O que fazer quando o arroz fica duro?

Quando o arroz fica duro, o que fazer? Será que tem conserto? Tem sim, o que você precisa fazer é adicionar um pouquinho mais de água (½ xícara) e voltar ao fogo baixo. Deixe terminar de cozinhar por cerca de 5 minutos e pronto!

Isso acontece ou porque você colocou mais arroz do que a medida pede ou porque colocou menos água. O arroz não cozinha direito e pode até queimar o fundo. Para te ajudar a evitar esse e outros problemas com o arroz, separei algumas dicas importantes. Confira só!

Qual é a medida ideal de água para o arroz?

O que fazer quando o arroz fica duro

Como você pôde perceber é a água que deixará seu arroz no ponto perfeito, soltinho e al dente. Mas qual é a quantidade correta? Para cada 1 xícara (chá) de arroz, coloque 2 xícaras de água.

Não tem um medidor em casa? Não tem problema. Basta utilizar um copo como medida. Se colocar 1 copo de arroz, coloque duas medidas iguais de água. Muito fácil, não é mesmo?

Claro, depende muito da qualidade do arroz. Aqui em casa, por exemplo, eu já utilizei diversas marcas. Algumas delas, eu preciso colocar quase ½ xícara a mais de água porque senão não cozinha direito e fica duro.

Sendo assim, o interessante é sempre fazer testes. Mas cuidado! Evite colocar muita água, senão você terá um arroz papa. Aí será uma receita quase perdida, principalmente se fizer em grande quantidade.

Atenção com a medida ao adicionar outros ingredientes

Se você, assim como eu, adora adicionar ingredientes ao arroz como cenoura, ervilhas ou azeitonas, saiba que deverá aumentar ligeiramente a quantidade de água. Esses ingredientes são mais secos e necessitam de um pouquinho de água para cozinhar.

Sendo assim, experimente acrescentar ½ xícara (chá) de água. Isso se você estiver fazendo a medida de 1 xícara de arroz. Mas basta dobrar a quantidade, dependendo da medida do arroz e adição dos ingredientes.

Quanto aos ingredientes que costumam soltar água como palmito, tomate ou abobrinha não há a necessidade de aumentar a medida da água. Como são mais fáceis de cozinhar, a medida comum é perfeita. 😉

Fritar os grãos deixa o arroz duro?

Já ouvi muitas pessoas dizerem isso, mas não é verdade. O processo de fritar ou refogar o arroz antes de levá-lo para cozinhar ajuda a selar os grãos. Isso impede que o amido saia durante o cozimento e fique empapado.

Mas é interessante não refogar por muito tempo, senão pode sim deixar o arroz mais firme, principalmente se você colocar a medida de água certinha. De novo, existem marcas que são mais resistentes. Então, se você pretende refogar para deixar o arroz soltinho, vale a pena adicionar 1 dedinho a mais de água. 😉

Como evitar que o arroz integral fique duro

Eu também já tive muitos problemas com o arroz integral. Geralmente ele fica bem mais firme do que o arroz tradicional, mas é fácil consertar. A medida de água continua sendo a mesma: para cada 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água.

A única diferença é que você não pode refogar como no arroz branco. Se você ficar isso vai deixar os grãos ainda mais resistentes ao cozimento. A dica que eu dou é deixar os grãos de molho em um refratário por cerca de 30 minutos.

Isso vai hidratar melhor o arroz e fazer com que ele fique mais macio. Quando fizer esse processo, escorra a água e inicie o preparo normalmente. Eu gosto muito de refogar a cebola e o alho no azeite antes de colocar o arroz integral para cozinhar. Mas pode temperar a gosto e até fazer na manteiga que fica super saboroso! 😉

Pode fazer arroz no fogo alto?

Sabia que esse também é um dos motivos para o arroz ficar duro? Sim, nunca é indicado fazer o arroz em temperatura muito alta. Por mais que tenhamos pressa na cozinha, o arroz deve sempre ser preparado na temperatura mais baixa do fogão, de preferência na boca menor que tiver.

Se a sua panela for muito grande, pode sim colocar na boca maior, mas abaixe o fogo. Quanto mais alto estiver o fogo, mais rápido vai secar a água. Se a água secar antes de os grãos cozinharem completamente, o arroz vai ficar duro.

Então, o melhor mesmo é segurar a ansiedade e cultivar a paciência. Enquanto o arroz vai ficando pronto, prepare uma saladinha refrescante para acompanhar. Tenho certeza de que vai casar muito bem e você se ocupa até tudo terminar. 😉

E aí, gostou de conhecer mais essas técnicas incríveis? Então, corre colocar tudo em prática para não errar nunca mais nas suas receitinhas. Compartilhe as dicas nas suas redes sociais, tenho certeza de que vai ajudar muitas outras pessoas! ♥


1 comentário em “O que fazer quando o arroz fica duro?”

Os comentários estão encerrado.