Pode congelar morango? Dura quanto tempo?

Quer saber se você pode congelar morango? Então acredito que esse artigo pode te ajudar bastante.

Aqui eu vou te passar diversas dicas incríveis que vão te ajudar a manter essa fruta pronta para o consumo por muito mais tempo. Não deixe de conferir!

Descubra se pode congelar morango


Pode congelar morango

Se a ideia aqui é conservar o morango por mais tempo, saiba que o congelamento é a melhor opção para você. 

Esse método é usado com o objetivo manter a frescura e o sabor do morango conservado por muito mais tempo, mas é importante você saber que existem algumas regras que precisam ser seguidas, mas eu vou falar um pouco mais sobre isso a seguir. 

Saiba como congelar morango da forma certa


A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem os morangos em água corrente para retirar toda sujeira. 

Depois retire todas as folhas e hastes e seque bem a fruta com um pano limpo. Faça isso de uma maneira delicada para não machucar os morangos. 

O congelamento pode ocorrer de duas maneiras: individual ou em conjunto. 

Para congelar individualmente é necessário cobrir uma forma de alumínio com papel manteiga e em seguida espalhar os morangos, deixando eles separados, sem se tocarem. 

Depois leve para o congelador e deixe por algumas horas até que todos estejam congelados por completo. Em seguida é só transferir para uma vasilha com tampa ou um saco próprio para o congelamento e retornar para o congelador. 

O congelamento em conjunto é um pouco mais fácil, mas na hora de descongelar apresenta uma dificuldade maior. 

Para realizar ele basta colocar os morangos cuidadosamente em um saco plástico próprio para alimentos e levar direto para o congelador. 

Adicione algum tipo de rótulo!


Quando o assunto é congelamento, essa é uma dica que eu sempre passo para vocês. Independente do alimento que você está pensando em congelar, é importante que você adicione um rótulo com as informações mais importantes. 

No caso do morango, basta anotar a data do congelamento. Outros alimentos é importante que você mencione o tipo de recheio, a data de fabricação ou qualquer outro detalhe que possa fazer diferença. 

Depois de adicionar as informações necessárias nessa etiqueta, coloque ela na parte interna do recipiente, evitando o contato com a umidade do ambiente. 

Quanto tempo dura o morango no congelador?


Como eu já mencionei, o congelamento é o método ideal para conservar a fruta, pois ele oferece um tempo de vida maior para ela. 

Quando feito o armazenamento correto, como indicado nesse artigo, o morango pode durar cerca de 8 a 12 meses. 

É importante você saber que quanto mais tempo você deixar essa fruta no congelador, mais a sua textura pode ser alterada após descongelar. 

Como descongelar morango?


O mais recomendado é que você faça isso lentamente para evitar alterar tanto a textura da fruta, sendo assim, transfira ela do congelador para a geladeira na noite anterior ou pelo menos 3 horas antes do consumo. 

Após o descongelamento ele pode ser usado para realizar o preparo de diversas receitas como sucos, bolos, milkshake e diversas sobremesas. 

Escolha sempre morangos frescos!


como congelar morango

Essa é uma das dicas mais importantes, pois mesmo que você realize o armazenamento correto, se os morangos não forem de qualidade, de nada adianta. 

Então sempre busque por morangos maduros e que estejam sem machucados ou qualquer sinal de deterioração. Caso tenha algum nesse estado, todos os morangos que foram armazenados juntos com eles correm o risco de estragar.

Leia também: Suco de morango combina com qual fruta?

Aproveite todas essas dicas!


Eu tenho certeza que agora que você já sabe que pode congelar morango, ficou muito mais fácil conservar essa fruta aí na sua casa, não é mesmo? 

Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo por ai. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é sempre muito importante para todos nós!

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas dúvidas. 

Boa sorte e até a próxima!