Como congelar vagem? Tudo sobre o congelamento

Quer saber como congelar vagem? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Nele eu vou te apresentar algumas técnicas que vão te ajudar a manter tanto o sabor quanto a textura desse ingrediente mesmo depois do congelamento. Confira!

Descubra como congelar vagem


como congelar vagem

Assim como diversos outros tipos de vegetais, a vagem precisa passar por processo de branqueamento antes de ser levada para o congelado. 

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem as vagens e retirar a pontas dela. 

Em seguida, encha uma panela com água e leve ao fogo até ferver. Logo depois mergulhe as vagens que você pretende congelar e deixe cozinhar por pelo menos 3 minutos.

Enquanto isso prepare um recipiente com água e gelo para mergulhar a vagem assim que ela sair da água quente. A intenção desse processo é cessar o cozimento do vegetal imediatamente. 

Depois é só secar bem, colocar em um saco próprio para congelamento e em seguida deixar na parte mais fria do congelador. 

Precisa mesmo branquear a vagem?


O branqueamento dos legumes é uma técnica muito usada pelos chefs de cozinha e tem como principal objetivo conservar os sabores e texturas dos vegetais. 

Mesmo oferecendo diversos benefícios, esse não é um processo obrigatório. Você pode congelar a vagem sem branquear, mas lembre-se que você corre o risco de na hora de descongelar encontrar uma vagem completamente diferente. 

Por quanto tempo a vagem pode ficar no congelador?


O tempo que você pode guardar a vagem no congelador pode variar se você fez ou não o branqueamento. 

Isso mesmo! Além dos benefícios que eu citei aqui, realizar o branqueamento na vagem faz com que ela dure por cerca de 1 ano no congelador. 

Já a vagem congelada sem branqueamento pode ficar por no máximo 3 meses congelada. 

Qual o melhor recipiente para armazenar vagem?


Outra coisa importante que você precisa se atentar é ao recipiente que você vai utilizar para congelar essa vagem. 

Ele não pode acumular umidade, muito menos água no fundo. Por isso é tão importante o processo de secagem do vegetal. 

O melhor recipiente para evitar esses problemas é o saco plástico próprio para o congelamento. Ele possuem uma boa resistência e costumam ter um ótimo sistema de fechamento. 

Além deles você também pode usar vasilhas plásticas, mas nesse caso eu oriento a deixar uma folha de papel toalha no fundo dela. 

Como descongelar a vagem?


Se engana quem pensa que a vagem quando é congelada branqueada já está cozida e pronta para o consumo. 

A verdade é que mesmo depois disso tudo, você vai precisar cozinhar a vagem na hora de consumir. 

Para isso você pode retirar do congelador algumas horas antes de preparar o seu prato ou se quiser, você também pode transferir a vagem direto do congelador para a panela com água quente. 

Congele em porções individuais!


como descongelar vagem

A ideia de congelar alimentos é fazer com que eles durem o máximo de tempo possível, por isso a dica de congelar não só vegetais como qualquer tipo de alimento em porções individuais, não só vai facilitar a sua vida na hora de se alimentar como também vai fazer com que os alimentos congelados durem por mais tempo. 

Para isso, analise bem qual a quantidade que você geralmente usa e divida a quantidade de vagem que você tem para congelar. Eu tenho certeza que você vai me agradecer depois. 

Ah, não esqueça de colar uma etiqueta informando a data desse congelamento para você não se perder. 

Leia também: Como cozinhar vagem para salada?

Aproveite seus vegetais por mais tempo!


Agora que você já sabe como congelar vagem, não perca mais tempo. Aproveite bastante essas dicas que eu te passei para manter esse ingrediente bom para consumo por mais tempo. 

Ah, e elas não servem apenas para a vagem não. Elas também vão te ajudar a conservar outros tipos de vegetais. Então não deixe de experimentar!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia até aqui e principalmente pela sua atenção. 

Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe aqui tenham te ajudado ou ao menos tenham te inspirado um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!