Por que a mandioca fica amarga depois de cozida?

Por acaso você está querendo saber por que mandioca fica amarga depois de cozida? Então não saia daí, pois aqui nós vamos falar um pouco mais sobre isso. 

Nesse artigo eu vou te contar também como fazer para evitar que isso aconteça aí na sua casa. Confira!

Descubra por que a mandioca fica amarga depois de cozida


Por que a mandioca fica amarga depois de cozida

Muita gente não sabe, mas existem outro tipo de mandioca que é um pouco diferente daquela tradicional que estamos acostumados. 

Em alguns lugares do Brasil, essa mandioca é chamada de mandioca brava ou mandioca amarga. Esse tipo de raiz é conhecido por possuir um alto teor de uma substância que é muito tóxica para seres humanos. 

Essa toxina se chama linamarina e depois de sofrer algumas alterações, ela produz o ácido cianídrico, responsável pelo sabor ruim. 

É importante saber que esse tipo de mandioca pode causar a morte de animais e também seres humanos, por isso ela não deve ser consumida.

Descubra como diferenciar


Essa é uma dúvida muito comum, mas a verdade é que visualmente não tem como diferenciar. 

Tanto a mandioca de mesa, quanto a mandioca brava possuem características parecidas e a única forma de diferenciar uma da outra é através de testes laboratoriais. 

Por conta dos riscos que ela oferece, você não encontra ela em mercados de cidade grande. Geralmente em feiras ou em cidades do interior que realizam o cultivo.

Como tirar o sabor amargo do aipim?


Se você já preparou um aipim para sua família e quando foi experimentar percebeu que ele ficou amargo, você sabe o quanto isso é chato, não é? 

Então para evitar que esse tipo de coisa aconteça, eu aconselho você a deixar seu aipim de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio antes de levar ao fogo.

O tempo desse descanso não precisa passar de 30 minutos, mais que isso pode fazer seu aipim desmanchar durante o processo de cozimento. 

Em seguida lave bem todas as raízes e comece a preparar como você sempre faz.. 

Deixe de molho na água com limão


Um outro ingrediente que também é muito utilizado para evitar que o aipim fique amargo é o limão. Cubra a mandioca com água e um pouco de suco de limão e depois deixe descansar. 

Nesse caso, 30 minutos também é o suficiente para agir. Depois enxague e prepare normalmente. 

Se você não tiver limão em casa, pode substituir ele por vinagre. Ele proporciona o mesmo resultado. 

O que pode ser feito com a mandioca brava?


Por que a mandioca fica amarga

Mesmo sendo um ingrediente não recomendado para o consumo, é claro que a culinária brasileira ia inventar algum meio para aproveitar esse ingrediente. 

Um dos pratos mais conhecidos feito com a folha da mandioca brava é a famosa maniçoba. 

Esse é um prato típico da região amazônica e com certeza você deve está se perguntando o que acontece com a toxina presente na planta. 

A única forma de eliminar a substância tóxica desse ingrediente é realizando o cozimento por um longo período. 

Por exemplo, para preparar maniçoba você precisa de pelo menos 7 dias para cozinhar essa folha da maneira certa. Durante esse cozimento o ácido cianídrico é extraído completamente da planta, permitindo o seu consumo. 

Leia também: Como cozinhar mandioca congelada

Comece a preparar agora mesmo


Agora que você já sabe o por que a mandioca fica amarga depois de cozida, não perca mais tempo. Comece a preparar ela aí sua casa para toda a família. 

Aproveite para experimentar essas dicas que te passei para evitar que isso aconteça novamente. 

Por acaso, você conhece alguma outra técnica para não deixar a mandioca amarga? Se sim, não esquece de me contar aqui nos comentários. Eu vou adorar saber também!

Eu espero que essas informações que acabei de te passar tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!