Quanto tempo leva para assar um frango no forno?

O tempo que leva para assar um frango no forno varia entre uma e duas horas. Nesse texto você vai ver que existem alguns truques que vão te ajudar a reduzir esse tempo.

Para assar um frango o principal ingrediente é a paciência! Por ser uma carne que não pode ser ingerida de forma alguma crua, é necessário alguns cuidados para não atrapalhar seu cozimento!

Por ser um alimento com custo baixo e que combina com quase todo tipo de comida, ele tem espaço garantido na mesa dos brasileiros. Com várias possibilidades de preparo é possível usar a criatividade e surpreender na hora de servir a mesa!

Como limpar o frango antes de temperar


Quanto tempo leva para assar um frango no forno

Aí está uma grande polêmica para quem quer cozinhar esse tipo de carne. Normalmente você me responderia de forma rápida e direta: Lavando o frango com água!

Essa foi a primeira coisa que veio na sua cabeça, não foi? Só que não é bem assim! O frango cru tem grande facilidade de atrair bactérias que podem nos prejudicar gravemente, então todo cuidado é pouco na hora de manusear ele. 

Sendo assim, não é recomendado lavar com água! A água é um elemento que por si só pode contaminar o frango, mesmo que seja água corrente. Não faça isso!

Caso queira higienizar de alguma maneira sua carne, faça um suco com um limão e espalhe por ele. É assim que faço aqui em casa e além de limpar, vai ajudar no sabor.

O mais recomendado antes de manipular o frango é que você limpe a superfície onde você vai fazer o preparo. O ideal é fazer essa limpeza com água fervente. Essa dica vale para as facas e utensílios que serão utilizados também.

Dicas para assar frango no forno


Sabemos que o que faz a diferença no sabor de qualquer alimento é o tempero usado. Com o frango não é diferente!

Para obter um melhor resultado no sabor final, é recomendado que você deixe-o descansar no tempero por 4 horas ou o máximo de tempo que conseguir! Assim vai ser possível o tempero fixar na carne com mais força. Acredite, isso vai fazer seu frango se tornar um sucesso!

Agora vou te apresentar alguns tipos de temperos que vão deixar sua receita mais saborosa e suculenta! Veja só! 

Tempero com mostarda e mel

  • 4 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de sopa de mostarda dijon;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • Tomilho e sal a gosto.

Modo de preparo

  • Primeiro espalhe o sal em todo o frango e deixe descansar por 10 minutos enquanto você faz a mistura dos outros ingredientes;
  • Junte o alho, a mostarda, o mel e o tomilho. Misture bem e passe por toda a superfície do frango. Não esqueça de passar dentro também! Deixe descansar na geladeira por no mínimo 4 horas coberto com um plástico filme. 

Tempero com curry

  • 1 colher de sopa de curry;
  • 5 dentes de alho amassados;
  • Suco de 2 limões;
  • 4 colheres de azeite;
  • Pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo

  • Antes de temperar espalhe o suco de limão no frango por inteiro;
  • Faça uma pasta com todos os ingredientes e espalhe no frango por dentro e por fora. Deixe descansar por 4 horas na geladeira. 

Tempero com cebola

  • 1 cebola grande;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de salsinha;
  • Suco de um limão;
  • 5 colheres de azeite.

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador, quando formar uma pasta espalhe por todo o frango; 
  • Se for do seu gosto, antes de levar para descansar por no mínimo 4 horas na geladeira, coloque uns ramos de ervas. Pode ser tomilho ou alecrim.

Dica extra: Depois de temperar o frango, antes de levar para descansar, você pode enrolar com um barbante e dar um nó nas patas para não abrir quando for ao forno.

Encontre a melhor assadeira para assar seu frango


Quanto tempo leva para assar um frango inteiro no forno

Pode não parecer, mas a assadeira usada pode te dar uma grande dor de cabeça se não for escolhida da forma correta. 

Sempre escolha uma peça funda! Isso é bem importante pois quando o frango vai ao forno, com a temperatura é normal que ele solte bastante água e se sua assadeira não tiver a capacidade de conter esse líquido, o problema está garantido! 

Imagine seu forno todo lambuzado de água de frango misturado com tempero e gordura? Não é isso que queremos aqui! Então preste bem atenção na hora de escolher!

Hora de ir para o forno!


Depois de escolher a melhor assadeira, temperar seu frango e deixar ele descansando, chegou a hora de colocar ele para assar. Não esqueça de pré aquecer o forno em 200ºC por 20 minutos. 

Antes de colocá-lo na assadeira eu sugiro que você faça uma cama com ervas ou até mesmo palitos de cenouras para não grudar no fundo durante o cozimento. Depois disso é só colocar o frango e cobrir com papel alumínio. 

Tome cuidado para não deixar nenhum espaço aberto para que o vapor quente não escape e atrapalhe o cozimento. Leve ao forno por 50 minutos. 

Depois desse período, com muito cuidado para não se queimar com o vapor, retire o papel alumínio e retorne por mais 30 minutos em temperatura alta. Caso queira, antes de voltar para o forno, você pode pincelar maionese por cima do frango. Isso vai fazer com que a pele fique bem crocante e dourada! 

Nesse tempo siga observando, quando chegar na cor desejada é só retirar do forno, remover o barbante caso tenha colocado, deixar descansar por 10 minutos e servir com arroz amarelo e batatas assadas!

Comece agora mesmo!


Com certeza você não achou que seria tão fácil, não é? Pois então, com essas dicas você vai poder preparar aquele almoço de domingo que vai agradar o paladar de todo mundo aí na sua casa! 

Não deixe para depois, separe os ingredientes e tudo mais que você for precisar e comece já! 

Só não esqueça de voltar aqui e me dizer se deu tudo certo, tá bom? 

Um abraço!


6 comentários em “Quanto tempo leva para assar um frango no forno?”

  1. segui todas as instruções, com pequena alteração forrei o pirex com canoa torrada de pão francês sem miolo entremeado de pedaços de aipim cozido que tinha na geladeira e ainda coloquei rodelas de cebola em cima aí sim descansei o frangão…agora estou aguardando trinta minutos p dourar…pena que não tem foto…

    • Com todo respeito, parte das dicas de culinária é a practicabilidade, como tal:

      “canoa torrada de pão francês sem miolo entremeado de pedaços de aipim cozido” =
      “Fatias de Pão Torrado”

      Bom proveito!

  2. Muito obrigado pelas dicas é a minha primeira vez que faço frango assado em casa vou colocar maionese pra ficar crocante.

Os comentários estão encerrado.