Como congelar maracujá? Veja como conservar essa fruta

Quer saber como congelar maracujá? Então não deixe de conferir esse artigo que eu preparei especialmente para você.

Além disso, eu vou trazer algumas dicas para conservar essa fruta por mais tempo. Não deixe de conferir!

Descubra como congelar maracujá


Como congelar maracujá

Essa é uma fruta que é bastante consumida aqui no Brasil principalmente para fazer suco e sobremesas. O maracujá possui uma polpa suculenta e sabor tropical conhecido em todo o mundo. 

Uma das melhores formas de conservar o maracujá por mais tempo é congelando ele, mas isso deve ser feito da maneira correta. 

A primeira coisa que você precisa fazer é cortar o maracujá ao meio, retire toda a polpa dele e em seguida peneire essa polpa e as sementes.

Depois transfira o que sobrou para um saco próprio para congelamento ou um recipiente com tampa que vede bem.

Qual a validade do maracujá no congelador?


Caso o armazenamento seja realizado da maneira correta, o maracujá pode ser mantido no congelador por até 12 meses e mesmo após esse período ainda é possível consumir essa polpa, mas a textura e o sabor podem ser alterados. 

Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento, assim será mais fácil acompanhar a validade dessa polpa. 

Como conservar maracujá na geladeira?


Se a sua ideia é utilizar essa polpa nos próximos dias, saiba que também dá para conservar maracujá na geladeira, mas nesse caso a polpa não precisa ser extraída. Ele deve ser guardado na casca. 

O mais indicado é que esse maracujá seja mantido na gaveta de vegetais para garantir um ambiente com temperatura adequada. 

E evite lavar o maracujá antes de armazenar na geladeira, pois a umidade em excesso pode acelerar o processo de amadurecimento. O ideal é que ele seja lavado apenas na hora de ser consumido. 

Quanto tempo o maracujá pode ficar na geladeira?


A verdade é que essa informação pode variar de acordo com a forma que você guardou esse maracujá. 

Caso você tenha mantido ele na casca, sua validade pode chegar até 2 semanas. Agora se você cortou e tirou a polpa, saiba que na geladeira essa polpa vai durar cerca de 5 dias no máximo.

Mantenha longe de outras frutas!


Você já deve ter escutado falar que colocar frutas juntas faz com que o amadurecimento aconteça rapidamente, não é mesmo? 

Então esteja atenta e deixe o maracujá longe de frutas e vegetais que liberam esse gás. Assim ele com certeza vai durar mais na sua geladeira. 

Conheça os benefícios do maracujá


Como conservar maracujá

Além do sabor tropical e da sua versatilidade culinária, o maracujá também oferece uma série de benefícios para a saúde do nosso corpo e para te deixar por dentro de tudo que essa fruta pode te oferecer, eu vou listar aqui os principais benefícios do maracujá. Confira:

  • Rico em nutrientes diversos: O maracujá é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A, fibras, e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.
  • Possui propriedades antioxidantes: A fruta também oferece uma quantidade de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas. 
  • Reduz estresse: Você com certeza já ouviu falar que o maracujá acalma, não é mesmo? Isso se deve às suas propriedades sedativas que ajudam na redução do estresse e ansiedade.
  • Auxilia no processo digestivo: As fibras presentes no maracujá também podem contribuir para a saúde digestiva, ajudando na regularidade do trânsito intestinal.
  • Melhora a saúde cardiovascular: Alguns estudos sugerem que os antioxidantes do maracujá podem ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular, ajudando a reduzir a pressão arterial e melhorando a função vascular.  
  • Rico em vitamina A: A vitamina A no maracujá é crucial para a saúde ocular, crescimento celular e sistema imunológico.

Leia também: Torta de maracujá com farinha de trigo

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como congelar maracujá, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar tudo que você vai precisar para congelar essa fruta. 

Uma maneira prática e bem legal de congelar a polpa do maracujá é colocando ela em formas de gelo. Assim você vai conseguir dividir em porções individuais e dessa maneira conservar a fruta por mais tempo. E para poupar espaço na sua geladeira, você pode transferir esses cubos de gelos feitos de polpa para um saco plástico próprio para congelamento. 

E antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção de sempre. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você todos os dias. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!