Quer saber se pode fazer rabanada com pão duro? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você.
A rabanada é uma sobremesa muito consumida aqui no Brasil nas festas de final de ano e é basicamente fatias de pão embebidas em uma mistura de leite, ovos e açúcar e depois são fritas até ficarem bem douradas e crocantes.
Apesar de ser popular, eu sei que existem diversas dúvidas sobre esse prato e eu resolvi esclarecer tudo para você. Confira!
Descubra se pode fazer rabanada com pão duro
A rabanada é uma verdadeira tentação para quem gosta de doce, não é mesmo? Essa é uma sobremesa perfeita no sabor e muito simples no preparo.
Na hora de fazer essa receita, algumas dúvidas surgem e uma delas consiste em saber se’e sim, é perfeitamente possível fazer rabanada com pão duro.
A verdade é que essa é uma ótima maneira de aproveitar pães que estão um pouco mais velhos e secos, evitando o desperdício de alimentos. O pão duro absorverá bem a mistura de leite, ovos e açúcar, resultando em uma rabanada macia por dentro e crocante por fora.
Experimente essa receita de rabanada
Agora que você já sabe que pode fazer rabanada com pão duro, o que está faltando para você começar a preparar essa receita agora.
Ingredientes:
- 8 fatias de pão duro (pode ser pão francês, de forma ou qualquer outro tipo de pão)
- 2 xícaras de leite
- 3 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Canela em pó (opcional)
- Óleo ou manteiga para fritar
Modo de preparo:
- Em uma tigela grande, misture o leite, os ovos, o açúcar e a essência de baunilha até ficar homogêneo;
- Mergulhe as fatias de pão na mistura de leite e ovos, certificando-se de que fiquem completamente embebidas;
- Aqueça o óleo ou a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio;
- Frite as fatias de pão embebidas na mistura de leite e ovos até ficarem douradas dos dois lados, cerca de 2-3 minutos de cada lado;
- Retire as rabanadas da frigideira e escorra em papel toalha para remover o excesso de óleo;
- No final acrescente canela em pó e açúcar.
Qual o melhor pão para fazer rabanada?
O melhor pão para fazer rabanada é aquele que tem uma textura mais densa e firme, como o pão francês ou o pão de forma.
Esses tipos de pão absorvem bem a mistura de leite e ovos, resultando em uma rabanada macia por dentro e crocante por fora. Evite usar pães muito macios ou muito finos, pois podem se desfazer durante o processo de embeber e fritar.
Pode congelar rabanada?
Se você acabou fazendo uma quantidade maior de rabanada e acabou sobrando, não precisa se preocupar pois dá sim para congelar essa sobra e conservar por mais tempo, mas para isso é necessário realizar o passo a passo correto.
A primeira coisa que você precisa saber é que a rabanada precisa estar completamente fria antes de ser levada ao congelador.
Logo depois, coloque as rabanadas em uma forma de alumínio formando uma única camada e dele ao congelador por cerca de 1 horas ou até que fiquem firmes.
Uma vez congeladas, transfira as rabanadas para um saco próprio para congelamento ou recipiente hermético.
Quanto tempo pode ficar no congelador?
Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, a rabanada pode ser armazenada no congelador por até 1 mês.
Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dos alimentos.
Na hora de descongelar, basta transferir para a geladeira na noite anterior ao consumo. A partir daí você pode reaquecer no forno em uma temperatura de 180ºC.
Leia também: Rabanada na airfryer
Não deixe para depois!
Acredito que agora que você já sabe que pode fazer rabanada com pão duro e também já conhece a receita completa, ficou muito mais fácil preparar essa sobremesa aí na sua, não é mesmo?
Então não deixe de aproveitar! Comece a preparar essa receita que eu te apresentei e se delicie.
Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você realmente gostou dessa receita e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!
Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo para você.
Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você tenha encontrado aqui inspiração para o dia a dia.
Te desejo boa sorte e até a próxima!