Comidas que combinam com vinho

Se você está sem ideias de comidas que combinam com vinho, saiba que montei uma lista com 8 opções irresistíveis. Procurei variar bastante, pois o vinho é facilmente harmonizado com diferentes tipos de comida.

Portanto, não fique mais na dúvida, saiba exatamente qual comida servir e surpreenda a sua companhia. Vamos conferir?

7 comidas que acompanham muito bem um bom vinho

1. Tradicional bife de ancho acompanhado de batata rústica

comidas que combinam com vinho

Quem ainda não experimentou um belo bife ao ponto acompanhado de um robusto vinho tinto, não sabe o que é combinação perfeita. A suculência do corte Ancho consegue elevar ainda mais o sabor do vinho, de preferência Cabernet Sauvignon.

A sugestão é que você também faça uma batata rústica e tomates cerejas, tudo regado e um bom azeite de oliva. Essa opção é para escapar um pouco da tradicional combinação com massas, pode experimentar, não vai se arrepender!

DICA EXTRA: se você não encontrar o bife de ancho não tem problema, essa opção vai bem com qualquer carne, desde que bem assada e temperada. 😉

2. Filé de peixe grelhado

comidas que combinam com vinho peixe

A combinação de vinho com peixe grelhado fica surpreendente, mas o seu sucesso pode depender da utilização ou não de algum molho. Por exemplo, molhos mais leves combinam com vinho branco seco jovem, enquanto molhos mais fortes são recomendados para harmonização com vinho tinto reserva.

Então, a minha sugestão para você é um saboroso filé de salmão grelhado, aliado a um vinho tinto mais encorpado. Aqui você pode optar por trocar o arroz por um purê, acompanhado de uma refrescante salada de alface e regado a limão para dar um toque cítrico.

DICA EXTRA: essa combinação também funciona com bacalhau, pois são considerados peixes de sabor mais acentuado.

3. Tradicional espaguete bolonhesa

Essa sugestão não poderia ficar de fora, não é mesmo? A junção do espaguete bolonhesa com vinho é o berço da boa culinária. Para essa receita eu sugiro adicionar alguns tomates confitados, que se parecem muito com tomate seco, mas não ficam tão “borrachudos”.

Regue tudo com um bom azeite e finalize com orégano e cheiro verde para dar aquele saborzinho característico. Outra dica é combinar essa receita com um vinho rosé ao invés do tinto, pois isso trará mais equilíbrio na mistura dos sabores.

4. Frango assado com batatas e especiarias

Quem disse que frango assado não combina com vinho, certamente não experimentou essa minha indicação. Isso porque você vai utilizar diversas especiarias para sazonar o frango. Além disso, as batatas podem ser rústicas, bem temperadas e crocantes.

Experimente salpicar um pouco de tomilho fresco por cima, pois agrega aroma e um sabor mais marcante ao prato. Sendo assim, cabe apenas abrir uma garrafa de vinho tinto e se deliciar com essa harmonização.

5. Tiras de carne com molho barbecue

A dica de tiras de carne com molho barbecue é para quem gosta de um bom aperitivo para sentar e degustar seu vinho. Além de ser super rápido de fazer, é um aperitivo que combina com vinho tinto mais robusto ou mesmo vinho branco seco.

Quando faço em casa costumo temperar a carne com sal, pimenta-do-reino, chimichurri e uma pitada de açafrão, fica divino!

Contudo, você tem duas opções quanto ao molho, que é servir como acompanhamento para passar na carne ou finalizar na hora de fritar. Para isso é só despejar a quantidade de molho desejada diretamente na carne, formando um belo creme molho barbecue.

DICA EXTRA: quer um toque refrescante? Experimente uma bela salada de acelga temperada com molho balsâmico. Isso tudo combina perfeitamente com o vinho da sua preferência.

6. Tábua de frios completa

Se você nunca combinou vinho com frios, tenho que dizer que está fazendo isso errado. Seja como aperitivo ou prato principal, os frios acompanham todos os tipos de vinhos que possa imaginar.

Como sugestão, indico montar sua tábua com queijo Brie, salame hamburguês, queijo Gouda, azeitonas, presunto parma e queijo Camembert, sempre temperando com um fio de azeite e especiarias da sua preferência.

Esses tipos de queijos têm um sabor mais forte e bem marcante, e o vinho certo como um Malbec de qualidade consegue converter tamanha complexidade em um prazer inimaginável ao seu paladar.

DICA EXTRA: experimente trazer alguns pães diferentes para acompanhar, como baguetes e pão com ervas. Além disso, frutas também complementam a refeição, como damascos, figos, uvas passas, entre outras.

7. Pizza verde acompanhada de Burrata

Como última sugestão, indico harmonizar o vinho com uma fantástica pizza verde que pode ser de rúcula ou escarola. Coloque alguns tomates cerejas para dar cor e agregar mais sabor, mas tem um ingrediente diferente nessa sugestão.

No centro da pizza você pode colocar uma Burrata, que nada mais é do que queijo muçarela recheado com creme de leite fermentado e massa fresca de muçarela. Ela irá trazer mais suculência e sabor à pizza, dando um toque especial, além de combinar muito bem com o vinho.

Qual das comidas você mais gostou e que certamente vai combinar com seu vinho? Espero ter trazido boas opções e ajudado na escolha do fim de semana ou ocasião especial. Não esqueça de compartilhar as dicas e até a próxima!


1 comentário em “Comidas que combinam com vinho”

Os comentários estão encerrado.