Pode fazer rabanada com pão duro?

Quer saber se pode fazer rabanada com pão duro? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

A rabanada é uma sobremesa muito consumida aqui no Brasil nas festas de final de ano e é basicamente fatias de pão embebidas em uma mistura de leite, ovos e açúcar e depois são fritas até ficarem bem douradas e crocantes. 

Apesar de ser popular, eu sei que existem diversas dúvidas sobre esse prato e eu resolvi esclarecer tudo para você. Confira!

Descubra se pode fazer rabanada com pão duro


Pode fazer rabanada com pão duro

A rabanada é uma verdadeira tentação para quem gosta de doce, não é mesmo? Essa é uma sobremesa perfeita no sabor e muito simples no preparo. 

Na hora de fazer essa receita, algumas dúvidas surgem e uma delas consiste em saber see sim, é perfeitamente possível fazer rabanada com pão duro.

A verdade é que essa é uma ótima maneira de aproveitar pães que estão um pouco mais velhos e secos, evitando o desperdício de alimentos. O pão duro absorverá bem a mistura de leite, ovos e açúcar, resultando em uma rabanada macia por dentro e crocante por fora.

Experimente essa receita de rabanada


Agora que você já sabe que pode fazer rabanada com pão duro, o que está faltando para você começar a preparar essa receita agora. 

Ingredientes:

  • 8 fatias de pão duro (pode ser pão francês, de forma ou qualquer outro tipo de pão)
  • 2 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Canela em pó (opcional)
  • Óleo ou manteiga para fritar

Modo de preparo:

  • Em uma tigela grande, misture o leite, os ovos, o açúcar e a essência de baunilha até ficar homogêneo;
  • Mergulhe as fatias de pão na mistura de leite e ovos, certificando-se de que fiquem completamente embebidas;
  • Aqueça o óleo ou a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio;
  • Frite as fatias de pão embebidas na mistura de leite e ovos até ficarem douradas dos dois lados, cerca de 2-3 minutos de cada lado;
  • Retire as rabanadas da frigideira e escorra em papel toalha para remover o excesso de óleo;
  • No final acrescente canela em pó e açúcar.

Qual o melhor pão para fazer rabanada?


O melhor pão para fazer rabanada é aquele que tem uma textura mais densa e firme, como o pão francês ou o pão de forma. 

Esses tipos de pão absorvem bem a mistura de leite e ovos, resultando em uma rabanada macia por dentro e crocante por fora. Evite usar pães muito macios ou muito finos, pois podem se desfazer durante o processo de embeber e fritar.

Pode congelar rabanada?


Se você acabou fazendo uma quantidade maior de rabanada e acabou sobrando, não precisa se preocupar pois dá sim para congelar essa sobra e conservar por mais tempo, mas para isso é necessário realizar o passo a passo correto. 

A primeira coisa que você precisa saber é que a rabanada precisa estar completamente fria antes de ser levada ao congelador. 

Logo depois, coloque as rabanadas em uma forma de alumínio formando uma única camada e dele ao congelador por cerca de 1 horas ou até que fiquem firmes. 

Uma vez congeladas, transfira as rabanadas para um saco próprio para congelamento ou recipiente hermético.

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Pode fazer rabanada com pão dormido

Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, a rabanada pode ser armazenada no congelador por até 1 mês. 

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dos alimentos. 

Na hora de descongelar, basta transferir para a geladeira na noite anterior ao consumo. A partir daí você pode reaquecer no forno em uma temperatura de 180ºC. 

Leia também: Rabanada na airfryer

Não deixe para depois!


Acredito que agora que você já sabe que pode fazer rabanada com pão duro e também já conhece a receita completa, ficou muito mais fácil preparar essa sobremesa aí na sua, não é mesmo?

Então não deixe de aproveitar! Comece a preparar essa receita que eu te apresentei e se delicie. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você realmente gostou dessa receita e qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo para você. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você tenha encontrado aqui inspiração para o dia a dia. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!