Siga ESTAS 4 DICAS para cozinhar arroz integral mais rápido; Fica divino!

Muitas pessoas deixam de consumir esse tipo de arroz porque consideram o produto de difícil preparo. Mas não se preocupe, reunimos aqui 4 dicas para cozinhar arroz integral mais rápido. 

Isso porque o principal problema desse grão é justamente o tempo de cocção em relação aos mais comuns, como o branco ou parboilizado. E, muitas vezes, mesmo deixando muito tempo no fogo aquele ponto macio e soltinho não chega.

Mas você sabia que com alguns truques você pode ter resultados incríveis e assim se beneficiar da inclusão desse alimento nas suas refeições do dia a dia? Eu garanto que em pouco tempo, os tipos menos saudáveis nem serão mais uma opção.

Então, vem com a gente aprender a fazer um arroz integral rápido e delicioso. Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

4 DICAS para cozinhar arroz integral mais rápido

cozinhar arroz integral mais rápido

Antes de você conhecer essas dicas infalíveis que vão te ajudar a cozinhar arroz integral mais rápido, é importante a gente explicar o porque dele ser um grão mais duro e também mais benéfico para a nossa saúde.

Sendo assim, o arroz integral é o grão intacto, que não passa por nenhum tipo de processamento para a remoção de camadas, cascas ou para ser polido. Justamente por estar em seu estado mais bruto, o tempo de cozimento é maior.

Entretanto, é exatamente por isso que ele consegue manter todos os seus nutrientes e fibras, que beneficiam muito o nosso organismo, especialmente a saúde do intestino. Uma outra vantagem, é a maior sensação de saciedade que esse tipo de arroz proporciona.

Então, para quem está tentando perder peso, a substituição, especialmente do arroz branco para o integral, é muito interessante. Já que, além da maior quantidade de fibras, o grão integral possui baixo índice glicêmico.

1 – Deixe o grão de molho

A dica mais importante, especialmente se você for utilizar uma panela comum ou elétrica, é hidratar o arroz integral.

Dessa forma, recomenda-se que na noite do dia anterior ao preparo da sua receita você coloque a quantidade desejada em um recipiente com água. Isso seria o ideal, ou seja, o equivalente a 8 a 12 horas. Mas, mesmo que por um tempo já ajuda.

Colocar os grãos de molho, além de acelerar muito o cozimento, elimina do alimento os fitatos, isto é, antinutrientes que prejudicam a absorção de outros elementos importantes para o nosso organismo.

2 – Não refogue os grãos

Uma prática comum é refogar os grãos a fim de “fritá-los” levemente antes de por a água para cozinhar. Isso pode até funcionar para outros tipos mais processados, mas, no caso do arroz integral, é sem dúvidas um erro.

Isso porque você precisa lembrar que os grãos desse arroz possuem uma casca. Então, quando são refogados a casca fica mais dura, dificultando ainda mais o cozimento que, consequentemente, será mais demorado.

Portanto, o ideal é refogar o alho e a cebola e somente depois acrescentar o arroz, para logo em seguida cobri-lo com água.

3 – Atenção a panela que você irá utilizar

Com os grãos hidratados o tempo de cozimento vai ser bastante reduzido, ficando entre 10 a 20 minutos. Nesse momento, o que vai definir a demora para o arroz ficar pronto é a panela que você vai usar no preparo.

Então, para cozinhar arroz integral mais rápido ainda, use uma panela grande. Dessa forma, os grãos ficam mais dispostos próximos da superfície da frigideira, fazendo com quê fiquem prontos mais rápido e uniformemente.

4 – Use a panela de pressão

Uma outra solução é utilizar a boa panela de pressão, nesse caso você não precisa deixar o arroz de molho por tanto tempo. Mas, de qualquer forma é indicado manter essa prática para, como já mencionamos, fazer com quê os grãos liberem as substâncias prejudiciais.

Para isso é bem simples:

  • Tempere o seu arroz integral normalmente;
  • Cubra de água até cerca de um dedo e meio acima do nível dos grãos;
  • Depois que pegar pressão, conte de 8 a 10 minutos e desligue.

Por fim, agora que você já sabe como cozinhar o arroz integral mais rápido, se você quer dar um toque especial ao seu preparo, confira abaixo uma receita maravilhosa que vai surpreender a todos aí na sua casa.

Conclusão

Esperamos que essas dicas para cozinhar arroz integral mais rápido tenham sido úteis para você e que você consiga resultados excelentes com esse produto. Bem como, que incluindo esse alimento no seu dia a dia você perceba os benefícios.

Experimente aí na sua cassa e depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também