Posso cozinhar o bacon junto com o feijão? Veja se isso é bom ou não

Você está se fazendo a seguinte pergunta: posso cozinhar o bacon junto com o feijão? Se sim, não deixe de acompanhar esse artigo. 

Aqui eu vou te trazer não só essa resposta como também algumas outras que vão te ajudar muito. Confira!

Descubra se pode cozinhar o bacon junto com o feijão


Posso cozinhar o bacon junto com o feijão

Aqui no Brasil o bacon é um ingrediente obrigatório em uma receita de feijão, não é mesmo? 

Ele é um dos ingredientes que mais oferecem sabor e suculência nesse tipo de receita e por isso ele é bastante usado, mas você sabe o momento certo de realizar essa mistura?

Se a sua dúvida é se pode cozinhar o bacon junto com o feijão, então saiba que sim, mas antes de cozinhar o bacon você precisa selar ele. 

Deixar o bacon crocante por fora antes de levar para cozinhar faz com que sua estrutura seja preservada e também remove um pouco da gordura, caso você não queira um feijão muito gorduroso. 

Quando o bacon estiver bem dourado, junte o feijão e finalize sua receita como de costume. Você vai ter um resultado incrível. 

O que colocar no feijão além do bacon?


Se você já comeu uma feijoada aqui no Brasil já deve saber que além do bacon, existem outros ingredientes que também agregam muito sabor a essa receita. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões. Acompanhe!

  • Linguiça defumada;
  • Calabresa;
  • Costelinha de porco;
  • Lombo suíno;
  • Orelha de porco;
  • Pé de porco;
  • Carne seca.

Além dessas opções, alguns outros ingredientes como cebola, alho, cheiro verde, pimenta do reino e folha de loura são indispensáveis. Eles agregam além de sabor, um aroma incrível que vai deixar seu feijão ainda mais incrível!

Pode congelar bacon?


Você foi preparar um feijão com bacon e acabou sobrando bacon? Então não precisa se preocupar pois dá sim para congelar esse ingrediente. 

Com o congelamento é possível prolongar a validade do bacon, sempre mantendo a mesma qualidade de sempre, mas esse processo precisa ser feito de uma maneira cuidadosa.

Na hora de congelar, se preocupe em usar recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento e sempre retirando o máximo de ar de dentro. 

Quanto tempo o bacon pode ficar no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, o bacon pode ficar no congelador por até 12 meses. 

Não esqueça de fixar uma etiqueta com a data que esse ingrediente foi congelado. Essa é uma prática que vai te ajudar a acompanhar a validade dos alimentos de uma maneira mais simples. 

Adicione os ingredientes aos poucos!


Não é porque você pode cozinhar o bacon junto com o feijão que você vai colocar todos os ingredientes juntos de uma só vez, não é mesmo?

É importante que cada item seja adicionado no momento correto para que seja possível liberar todo o sabor e além disso, manter a textura dos ingredientes intactas até o final do cozimento.

Sim, o bacon pode ser colocado junto com o feijão, mas lembre-se que antes ele deve ser selado. Isso acaba protegendo e mantendo um pouco mais sua textura.

Outros ingredientes como a calabresa ou até mesmo a carne seca, se for colocada logo no início pode acabar se desfazendo durante o processo.

A calabresa é um dos ingredientes mais sensíveis e por isso deve ser a última a ser adicionada.  

Cuidado com o excesso de sal


É sempre bom lembrar que o bacon é um ingrediente que adiciona bastante sabor, mas não esqueça do sal. 

Ele também é muito salgado e se você exagerar na quantidade de bacon, pode ser que o feijão fique salgado mesmo sem você adicionar sal.

Então no final do preparo experimente e observe se é necessário equilibrar o sabor da sua receita.

E não esqueça da importância de escaldar os ingredientes salgados dessa receita. Geralmente duas vezes é o suficiente, mas sempre experimente para saber se precisa de mais. 

Cozinhe sempre em fogo baixo


Pode cozinhar bacon com feijão

Eu tenho certeza que essa dica vai te ajudar a preparar o melhor feijão da sua vida!

Cozinhar esse tipo de receita em fogo baixo permite que o cozimento aconteça de forma lenta, dando tempo para os ingredientes liberarem todos os seus sabores. 

Leia também: Truques para deixar o bacon crocante e muito saboroso

Não deixe para depois!


Agora que eu já te contei se posso cozinhar o bacon junto com o feijão, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar a sua receita preferida. Eu tenho certeza que o resultado será incrível. 

E antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!