Tomate é fruta ou verdura? Descubra a verdade

Por acaso você ficou na dúvida se tomate é fruta ou verdura? Então confira esse artigo que preparei especialmente para você. 

Além disso, eu vou te passar algumas informações importantes sobre esse ingrediente e também vou te apresentar algumas receitas bem diferentes que você preparar com ele. Confira!

Saiba se tomate é fruta ou verdura


Tomate é fruta ou verdura

A verdade é que de acordo com a botânica, o tomate é considerado uma fruta. Isso é porque além de ter sementes, o tomate se desenvolve a partir do ovário da sua flor.

Essa informação muda quando pensamos pelo lado culinário. O tomate é visto com uma verdura porque é usado principalmente em pratos salgados. 

Mas o que vale mesmo é a ciência e de acordo com ela, o tomate é sim uma fruta. 

Conheça os benefícios do tomate


O tomate é um ingrediente usado em muitas receitas aqui no Brasil e além de possuir um sabor incrível, ele também oferece diversos benefícios para a nossa saúde. 

Abaixo eu vou listar os principais para você ficar por dentro de tudo que ele pode te oferecer. Confira!

1 – Rico em antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a combater as ações dos radicais livres no nosso corpo e também atua como protetor das células contra a oxidação natural. 

2 – Melhora a saúde dos olhos

O tomate é um alimento rico em vitamina C, vitamina A e betacaroteno. Essas substâncias possuem um papel importante para a saúde dos olhos.

Suas ações previnem doenças como a degeneração ocular e também a catarata. 

3 – Mantém a saúde da pele

Dentro dos antioxidantes presentes no tomate, é possível encontrar um que se chama licopeno. 

Ele ajuda a proteger, mantendo a pele sempre saudável e atua principalmente contra o envelhecimento precoce.

4 – Ajuda a regular o aparelho digestivo

O tomate é uma fruta que possui uma boa quantidade de fibras e por isso possui um papel importante em todo o processo de digestão. 

Sua ação ajuda a evitar problemas de saúde como prisão de ventre e intestino desregulado. 

Experimente essas receitas com tomate


Eu sei que não é todo mundo que conhece receitas com tomate e por isso eu resolvi trazer algumas opções para você experimentar aí na sua casa. 

Aqui eu vou te apresentar 3 receitas deliciosas e simples de preparar. Confira:

1 – Suco de tomate

Eu sei que essa é uma receita bem diferente do que estamos acostumados, mas eu te garanto que você vai adorar o resultado final. 

Esse é um suco super refrescante, muito saboroso e fácil de preparar. Não deixe de assistir o passo a passo que eu vou deixar para você a seguir. Experimente!

2 – Tomate seco

Eu sou suspeita de falar do tomate seco, pois eu amo. Apesar de não parecer, fazer tomate seco é muito fácil e econômico. 

Não deixe de experimentar!

3 – Tomate confit

Se você está pensando em preparar um almoço ou um jantar diferenciado, não deixe de conferir essa receita de tomate confit. 

Essa é uma receita mais sofisticada, mas eu te garanto que é fácil de preparar. Aprenda no vídeo abaixo!

Leia também: O que fazer com molho de tomate?

Não deixe para depois!


Eu tenho certeza que agora que você já sabe se tomate é fruta ou verdura e já conheceu essas receitas deliciosas, você ficou morrendo de vontade de preparar pelo menos um desses pratos, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Aproveite todas essas informações que eu te passei e escolha qual receita você vai preparar aí na sua casa. Eu tenho certeza que independente da sua escolha você vai amar o resultado final. 

Antes de mais nada, não posso esquecer de te agradecer pela sua companhia até aqui e principalmente pela sua atenção. 

Eu realmente desejo que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas perguntas. 

Boa sorte e até o próximo artigo!