Qual macarrão para yakisoba?

O macarrão para yakisoba ideal é o sobá, macarrão japonês à base de trigo sarraceno. Também utilizamos o famoso lámen, que é uma massa pré-cozida de preparo instantâneo. Você pode encontrá-los facilmente em qualquer supermercado.

Mas há quem utiliza até o miojo como base para essa receita fantástica. O que vale mesmo é a disposição pra fazer tudo com muito carinho. Aproveitei para selecionar algumas dúvidas e dicas importantes. Vamos conferir?

Dá pra fazer yakisoba com macarrão normal?

qual macarrão para yakisoba

Olha, até dá, mas não fica tão bom. Isso porque o macarrão precisa cozinhar por um bom tempo no molho, para pegar a cor tradicional do yakisoba e incorporar todos os sabores dos ingredientes.

Sendo assim, a textura não fica a mesma do yakisoba. Já vi muita gente fazer com o espaguete, o macarrão fica um pouco mais mole do que com o lámen, por exemplo.

Mas caso queira arriscar, vou deixar abaixo um vídeo passo a passo pra você fazer aí na sua casa. Acompanhe tudo direitinho, que vale a pena tentar!

https://www.youtube.com/watch?v=_aJSTWxUgRg

 

Como você pôde perceber, na receita do vídeo, ele coloca cerca de 100ml de caldo. Eu, particularmente, gosto do yakisoba mais cremoso. Nesse caso, experimente aumentar a medida. A receita ficará com uma cor mais intensa, cremosa e o sabor nem se fala! 😉

DICA EXTRA: é importante que escolha o espaguete mais grosso, número 7 ou 8. Outra coisa: dê uma pré-cozida rápida no macarrão. Quando a água começar a ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar por no máximo 6 minutos.

Yakisoba verdadeiro precisa ter muita crocância!

Sim, esse é um dos maiores diferenciais dessa receita. Além da carne e legumes que são praticamente obrigatórios, vale a pena adicionar verduras crocantes. Aposte sem medo na acelga e no repolho roxo pra trazer mais cor para o prato.

Caso queira, pode optar pelo repolho tradicional, que os japoneses utilizam. Também dá super certo. São esses ingredientes que vão deixar a receita mais crocante.

Há ainda a opção de fazer um yakisoba vegano. Basta substituir as carnes por cogumelos (shitake ou paris). A receita fica tão saborosa quanto feita com carnes. Quando eu faço aqui em casa, utilizo o frango e a alcatra. Todo mundo ama! ♥

Pode congelar yakisoba?

Olha, essa é uma dúvida bem comum. Afinal, uma receita completa de yakisoba é muito grande. Aqui em casa mesmo sempre sobra para o outro dia. Mas será que pode congelar?

Minha dica é nunca misturar todos os ingredientes com o molho. Quando fritar as carnes, vá adicionando aos poucos os legumes e verduras. É no achismo mesmo que você descobrirá qual é a porção suficiente para a sua família.

Se sobrar os legumes, já pode colocar tudo em um potinho ou no saquinho e colocar pra congelar. As folhas devem ser armazenadas na geladeira mesmo, elas não vão estragar de um dia para o outro.

Sempre coloque o macarrão por último porque é interessante guardá-lo na geladeira também sem o molho. Então, não é indicado congelar o Yakisoba completinho e temperado. Uma que o macarrão não suporta e outra que o sabor dos legumes vai ficar muito acentuado, super salgado.

Portanto, muito cuidado na hora de selecionar os ingredientes e vá colocando aos poucos até perceber que está suficiente. Os legumes aguentam até 3 meses congelados.

Para descongelar no dia seguinte, basta levar ao micro-ondas ou deixar em temperatura ambiente por até 4 horas. Quando descongelar vai ter mantido todos os nutrientes do alimento, prontinho pra ser utilizado. 😉

O que pode acompanhar yakisoba?

O Yakisoba já é um prato completo, bem nutritivo e suculento. Mas será que ainda cabe acompanhamento? Olha, posso te dizer, sempre cabe! O que você precisa avaliar é o tipo de receita que vai fazer.

Por exemplo, se escolher fazer um yakisoba feito com cogumelos e poucos ingredientes, pode fazer uma carne grelhada para acompanhar. Outra ideia é combinar uma salada refrescante e bem variada.

Quer uma dica de acompanhamento diferente pra fazer uma verdadeira imersão na culinária japonesa? Então, faça rolinhos primavera ou harumaki. É outra receita japonesa. Consiste em canudinhos de massa folhada ou até mesmo massa de pastel.

Você pode rechear de diversas formas e para combinar perfeitamente com o yakisoba, experimente rechear com queijos ou frango, dependendo do recheio do seu yakisoba.

Imagine só oferecer um yakisoba super recheado e finalizar com um harumaki doce. Os recheios podem ser de banana, goiabada, doce de leite e chocolate. Use a imaginação e crie combinações irresistíveis!

Espero muito que você tenha gostado dessas dicas e ideias de combinações. Aproveite e comece agora mesmo a preparar o seu yakisoba. Não se esqueça do hashi pra dar aquele charme todo. Chame todo mundo para experimentar e até a próxima!


1 comentário em “Qual macarrão para yakisoba?”

Os comentários estão encerrado.