Quanto tempo demora para cozinhar mandioca?

Quanto tempo demora para cozinhar mandioca? Em geral, demora cerca de 15 minutos, na panela de pressão. Mas há algumas informações que você precisa saber antes de colocar para cozinhar!

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é rica em minerais e vitaminas essenciais para o nosso organismo. Sem contar que é super saborosa e dá pra fazer diferentes receitas com ela.

Quer aprender alguns truques da culinária com esse ingrediente incrível? Então, confira só o que preparei para você e que vai te ajudar muito na cozinha!

Dependendo do tipo da mandioca, há diferença no tempo!

Quanto tempo demora para cozinhar mandioca

Sim, isso é verdade. Você já deve ter visto no supermercado aquele tipo de mandioca que já vem descascada e picada, embalada a vácuo. Existem até alguns tipos que já vêm pré-cozida.

Nesses casos, o tempo de cozimento máximo é de apenas 10 minutos. Com esse tempo, a mandioca vai ficar super macia, quase desmanchando. Então, se a sua intenção é fritar, sugiro cozinhar por apenas 8 minutos.

Para fritar, é interessante que a mandioca fique um pouco mais firme. Assim, ao passar pelo tempo de fritura, ele amacie um pouco mais.

Já a mandioca recém-colhida tem uma resistência maior, principalmente se for de espessura mais grossa. Você precisará de 20 a 25 minutos na pressão para garantir uma textura macia.

Se a mandioca tiver uma espessura mais fina, vale a pena deixar na pressão por cerca de 15 minutos. Contudo faça testes, pois depende muito da potência do seu fogão. 😉

Não tempere antes de cozinhar!

Aqui é o mesmo caso de cozinhar feijão. Alguns temperos, como o sal, podem influenciar no tempo de preparo do alimento. Por isso, não é indicado salgar a água antes de levar a mandioca para cozinhar.

Eu, particularmente, prefiro temperar depois de pronto. Dessa forma, consigo sentir o sabor mais acentuado dos temperos

5 pratos fáceis para fazer com mandioca cozida

1. Mandioca com carne e molho vermelho

Essa é uma das receitas mais fáceis e rápidas de fazer. Cozinhou a mandioca? Coloque uma pitadinha de sal, pimenta do reino e reserve.

Corte pedaços de frango ou carne vermelha, tempere e doure na frigideira. Em seguida, coloque 1 sachê de molho de tomate, as mandiocas cozidas e acerte o tempero. Prontinho, sirva com arroz branco e salada verde variada. 😉

2. Creme de mandioca com bacon e calabresa

Essa ideia eu gosto muito de usar quando pedaços de mandioca passam do ponto. Sabe quando quase derrete na panela de pressão? Nunca jogue fora, dá pra aproveitar com essa receitinha rápida.

Amasse as mandiocas, deixando sempre alguns pedacinhos inteiros. Em uma panela, doure pedacinhos de bacon ou calabresa. Em seguida, junte a cebola e o alho. Quando dourar, acrescente 1 xícara (chá) de água, tempere a gosto e adicione as mandiocas amassadas.

Aguarde até engrossar e, por fim, adicione os pedacinhos de mandioca cozida. A consistência fica igual de uma sopa. Acompanhe com fatias de pães. 😉

3. Bolinho de mandioca recheado

Quer fazer um lanchinho rápido para a tarde? Então, o que acha de fazer bolinhos de mandioca recheados com pedaços que sobraram? É super fácil de fazer!

Basicamente, você fará a massa do bolinho com a mandioca. Tempere a gosto e recheie com muito queijo. Mas quer aprender o passo a passo? Eu separei este vídeo completo pra você seguir e não errar na receita.

Faça em casa, pois tenho certeza de que você irá adorar! ♥

4. Escondidinho de mandioca com frango

Uma das receitas mais amadas pelos brasileiros e que é também super fácil de fazer. Basta cozinhar a mandioca até ficar bem mole, quase desmanchando. Em seguida, amasse e faça um purê temperado com ela.

O próximo passo fica com o frango, que deve ser bem desfiadinho e refogado com bastante tempero. A montagem, nem preciso dizer, não é mesmo? Basta intercalar em um refratário, cobrir com bastante queijo e levar ao forno para gratinar.

Sirva como acompanhamentos arroz branco e salada refrescante! 😉

5. Aperitivo simples

quanto tempo demora para cozinhar mandioca para aperitivo

Além desses pratos que você conheceu, é possível criar aperitivos deliciosos com a mandioca cozida. Sempre que sobra aqui em casa eu faço. Aliás, gosto muito de fritar os pedacinhos e combinar com pedaços de frango, carne de porco ou carne vermelha.

Para uma apresentação bem linda, coloque em um bowl os pedaços de mandioca frita, pedaços de carne e salpique por cima um pouco de repolho cru. Trará uma crocância e refrescância maior para seu prato. Além disso, pode também decorar com cheiro verde ou pimenta do reino. 😉

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar nas redes sociais. Tenho certeza de que será um verdadeiro sucesso!


2 comentários em “Quanto tempo demora para cozinhar mandioca?”

  1. Posso fazer esses bolinhos no forno
    Evito frituras. Obg adorei as receitas.

Os comentários estão encerrado.