Como comer queijo brie? Com o que combina?

Você está procurando saber como comer queijo brie? Então não deixe de conferir esse artigo que eu fiz especialmente para você. 

Nele eu vou te contar o que combina com esse tipo de queijo e vou te passar dicas de como consumir ele da forma certa. Acompanhe!

Descubra o que combina com queijo brie


como comer queijo brie

O brie é um queijo bem cremoso que possui um sabor suave. 

Esse não é um queijo do dia a dia, mas é bem popular aqui no Brasil. 

Os acompanhamentos mais conhecidos são sem dúvida as frutas frescas, como por exemplo a maçã, as uvas e as frutas vermelhas. 

Além disso, você também pode combinar com pão, torrada, vegetais grelhados, presunto parma ou até mesmo mel. 

As opções são inúmeras, o que vai definir o melhor acompanhamento para queijo brie é o seu gosto. 

Sirva esse queijo em temperatura ambiente


Isso mesmo! Por ser um queijo cremoso, o mais indicado é que você deixe ele fora da geladeira pelo menos 30 minutos antes de servir. 

Isso vai ajudar a deixar ele na textura certa e também vai liberar seus sabores. 

Retire a casca superior


Apesar de ser um queijo cremoso, a sua casca é um pouco firme. 

Por isso que na hora de servir é necessário retirar uma fina camada dessa casca superior para ter acesso a parte interna cremosa. 

Combine o queijo brie com geleias!


o que combina com queijo brie

Isso mesmo! O queijo brie também pode ser bastante consumido com diversos sabores de geleias ou compotas. 

Os sabores que vai escolher é você, mas a geléia de figo e a de framboesa são as que mais combinam. 

Sirva o queijo brie com um vinho de sua preferência


Se você está buscando uma bebida para combinar com esse queijo, saiba que o vinho é a melhor opção. 

Os vinhos brancos são os que mais combinam, mas você também pode servir um vinho tinto leve ou até mesmo um espumante. 

Qual a diferença entre o queijo brie e o queijo camembert?


Caso você já tenha reparado, esses dois tipos de queijos possuem características bem parecidas, mas eu posso te garantir que eles não são a mesma coisa. 

A primeira diferença é que o queijo brie teve origem na região de Brie na França, enquanto o queijo camembert teve origem na Normandia, também na França. 

Também existe uma pequena diferença no sabor  e aroma. Enquanto o queijo brie possui um sabor parecido com o de nozes, o queijo camembert possui um aroma de cogumelos e terra. 

Outra diferença importante é que o queijo brie normalmente é produzido em rodas grandes que podem variar de 1 a 3 kg. Já o queijo camembert é produzido em rodas de no máximo 350 g. 

Além disso, o queijo brie também possui um tempo de envelhecimento diferente. Enquanto ele passa cerca de 5 semanas nesse processo, o queijo camembert não ultrapassa 3 semanas. 

Como conservar o queijo brie da forma certa?


A primeira coisa que você precisa saber é que esse tipo de queijo precisa ser mantido resfriado entre 2ºC e 4ºC.  Sendo assim, o ideal é deixar ele guardado em uma parte que não seja tão fria, como a prateleira de legumes. 

Outra coisa importante é que você precisa manter ele sempre na embalagem original que geralmente é feita de madeira ou papelão e tem o objetivo de proteger o queijo por mais tempo. 

E é claro que ele não pode ser armazenado junto com outros tipos de queijos. Seu sabor e aroma são bem presentes e outros alimentos podem acabar absorvendo.

Leia também:  O que combina com gin?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir como comer queijo brie, eu tenho certeza que ficou mais fácil servir esse petisco aí na sua casa, não é mesmo? 

Sendo assim, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e sirva esse queijo com os melhores acompanhamentos.

Ah, volta aqui depois para me contar qual foi o ingrediente que você combinou com esse queijo e me dizer também qual nota você daria para essa combinação. Eu vou amar saber!

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia de sempre. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Boa sorte e até a próxima!