Pode congelar repolho? Melhor forma de conservar

Você quer saber se pode congelar repolho? Aqui eu vou te contar qual a forma mais simples de fazer isso aí na sua casa. 

Sem contar que eu também vou deixar algumas informações importantes que vão te ajudar a manter esse legume bem conservado. Confira!

Descubra se pode congelar repolho


pode congelar repolho

O repolho é um legume que possui uma textura crocante quando cru e bem macio quando cozido. Seu sabor é bem neutro e por isso ele combina com uma infinidade de sabores. 

Geralmente, ele é conservado na geladeira, mas dessa forma ele só dura alguns dias. A melhor forma de manter esse legume conservado por mais tempo é levando ele ao congelador, mas antes de fazer isso você precisa saber que muito sua textura provavelmente será alterada. 

Saiba como congelar repolho


Apesar da sua textura mudar durante o congelamento, ainda é super possível preparar receitas dessa maneira. 

Existem dois métodos de congelar repolho. Um deles é cortando ele no formato desejado, armazenando em uma vasilha com tampa e levando o repolho diretamente para o congelador. 

O outro jeito é realizando o branqueamento das folhas e levando ao congelador logo em seguida. 

Como branquear o repolho para congelar


O método do branqueamento faz com que o repolho se conserve melhor durante o congelamento. 

Para isso você vai precisar levar uma panela com água para o fogo e esperar ferver. Em seguida adicione o repolho que ser cortado em fatias ou as folhas separadas e deixe por cerca de 4 minutos. 

Logo depois mergulhe o repolho em um recipiente com água e gelo para cessar o cozimento. Depois é só esperar secar, colocar em uma vasilha com tampa ou um saco próprio para congelamento e levar ao congelador. 

Quanto tempo dura o repolho congelado?


O repolho é um legume que se guardado dentro da geladeira, ele dura por cerca de uma semana, por isso que o congelamento acaba sendo uma ótima opção. 

No congelador você pode manter o repolho por até 12 meses pronto para o uso. 

Lembrando que para mantê-lo sempre conservado, é importante que você divida a quantidade de repolho que você pretende congelar em porções individuais. 

Assim você não vai precisar tirar tudo do congelador na hora de descongelar, apenas o que você pretende consumir no momento. 

O que fazer para o repolho não ficar escuro?


Por acaso você reparou que o repolho que você tem aí está ficando escuro? Isso faz parte do processo de oxidação dos legumes e é super normal acontecer. 

Para evitar o mais indicado é que você envolva o repolho com plástico filme e leve ele para a geladeira, mas saiba que não tem como fazer milagres. 

Mesmo realizando esse processo, seu repolho vai continuar oxidando porque esse é um processo natural. O plástico filme só vai proteger ele um pouco mais e atrasar o escurecimento. 

Mantenha as folhas!


descubra se pode congelar repolho

Sempre que eu comprava repolho, assim que eu chegava em casa, já ia retirando as folhas que externas que geralmente vem machucadas ou manchadas, mas a verdade é que se você quer conservar o repolho por mais tempo, o ideal é que você mantenha elas. 

Isso mesmo! Elas estão ali exatamente para proteger a parte interna do repolho, então só retire elas na hora de preparar a sua receita. 

Não esqueça de limpar!


Independente se você vai preparar o repolho agora ou se você pretende congelar ele, o ideal é que você realize uma limpeza para retirar germes, micro-organismos ou qualquer outro resíduo que possa ter. 

Para isso mergulhe o repolho em uma bacia com 1 litro de água e 20 ml de água sanitária e deixe por pelo menos 10 minutos. 

Depois é só enxaguar e preparar sua receita como de costume. 

Leia também: Acompanhamento para charuto de repolho

Congele seu repolho ainda hoje!


Agora que você já sabe que pode congelar repolho, não perca mais tempo. Comece a separar tudo que você vai precisar para fazer isso e coloque as mãos na massa. 

Eu tenho certeza que essas dicas que eu trouxe vão te ajudar bastante!

Te agradeço pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda! Eu espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e te desejo boa sorte!

Até a próxima!