Tempo de cozimento da abóbora na pressão

Você por acaso está buscando saber qual o tempo de cozimento da abóbora na pressão? Então confira esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu também vou te passar dicas importantes para preparar esse legume aí na sua casa. Acompanhe!

Descubra qual o tempo de cozimento da abóbora na pressão


tempo de cozimento da abóbora na pressão

A abóbora é um legume muito consumido aqui no Brasil, principalmente em receitas com cozidos, ensopados e purês.

Ela pode ser feita de diversas formas, mas o jeito mais rápido e prático para cozinhar esse ingrediente é usando a panela de pressão.

O tempo de cozimento da abóbora na pressão pode variar de 8 a 10 minutos depois que pegar pressão. Isso vai depender da textura desejada. 

Precisa descascar a abóbora para cozinhar?


Essa é uma dúvida que todo mundo tem na hora de preparar qualquer receita com abóbora, mas a verdade é que você não precisa tirar a casca da abóbora para consumi-la. 

É claro que dependendo da receita que você pretende fazer, é necessário retirar, mas é importante que você saiba que na casca é possível encontrar a maior parte dos nutrientes do legume. 

Conheça os nutrientes da casca da abóbora


Agora que você já sabe que não precisa tirar a casca da abóbora, chegou a hora de você descobrir o que ela pode oferecer.

Como eu acabei de mencionar, é na casca que você encontra os principais nutrientes do legume, mas quais são eles. Abaixo eu vou listar alguns.

Confira:

  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Potássio;
  • Vitamina C.

Esses nutrientes são responsáveis por prevenir doenças cardíacas, problemas de visão e de pele e também diversos tipos de câncer.

Pode consumir a semente da abóbora?


A grande vantagem da abóbora é que todas as suas partes podem ser consumidas, inclusive as sementes. 

As sementes da abóbora podem ser consumidas cruas ou assadas em saladas e você também pode triturar elas até formar uma farinha que pode ser utilizada em diversas receitas como massas e bolos. 

Elas são conhecidas por ajudar na perda de peso, na proteção das células e também na diminuição de diversos tipos de inflamações. 

Além disso, as sementes também ajudam a combater a anemia e também melhoram a saúde da próstata. 

Qual a melhor forma de cozinhar a abóbora?


Como eu te falei lá no início, a abóbora pode ser feita de diversas formas e o jeito mais tradicional de consumir esse legume é cozinhando ele. 

Você pode cozinhar a abóbora na panela de pressão, na panela normal, no forno e no vapor. 

O método mais indicado pelos principais chefs de cozinha no Brasil é o método de cozinhar no vapor. Isso porque dessa forma, todos os nutrientes do legume são conservados.

Mas é importante que você saiba que esse é um método um pouco mais demorado. O tempo de cozimento da abóbora no vapor é de cerca de 25 a 30 minutos. 

Você pode usar tanto um escorredor metal por cima de uma panela com água, como também pode cozinhar a abóbora no vapor com a ajuda da cuscuzeira. 

Use a água do cozimento em outra receita!


como fazer abóbora na pressão

Se você resolveu preparar uma abóbora cozida na panela com água, saiba que você não precisa descartar a água do cozimento. 

Isso porque durante o processo de cozimento do legume na água, ele vai liberando alguns nutrientes e deixando essa água cheia de vitaminas. 

Por isso é indicado que essa água também seja usada em outras receitas. Se você está preparando algum tipo de acompanhamento como arroz ou macarrão, utilize essa água para realizar o cozimento e aproveitar esses nutrientes. 

Caso você não pretenda fazer outra receita nesse momento, você também pode conservar essa água super nutritiva no congelador por cerca de 3 meses. 

Leia também: Como cozinhar abóbora no microondas?

Aproveite essas dicas!


Com essas dicas que eu acabei de te passar eu tenho certeza que você vai conseguir encontrar a melhor forma de preparar esse legume. Então aproveite que você já sabe o tempo de cozimento da abóbora na pressão e experimente ele aí na sua casa. 

Eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui e também pela sua atenção. Eu realmente espero que essas informações que eu trouxe nesse artigo tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas ou que ao menos elas tenha te inspirado um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!