Leite de saquinho precisa ferver? Entenda de uma vez por todas o que fazer

Talvez você tenha esse costume, ou já ouviu por aí que leite de saquinho precisa ferver. Muitas pessoas tem essa dúvida e até por isso o leite de caixinha é normalmente preferido, por supostamente ter esse benefício em relação ao vendido em saquinho. Mas será que isso é verdade?

Esclarecer algumas questões relacionadas a esse alimento é muito importante, até porque, o leite e seus derivados, estão sempre muito presentes nas nossas refeições, pelo menos na grande parte das famílias do Brasil. Não é a toa que o nosso país é o sexto maior produtor de leite do mundo.

Então para acabar com essas dúvidas de uma fez por todas, preparamos esse texto. Aqui além de responder se esse tipo de leite é inadequado para o consumo direto, você vai poder entender melhor sobre os processos que esse alimento é submetido e qual o melhor tipo para você comprar.

Muito bom, não é? Então, vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode gostar de ler também:

Leite de saquinho precisa ferver? Entenda de uma vez por todas o que fazer

Leite de saquinho precisa ferver

Não, leite de saquinho não precisa ferver. Isso porque esse produto, até chegar no supermercado, é submetido a tratamentos de pasteurização. O que significa que todos os microrganismos que podem causar doenças já foram eliminados.

Então, assim como o “leite de caixinha”, bem como o de garrafa, não devem ser fervidos antes de ser consumidos. Essa prática não vai trazer nada de benéfico, muito pelo contrário, pode fazer com quê o leite perca valor nutricional.

Ferver os leites industrializados é um costume que se mantém da época onde o leite era comercializado cru, diretamente da ordenha. Nesse caso sim, esse processo é obrigatório, caso contrário pode gerar inúmeras doenças e malefícios para a saúde.

Mas, vale dizer, que com a proibição da comercialização de leite nesse estado, é cada vez mais raro haver a necessidade de ferver o alimento.

Diante disso, fique a vontade para beber o seu leite de saquinho do jeito que comprou no estabelecimento comercial, pois se trata de um alimento tratado.

Quer saber melhor sobre esses processos? E também qual o melhor leite para consumo? Confira abaixo essa e outras informações que vão te interessar.

Leite de saquinho x leite de caixinha

Muitas pessoas acreditam que leite de saquinho precisa ferver porque, diferente do leite de caixinha, ele tem uma validade menor e precisa ser mantido na geladeira.

Isso só está relacionado ao tipo de tratamento que o alimento foi submetido, que são diferentes. Mas de forma alguma significa que ele é inadequado para consumo direto, ou que é menos saudável, muito pelo contrário. Vamos explicar melhor…

O leite pasteurizado, que é o vendido em saquinhos, passa por um processo que trata o leite eliminando todas as bactérias nocivas a saúde humana, mas mantendo os lactobacilos vivos, que são microrganismos que contribuem muito positivamente para o bom funcionamento do sistema gástrico e digestivo.

Além disso, esse tratamento que aquece o leite a 75 graus e depois o resfria, também conserva o valor nutritivo do alimento, como vitaminas, cálcio, proteínas, potássio, etc.

Exatamente por existir essas bactérias benéficas, esse tipo de leite deve ser mantido na geladeira, pois em temperatura ambiente esses microrganismos podem acidificar, o que leva o líquido a ficar azedo.

Já o leite de caixinha pode sim ficar fora da geladeira, porque o processo que ele passa esteriliza completamente o alimento, é chamado de “ultrapasteurização”. Nesse caso o leite é aquecido numa temperatura que é quase o dobro do que mencionamos acima.

Isso significa que, além de eliminar as bactérias nocivas, as benéficas também não sobrevivem ao processo. O leite também acaba perdendo um pouco o valor nutritivo.

Portanto, o leite de saquinho é melhor para o consumo.

Conclusão

Bom, esperamos que as informações do texto tenham sido uteis para você e que tenha esclarecido as suas dúvidas. Sendo assim, você pode, a partir de agora, ter uma maior praticidade, dispensando esse processo desnecessário que muitas pessoas ainda mantém.

Fala para a gente o que você achou e se você tinha essa hábito. Vamos gostar muito de ler o seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.