Como temperar beterraba cozida?

Se você está querendo saber como temperar beterraba cozida, não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você.

Por aqui eu vou te contar quais são os principais temperos usados para agregar sabor nesse legume e também vou tirar algumas dúvidas que podem te ajudar muito. Confira!

Saiba quais são os temperos que combinam com beterraba cozida


Como temperar beterraba cozida

A beterraba é uma raiz nutritiva e versátil, que pode ser cozida de várias maneiras e combinada com uma variedade de temperos para realçar seu sabor natural. 

Para te ajudar a deixar esse ingrediente ainda mais saboroso, eu vou deixar aqui algumas opções de temperos que combinam bem. Acompanhe!

  • Azeite de oliva: Adiciona umidade e sabor suave à beterraba cozida.
  • Vinagre balsâmico: Acrescenta um toque de acidez e doçura ao prato.
  • Limão: Proporciona um toque de frescor e acidez.
  • Sal e pimenta: Realçam os sabores naturais da beterraba.
  • Ervas frescas: Ervas como salsa e coentro adicionam aroma e frescor.
  • Alho: Além de adicionar sabor, o alho também deixa um aroma interessante.
  • Gengibre: Adiciona calor e sabor picante.
  • Mel ou açúcar mascavo: Acentuam a doçura natural da beterraba.

Para temperar a beterraba, basta cozinhar de acordo com a sua preferência, escolher os temperos que você vai usar e misturar na sua beterraba cozida. 

Quanto tempo para cozinhar beterraba?


Para ter um bom resultado, é importante que você aprenda a cozinhar a beterraba no ponto certo para ela não ficar crua ou passada demais. 

O tempo de cozimento da beterraba pode variar dependendo do método de preparo escolhido e do tamanho das raízes. Para cozinhar beterrabas inteiras, você vai precisar de cerca de 1 hora.

Se a ideia é cortar a beterraba em cubos, o tempo de cozimento é bem menor, cerca de 15 minutos é suficiente. 

Pode cozinhar beterraba com a casca?


Na hora de cozinhar a beterraba você ficou na dúvida se precisa tirar a casca ou não? Então eu preciso te dizer que essa resposta vai depender principalmente do seu gosto pessoal e também da receita que você vai preparar. 

A verdade é que a beterraba pode ser consumida tanto com casca, quanto sem. Se você vai preparar uma receita onde você vai precisar alcançar uma textura mais lisa, eu recomendo que a casca seja removida pois ela é muito fibrosa e isso pode interferir no resultado. 

Agora se a sua ideia é preparar uma beterraba em cubos para fazer uma salada, você pode servir ela com casca e assim aproveitar todos os seus nutrientes. 

Dá para congelar beterraba cozida?


Por acaso você cozinhou uma grande quantidade de beterraba e acabou sobrando? Não se preocupe, pois dá sim para manter essa beterraba no congelador até um próximo consumo, mas é importante que você faça isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você precisa saber é que ela precisa estar completamente fria antes de ser levada para o congelador. Em seguida coloque em um recipiente hermético ou um saco próprio para congelamento e nesse caso não esqueça de retirar o máximo de ar de dentro dele.

Depois você já pode levar para o congelador e manter conservado até o próximo uso. 

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, as beterrabas cozidas podem ser armazenadas no congelador por até 3 meses.

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dessa beterraba.

Na hora de descongelar, basta transferir do congelador para a geladeira algumas horas antes do consumo e aquecer no vapor ou no microondas. 

Conheça os benefícios da beterraba


Como temperar beterraba

É claro que eu não ia sair daqui sem te contar os benefícios que a beterraba pode te oferecer, não é mesmo? Confira abaixo os principais:

  • Rica em nutrientes: A beterraba é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que são importantes para manter o bom funcionamento do nosso corpo. Esses nutrientes ajudam a produzir energia, melhora a saúde do sistema imunológico e mantém a saúde dos ossos. 
  • Promove a saúde cardiovascular: Ao consumir a beterraba regularmente você acaba absorvendo nitratos, que são compostos que podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, reduz também a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo. 
  • Aumenta resistência física: O consumo da beterraba também está associado ao aumento da resistência física e do desempenho atlético. Os nitratos presentes no ingrediente tem o poder de melhorar o transporte de oxigênio para os músculos e isso retarda a fadiga muscular.
  • Ajuda na desintoxicação: Ela também é conhecida por suas propriedades desintoxicantes, eliminando toxinas do corpo e ajudando o fígado a realizar um bom funcionamento. 

Leia também: Como cozinhar beterraba no microondas?

Faça a sua escolha!


Agora que você já sabe como temperar beterraba cozida, não perca mais tempo. Aproveite essas sugestões de tempero que eu trouxe para você e escolha aquele que mais combina com a sua receita. Eu tenho certeza que você vai fazer uma ótima escolha. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você encontre todas as respostas que você estava procurando. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!