1 kg de café faz quantos litros?

Você está se fazendo a seguinte pergunta: 1 kg de café faz quantos litros? Então não deixe de conferir esse artigo. 

Aqui eu vou te responder essa e outras perguntas sobre essa bebida tão popular aqui no Brasil. Acompanhe!

Descubra quantos litros de café dá para fazer com um 1 kg


1 kg de café faz quantos litros

Embora não haja uma resposta exata e definitiva para essa pergunta, eu vou te passar algumas informações relevantes para ajudar a entender melhor essa questão.

A depender de alguns fatores como a moagem do café e a intensidade do sabor, essa quantidade pode variar bastante, mas existe uma referência muito simples para você se basear. Abaixo eu vou explicar melhor. Confira:

Café filtrado

Se você está preparando café filtrado, utilizando um filtro de papel ou um filtro permanente, geralmente recomenda-se usar uma proporção de cerca de 10 a 12 gramas de café moído para cada 180 ml de água. Essa é a referência padrão para obter uma xícara de café de tamanho médio e com base nisso, podemos fazer uma estimativa aproximada.

Sabendo que 1 kg é igual a 1000 gramas e se for usada uma proporção de 10 gramas de café para cada 180 ml de água, podemos calcular quantas xícaras de café podem ser preparadas. Nesse caso, teríamos aproximadamente 55 xícaras de café, considerando uma xícara de tamanho médio de 180 ml. Isso equivaleria a cerca de 9,9 litros de café.

Café expresso

Já o café expresso é diferente. O recomendado é usar cerca de 18 a 20 gramas de café moído para cada 30 ml de água. Levando em conta essa proporção, podemos calcular quantos shots de expresso podem ser extraídos a partir de 1 kg de café.

Considerando 1 kg de café e usando uma proporção de 18 gramas de café para cada 30 ml de água, temos aproximadamente 55 porções de expresso. Cada porção com cerca de 30 ml, o que resultaria em cerca de 1,65 litros de café expresso.

É importante lembrar que essas informações são estimativas e podem variar dependendo de diversos fatores. Além disso, essas estimativas são apenas referências e podem não corresponder exatamente à sua experiência de preparo de café.

Escolha um pó de café de qualidade!


Não vai adiantar de nada você seguir alguma recomendação certeira se a qualidade do seu café não for boa. 

Por isso, se atente na hora de escolher o café que você vai levar para casa. Dê preferência por marcas que você já experimentou e aprovou, ou caso não tenha um café preferido, experimente as melhores opções e defina quando será o café que você vai tomar com frequência. 

Se possível, moa o grão na hora!


Todo mundo sabe que o resultado dessa bebida feita com o café moído na hora é realmente diferenciado e se você não experimentou, chegou a hora de fazer isso. 

Ao preparar um café com o grão moído na hora, você vai obter um sabor e um aroma muito mais apurado. 

Use uma água de qualidade!


Na hora de preparar essa bebida, não é só o grão que precisa de sua atenção. 

É importante que você esteja atento à qualidade da água que você está usando para fazer esse café. 

Eu não preciso dizer que ela precisa estar limpa, não é mesmo? Mas além disso, se atente ao aroma dessa água e de preferência, use água sem cloro, pois ele altera o sabor final. 

Descubra qual o método de preparo ideal


como fazer café

Na verdade, existem diversos métodos para preparar um bom café e o meu preferido é usando um coador de pano. Eu considero um método mais prático e rápido. 

Mas além disso, você também pode preparar essa bebida utilizando cafeteiras elétricas, filtro de papel ou até mesmo a prensa francesa. 

Não existe um método certo ou errado. Existe aquele que oferece o melhor resultado para você, sendo assim, realize teste para definir o método ideal. 

Cuidado ao armazenar o pó do café!


Outra coisa que pode interferir no resultado dessa bebida é a forma que você armazena esse ingrediente.  

Guarde ele sempre em um recipiente com tampa e em um local escuro. Deixar esse pó em um local com luz ou umidade em excesso faz com que a qualidade dele seja alterada. 

Leia também: Café da manhã para 20 pessoas

Experimente!


Aproveite todas essas dicas para preparar um delicioso café na sua casa. Eu tenho certeza que com essas informações você vai conseguir preparar o melhor café da sua vida. 

Ah, não esquece de voltar aqui  para me contar se essas dicas realmente foram úteis para você. Eu vou amar saber. 

Antes de mais nada, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente por toda atenção até aqui.

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira e torço para que você tenha encontrado aqui além de respostas, um pouco mais de inspiração. 

Boa sorte e até a próxima!