Tempo para assar lasanha: Qual a temperatura?

Se você está procurando saber quanto tempo para assar lasanha em casa, então confira esse artigo até o final, pois ele foi feito especialmente para você.

Esse é um prato queridinho do almoço de domingo, mas acredite em mim quando eu digo que existem diversas dúvidas sobre esse preparo. Por isso, além do tempo de cozimento, vamos falar também sobre a temperatura exata do forno. Confira!

Saiba quanto tempo para assar lasanha


quanto tempo para assar lasanha

No geral, esse tempo contando do modo de preparo até servir, gira em torno de 1 hora ou mais, isso dependendo do seu forno.

Forno microondas

Essa é uma forma de assar lasanha que não é muito usada, mas quebra bastante galho quando não tem forno ou quando acaba o gás de repente. O tempo ideal é de 20 minutos e em potência máxima. 

Isso pode variar um pouco dependendo da altura das suas camadas, mas não passe de 25 minutos para não deixar ressecada. 

Forno convencional 

O ideal do forno convencional é que você pré-aqueça ele na temperatura que vai usar, por pelo menos 5 minutos antes de levar sua receita para assar. 

Essa dica vale para qualquer tipo de preparo, pois é assim que a temperatura vai se manter na temperatura adequada e iniciar o cozimento da forma correta.

O tempo recomendado para assar uma lasanha no forno tradicional é em torno de 45 minutos. Caso ainda não tenha dourado por cima, espere mais um pouco, tomando sempre cuidado para não queimar.

Forno elétrico

A grande diferença do forno tradicional para o elétrico, é que as ondas de calor fluem muito melhor no elétrico. Isso faz com que o cozimento aconteça de forma mais rápida. 

Sendo assim, tenha muito cuidado pois a possibilidade de queimar é grande. Por isso o tempo nesse forno diminui um pouco, são necessários no máximo 30 minutos na temperatura correta. 

Qual a temperatura certa?


O forno elétrico é o mais indicado pois nele a gente consegue ter um controle muito maior da temperatura e por conta das ondas de calor constantes a massa acaba cozinhando de uma forma uniforme e sem queimar ou grudar no fundo quando respeitado o tempo indicado. 

A temperatura inicial é de 180°. Lembrando que toda vez que você for fazer uma lasanha no forno tradicional ou elétrico, pré-aqueça por pelo menos 5 minutos na mesma temperatura.  

Depois da metade do tempo eu aconselho você a aumentar para 200°, assim sua lasanha vai ficar ainda mais suculenta.

Tipos de massa para lasanha


qual a temperatura para assar lasanha

Provavelmente você já viu nos mercados, aquelas massa compridas e finas que são as mais comuns na hora de montar uma lasanha. A grande maioria delas é necessário realizar o cozimento antes de iniciar a montagem. 

Para isso você precisa colocar uma panela com água e quando ferver adicionar as folhas da massa aos poucos. O tempo ideal pode variar de uma marca para outra, mas na embalagem normalmente vem informando. Acredito que 5 minutos são suficientes, mas siga exatamente o que o tempo indicado para que dê tudo certo. 

Outra opção muito prática para você, é aquela massa que vai direto ao forno, sem precisar cozinhar antes. Provavelmente já viu em alguma ida ao mercado. Ela vem em um pacote menor, perfeito para preparar pequenas porções. 

O processo dessa massa é bem simples. Você precisa apenas realizar a montagem de acordo com a sua preferência e seguir o tempo de cozimento no forno como indicado na embalagem, no geral são necessários 20 a 25 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido e gratinado, mas caso queira, espete uma faca para ter certeza que a massa não está resistente.

É importante que essa massa esteja sempre entre camadas de molhos para que seja possível cozinhar.

Faça agora mesmo!


Agora que você já sabe quanto tempo para assar lasanha em forno microondas, tradicional e elétrico, só falta realizar a montagem e iniciar o seu cozimento. 

Além disso, não deixe de escolher o acompanhamento para lasanha de sua preferência, para servir uma mesa bem bonita e saborosa para a sua família. 

Se puder, volta aqui para me contar qual a massa que você usou e quanto tempo ela ficou no forno, tá bom?

Espero que dê tudo certo por ai.

Até a próxima!


2 comentários em “Tempo para assar lasanha: Qual a temperatura?”

  1. Muito boa a dica de tempo e temperatura para assar uma lasanha no forno tradicional. Gostei muito. Obrigada

Os comentários estão encerrado.