Como tirar o sal da lasanha pronta? Tem jeito depois de assada?

Quer saber se tem como tirar o sal da lasanha pronta? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu também vou te passar algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse tipo de acontecimento. Confira!

Tem como tirar o sal da lasanha pronta?


como tirar o sal da lasanha pronta

A verdade é que tirar o sal da lasanha pronta é realmente um grande desafio e a opção mais eficaz seria desmontar ela completamente, acertar o sal e depois montar novamente, mas eu vou logo avisando que esse não é um método prático.

Outra coisa que você pode fazer para tentar salvar essa receita é adicionar um pouco mais de molho sem sal nessa lasanha e fazer com que esse molho penetre o máximo possível nas camadas. 

Assim o molho novo vai se misturar ao molho salgado e pode equilibrar um pouco mais esse sabor. 

Deixe para acertar o sal no final


Como eu te falei, não é tão fácil tirar o excesso de sal em uma lasanha pronta. Isso se deve principalmente a como ela é montada, em camadas, dificultando o desmonte, caso necessário. 

Por isso, o mais indicado é que você prepare o molho e acerte o sal no final, sem exageros. Ao experimentar o molho, antes de iniciar a montagem, você terá um maior controle para adicionar apenas a quantidade de sal necessária.  

Adicione um molho com creme de leite


Caso você tenha pesado a mão no sal na sua receita, saiba que o creme de leite pode ser seu grande salvador nessas horas. 

Ele é conhecido por neutralizar sabores e deixar molhos ainda mais cremosos. Caso sua receita combine com esse tipo de ingrediente, não exite em adicionar ele. 

Além de reduzir o sal no paladar, o creme de leite deixa seu molho ainda mais suculento e com sabor mais suave. 

Adicione uma camada de purê de batata


Esse é um truque muito antigo usado geralmente para tentar salvar lasanha que já foi assada, mas é importante que você saiba que nem toda lasanha permite esse truque. 

A batata no geral, é um ingrediente muito usado para retirar o excesso de sal em diversas receitas e no caso da lasanha, a melhor forma de adicionar ela é no formato de purê. 

Você pode adicionar uma camada bem generosa de purê de batata sem sal, levar ao forno por mais 5 minutos e deixar descansar por pelo menos 15 minutos. Nesse tempo o purê vai absorver um pouco do sal da sua lasanha, amenizando o sabor. 

Caso queira, você também pode servir ele separado, como acompanhamento da lasanha. Eu tenho certeza que seus convidados vão adorar. 

Não abuse do queijo


Sabemos que o queijo é um ingrediente que não pode faltar em uma receita de lasanha, não é mesmo? Mas caso a sua esteja salgada demais, eu te aconselho a controlar um pouco mais a quantidade de queijo usada. 

A camada interna de queijo é algo obrigatório, mas você pode optar por um tipo de queijo um pouco mais suave no sabor. 

E quanto ao queijo parmesão que todo mundo adora polvilhar por cima, é esse que você deve ter mais cuidado. Ele é bastante salgado e pode fazer com que sua lasanha fique intragável.

Leia também: Precisa cozinhar a massa da lasanha?

Experimente essas dicas!


Acredito que com essas dicas de como tirar o sal da lasanha pronta que eu acabei de te passar, vai ficar mais fácil para salvar a sua receita. 

E em uma próxima vez, lembre-se de adicionar o sal no seu molho sempre no final do preparo e não esqueça que na lasanha são usados ingredientes que geralmente já possui uma grande quantidade de sal, como o queijo e o presunto, então só adicione sal no molho se realmente achar necessário. 

Antes de ir embora eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e caso você utilize alguma dessas dicas que eu te passei, não esquece de voltar aqui para me contar se ela funcionou com você.

Ah, e se você souber de algum outro truque para tirar o sal da lasanha pronta, me conta também. Eu vou adorar saber!

Te desejo boa sorte e até a próxima!