É verdade que o creme de leite não pode ferver?

Se você está procurando saber se é verdade que o creme de leite não pode ferver, saiba que você está no lugar certo. 

Aqui eu vou te contar os motivos para você não fazer isso e também vou te passar algumas informações importantes sobre esse ingrediente. Acompanhe!

Descubra porque o creme de leite não pode ferver


É verdade que o creme de leite não pode ferver

O principal motivo para não deixar o creme de leite ferver é que ele pode talhar em altas temperaturas, especialmente o creme de leite fresco. 

A verdade é que algumas variedades de creme de leite, como o de caixinha, são mais estáveis e podem ser aquecidas, mas é importante manter o controle para evitar a fervura excessiva pois até mesmo o creme de leite industrializado que possuem uma quantidade mais de estabilizantes podem separar a gordura do líquido.

Qual a validade do creme de leite aberto?


Se você está utilizando um creme de leite de caixinha, o mais indicado é que o conteúdo seja usado na hora da abertura. Assim você consegue aproveitar um creme de leite fresco e com todas as suas propriedades. 

Geralmente, o creme de leite aberto tem validade de 3 a 5 dias na geladeira, mas essa informação pode variar dependendo da marca e da data de validade original. Sempre verifique a embalagem para informações específicas.

O que pode substituir o creme de leite?


Se por algum motivo você está precisando retirar o creme de leite da sua alimentação, saiba que existem diversas opções de ingredientes que você pode usar para substituí-lo. 

Entre eles o principal é o leite integral com manteiga. O leite integral vai interferir na cremosidade da sua receita, enquanto a manteiga adiciona um sabor extra. 

Além dele, você também pode usar iogurte grego, leite de coco ou qualquer outro tipo de leite de origem vegetal que seja mais concentrado. Apesar da variedade de alternativas, é importante lembrar que em algumas receitas o resultado pode não ser exatamente o mesmo.

Dá para fazer creme de leite caseiro?


O creme de leite mais utilizado aqui no Brasil é aquele de caixinha que pode ser encontrado em qualquer supermercado com um preço super acessível. Mas é importante saber que essa é uma opção industrializada e por isso contém ingredientes a mais que são usados para estabilizar e conservar o creme de leite por mais tempo. 

Se a sua ideia é preparar um creme de leite caseiro mais saudável, saiba que é possível preparar essa receita em casa. 

Abaixo eu vou deixar um vídeo com o passo a passo para você preparar essa delícia. Confira: 

 

Experimente essas receitas com creme de leite


Além de te ensinar a preparar esse ingrediente em casa, eu também vou te contar algumas receitas que você pode preparar com ele. Confira!

1 – Strogonoff 

Um prato clássico que pode ser feito com carne, frango e diversos outros ingredientes. Ele tem como base o creme de leite e temperos incríveis. Geralmente ele é servido com arroz ou batatas e é um sucesso por onde passa.

2 – Molho de alho com creme de leite

Essa é uma opção deliciosa para acompanhar batatas, legumes ou carnes grelhadas. Vale a pena experimentar!

 

3 – Mousse de limão

O creme de leite também é muito usado para preparar diversas receitas de sobremesa. Por isso não deixe de preparar um mousse de limão com esse ingrediente. Fica uma delicia!

 

4 – Panacota

Essa é uma sobremesa de origem italiana feita com creme de leite e outros ingredientes como calda de frutas vermelhas. Experimente essa receita aí na sua casa. 

 
Leia também: Molho branco simples para macarrão com creme de leite

Aproveite!


creme de leite não pode ferver

Agora que você já sabe que é verdade que o creme de leite não pode ferver, não perca mais tempo. Comece a preparar a sua receita preferida e tome cuidado para não talhar esse ingrediente. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi a receita escolhida e também me dizer qual nota você daria para ela. Eu vou adorar saber!

Obrigada pela sua companhia de sempre. Espero que essas informações que eu trouxe para você tenham te ajudado de alguma maneira.

Torço que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Boa sorte e até a próxima!