em seguida plante as batatas com a distância de 30 cm uma da outra e aguarde em torno de 30 a 50 dias para observar o desenvolvimento do seu pé de batata. 

Essa é uma planta que precisa de luz direta por algumas horas no dia e precisa de um solo úmido, mas não enxarcado. 

Leia também: Precisa cozinhar a batata antes de fritar?

Aproveite para fazer ótimas receitas!


Agora que você já sabe se batata é legume ou verdura, eu acredito que você vai se sentir mais confiante para preparar receitas deliciosas com esse ingrediente, não é mesmo?

Então aproveite que você já conhece bem os benefícios desse tubérculo para a nossa saúde e adicione ele nos preparos do seu dia a dia. 

Eu estou torcendo para que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. 

Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!