Como tirar o cheiro de ovo do pudim?

Quer saber como tirar o cheiro de ovo do pudim? Então, você está no local certo. Sem dúvidas, esse é um ingrediente fundamental para receitas de diversas sobremesas. No pudim, por exemplo, costumamos utilizar até 3 ovos.

Eles são fundamentais, pois trazem mais cremosidade e cor para o pudim. Entretanto, há quem não goste do cheirinho que pode ficar. Vou te ensinar como evitar esse problema com dicas pra lá de interessantes. Vamos conferir?

Dica de ouro para tirar cheiro de ovo do pudim

como tirar o cheiro de ovo do pudim

Antes de mais nada, vou te ensinar uma técnica culinária que vai funcionar pra qualquer receita que pede ovos. Peneire os ovos. Mas muito cuidado! Não misture a colher que você está passando a gema pela peneira na gema peneirada, senão o cheiro vai passar junto e não vai adiantar nada.

Esse processo ajuda a eliminar aquela “pelinha” branca, quase transparente que envolve a gema do ovo. É ela que deixa um cheiro forte nas receitas, principalmente após cozidas. Não tem peneira em casa?

Então, você precisa ver esse vídeo. Eu realmente fiquei de boca aberta com tanta praticidade. Em alguns segundos você consegue retirar a película do ovo.

https://www.youtube.com/watch?v=tJaWzr2al3Y

É claro, você precisará quebrar o ovo com muito cuidado para que a gema não estoure. Mas se ela estourar, você pode tentar “pescar” a película assim mesmo ou tentar retirar com um garfo.

DICA EXTRA: prefira comprar ovos caipiras para fazer o truque. Os ovos caipiras possuem uma película muito mais resistente. Você pode perceber isso quando faz ovo cozido e é um desafio para retirar as cascas. 😉

Adicione essência de baunilha

Esse truque nunca falha. Aliás, utilizo muito em receitas de bolo. Sabe aquelas que pedem muitos ovos? Então, basta colocar 1 colher (sopa) de essência e prontinho.

O ingrediente elimina até o cheiro de ovo das sobremesas. No caso do pudim, eu coloco 1 colher (sopa) cheia porque amo o saborzinho da baunilha, mas tem gente que não gosta e prefere sentir mais o sabor do leite condensado.

Se esse é o seu caso, coloque apenas 1 colher (chá) de essência. Dessa forma, o sabor ficará bem mais suave, mas cumprirá o seu propósito que é mascarar o cheiro de ovo. Faça o teste aí na sua casa!

Adicione algumas gotinhas de limão

Quem luta com a rotina diária de casa sabe que o limão é um grande aliado, tanto na limpeza quanto na alimentação.

Você deve estar se perguntando: “mas o limão não vai talhar o pudim?” Sim, a princípio isso vai acontecer, mas depois de cozido não fará a mínima diferença porque a textura vai ficar perfeita.

Além disso, o limão ajuda a eliminar completamente qualquer resquício do ovo. Ele deixará seu pudim muito mais encorpado e com um toque cítrico. Vale a pena colocar apenas 2 colheres (sopa) de limão, senão o sabor ficará muito forte.

DICA EXTRA: aproveite para colocar algumas raspinhas de limão no pudim. O sabor vai ficar incrível e super refrescante!

4 segredos para um pudim perfeito!

 

1. Bata por bastante tempo

Esse é o segredo para aquele pudim todo furadinho. Eu, particularmente amo porque a calda de açúcar penetra nesses furinhos e deixa o pudim muito mais saboroso.

O tempo ideal de liquidificador é de 4 a 5 minutos. Após esse tempo, você perceberá que a mistura vai estar toda espumada por conta dos ovos. É isso que fará seu pudim ficar charmoso como da vovó.

2. Sempre faça o pudim em banho Maria

Eu sei, em banho Maria demora muito mais. Entretanto, o pudim vai ficar perfeitamente cozido e com o sabor mais acentuado.

SEMPRE coloque o pudim para assar em uma forma tabuleiro com água quente. A água deve cobrir até metade da forma do pudim. Já que a forma ficará no forno por até 1 hora e meia, é a quantidade perfeita para não evaporar tudo.

3. Prefere um pudim lisinho?

Há quem prefira um pudim lisinho porque parece uma nuvem na boca. A receita fica totalmente leve e delicada.

Para isso, basta adicionar 1 colher (sopa) de amido de milho. Pode ficar tranquilo que isso não vai afetar a textura do pudim, vai ficar cremoso do mesmo jeito.

Além desse truque, não é indicado bater tanto no liquidificador. Aliás, misture os ingredientes delicadamente com um fuê ou um garfo. 😉

4. Aprenda uma receita rápida sem forno

Sabia que você pode fazer uma receita idêntica àquela que vai ao forno muito mais rápida e fácil? Isso mesmo, você só precisará de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • A mesma medida de leite
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Basta fazer o caramelo como de costume, bater tudo no liquidificador e levar à geladeira por cerca de 6 horas. De um dia para o outro fica ainda melhor porque a calda vai incorporar perfeitamente no pudim.

E aí, gostou das minhas dicas? Aposto que você já está com água na boca para experimentar, não é mesmo? Compartilhe as dicas nas suas redes sociais. Tenho certeza de que servirá de inspiração pra muita gente! ♥


3 comentários em “Como tirar o cheiro de ovo do pudim?”

  1. E depois de pronto, tem como tirar o cheirinho do ovo? Posso por gotas ou raspas de limão antes de desenformar?

Os comentários estão encerrado.