Depois que o feijão pega pressão, é preciso deixar mais ou menos 35 minutos em fogo baixo. É claro, depende muito da safra do feijão e da marca. Se você perceber que o feijão é muito pequeno, significa que é safra precoce.
Esse tipo de feijão poderá ser um pouco mais resistente, por isso pedirá um pouco mais de tempo no fogo. Mas em geral, com 30 minutos é possível ter um feijão al dente e pronto para ser temperado. Confira mais algumas dicas interessantes!
O que faço para meu feijão ficar com os grãos inteiros?
Eu sempre indico fazer testes de tempo porque cada marca tem uma qualidade diferente de feijão. O tempo de 35 minutos é base para testar. Talvez o grão fique muito mole, talvez precise de mais 5 minutinhos.
Mas se você quer mesmo deixar o feijão bonito e não arriscar que ele se desmanche todinho, deixe cozinhar por 25 minutos, desligue a panela e aguarde que a pressão saia naturalmente.
Isso levará em torno de mais 10 minutos, que ao todo dará 30 minutos de cozimento. A única diferença é que ele vai finalizar lentamente e com uma pressão mais suave. Quando abrir a panela, você vai perceber que tem muito caldo.
Em seguida, basta deixar cozinhando com a tampa aberta até encorpar o caldo ou se quiser agilizar, veja a próxima dica!
O segredo para fazer um feijão cremoso
Não adianta, todo mundo adora um feijão bem cremoso e temperado. O que muita gente não sabe é que não há a necessidade de adicionar ingredientes diferentes, nem temperar demais.
Lembro que minha avó fazia feijão com este truque e todo mundo perguntava qual é o segredo. Quando o feijão terminar de cozinhar, desligue o fogo e abra a panela. Separe um pouco dos grãos em um prato.
Em seguida, comece a amassar todos os grãos até virar uma pastinha. Adicione ao caldo do feijão e aguarde refogar por cerca de 15 minutos em fogo baixinho. Viu só? Agora você não precisa mais aguardar um tempão até o caldo engrossar.
Quando você perceber que já está bem encorpado, pode temperar à gosto e servir bem quentinho. 😉
Deixar o feijão de molho agiliza o preparo?
Eu já vi pessoas deixarem o feijão de molho por mais de 12 horas e juram que agiliza o tempo do preparo. Mas isso não é verdade. Os grãos necessitam de no mínimo 30 minutos de pressão para que fiquem bem macios.
A água do molho pode até hidratar os grãos, mas não ajuda a amolecer o suficiente. Esse processo serve apenas para extrair substâncias tóxicas que trazem um desconforto intestinal. O tempo mínimo é de apenas 5 horas. Após isso, já pode cozinhar seu feijão normalmente e obter todos os benefícios que ele traz.
Lembrando que a água do molho não deve ser consumida e deve ser descartada imediatamente.
Esqueci de desligar o fogo, e agora?
Certamente o feijão cozinhou demais. No entanto, se você colocou água mais do que suficiente, não vai queimar. Aí sim há salvação!
A maioria dos grãos vão ter desmanchado, mas ainda haverá um pouco que pode ser reaproveitado. Isso já aconteceu comigo e comi normalmente com arroz branco bem soltinho. Como ainda tinha um pouco de caldo, ficou bem gostoso.
Mas se você não gosta, a saída é improvisar outra receita. O que acha de fazer um tutu de feijão bem temperado? Basta dourar cebola, alho e bacon na manteiga, adicionar o feijão e um pouco de farinha de mandioca.
O ponto vai mesmo do seu gosto. Caso queira um tutu mais molhadinho é só ir adicionando água. Já enjoou de tutu? Então, uma alternativa é partir para um caldo de feijão. Para acompanhar, escolha uma baguete rústica ou faça croutons assados com pão de forma. 😉
O que colocar no feijão para ficar mais gostoso?
Isso depende muito do gosto de cada pessoa. Eu, particularmente amo feijão cozido com folhas de louro. Traz um sabor e aroma surpreendentes. Mas para que dê certo, você precisa colocar as folhas de louro inteiras na hora de levar para a pressão.
Já vi muitas pessoas utilizarem a versão em pó do louro, mas aí deverá colocar como tempero para finalizar o feijão. Também dá certo, mas o tempero fica muito mais forte. Eu prefiro o sabor do louro bem suave, por isso utilizo as folhas secas. 😉
Para deixar o feijão mais gostoso, experimente utilizar especiarias na hora de temperar. Como sugestão, utilize: páprica doce ou colorífico, orégano, ervas finas, chimichurri e pimenta do reino.
Qual é a quantidade? Coloque sempre uma pitadinha de cada. Quanto ao colorífico ou páprica, eu utilizo sempre 1 colher (chá). Serve apenas para trazer mais cor para o feijão. 😉
DICA EXTRA: prefira temperar o feijão depois de cozinhar para não atrapalhar o ponto e o sabor.
Agora tenho certeza de que você já se tornou expert no preparo de feijão, não é mesmo? Pode correr para a cozinha e testar as dicas que deixei aqui. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais. Vai ajudar muita gente com dúvidas! ♥