Lentilha precisa ficar de molho? Quanto tempo deixar?

Você quer saber se a lentilha precisa ficar de molho? Então acompanhe esse artigo até o final e descubra isso e muito mais. 

Aqui você também vai conhecer os benefícios desse grão para poder aproveitar tudo que ele tem para te oferecer. Não deixe de conferir!

Descubra se a lentilha precisa ficar de molho


Lentilha precisa ficar de molho

Assim como o feijão, a lentilha é um grão que precisa sim ficar de molho na água. Profissionais da área informam que é necessário deixar pelo menos 8 horas de molho antes de cozinhar.

Esse processo é necessário para que sejam eliminados os antinutrientes que geralmente causam desconfortos abdominais .

O mais indicado é que você deixe o grão de molho na noite anterior ao dia do preparo da receita e é muito comum adicionar um pouco de vinagre nessa água ou suco de meio limão. Isso vai facilitar o processo de retirada dos antinutrientes. 

Conheça os tipos de lentilha disponíveis


Você sabia que existem diversos tipos de lentilha no mercado? Nem todas você vai conseguir encontrar aqui no Brasil, mas é importante que você conheça a variedade desse ingrediente para saber tudo que ele pode te oferecer. 

Confira abaixo:

Lentilha marrom

Essa é a variedade de lentilha mais encontrada nos mercados de todo o Brasil. Sua aparência é redonda e achatada e seu sabor é bem suave.

A lentilha marrom demora em torno de 35 minutos para ficar pronta e pode ser utilizada em saladas, sopas e até mesmo em hambúrguer. 

Lentilha vermelha

A lentilha vermelha tem uma aparência parecida com a anterior com a grande diferença que sua coloração pode variar entre laranja e vermelho. 

Ela precisa de menos tempo para chegar no ponto correto. São apenas 20 minutos para que ela fique macia e possa ser usada em diversas receitas. 

Lentilha francesa

Essa é uma variação que é cultivada em solo vulcânico localizado na região da França e sua aparência é arredondada e sua casca um pouco mais firme. 

Sua cor pode variar de verde escuro ao verde acinzentado e ela possui um leve sabor apimentado.

Lentilha negra

A lentilha negra também é muito conhecida como lentilha caviar por conta da sua aparência com o ingrediente. 

O tempo de cozimento desse tipo de lentilha é de cerca de 40 minutos e ela mantém o seu formato mesmo depois de cozida. 

Quais são os benefícios da lentilha?


quanto tempo a lentilha precisa ficar de molho

Esse é um ingrediente muito utilizado na culinária brasileira e eu posso te garantir que eu vou te oferecer ainda mais motivos para consumir ele com mais frequência. 

A lentilha é uma leguminosa que possui pouquíssimas calorias, são cerca de 93 para cada 100g do grão e além disso ela também oferece uma grande variedade de nutrientes para o nosso organismo. Confira:

Diminui o nível de colesterol e diabetes

Um dos nutrientes mais presentes na lentilha são as fibras. Elas são responsáveis por diminuir a absorção de gordura, mantendo os níveis de colesterol equilibrados. 

Essas mesmas fibras também são conhecidas por normalizar os níveis de açúcar no sangue.

Melhora o humor

Outro grande benefício desse grão é a melhora do bom humor. 

Alguns nutrientes como o ferro, o ácido fólico e o fósforo atuam diretamente no sistema nervoso central, liberando o hormônio conhecido como o hormônio da felicidade. 

Trata anemia

A lentilha também é conhecida pelo seu poder de tratar doenças como a anemia. 

O grão possui uma alta concentração de ácido fólico que contribui com a absorção do ferro pelo sangue. 

Leia também: Como cozinhar lentilha para salada?

Inicie o preparo desse ingrediente!


Agora que você já sabe que a lentilha precisa ficar de molho para cozinhar, não perca mais tempo. Comece a preparar a sua receita e se delicie com esse prato!

Se possível, experimente esses outros tipos de lentilha que eu acabei de te apresentar. Elas podem ter oferecer uma nova experiência e eu tenho certeza que você vai gostar. 

Antes de ir embora eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito bem vinda. 

Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!