Como não deixar o macarrão grudar? Veja o que fazer

Você está procurando saber como não deixar o macarrão grudar? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te apresentar dicas incríveis. 

Aqui eu vou te contar a quantidade exata de água, qual a panela certa para realizar o cozimento da sua massa e muito mais. Não deixe de conferir!

Escolha a panela correta!


Como não deixar o macarrão grudar

A primeira coisa que você precisa se atentar antes de colocar seu macarrão para cozinhar é se a panela que você pretende usar tem a capacidade de comportar toda a sua massa. 

O mais correto é que seja uma panela grande, alta e funda. Isso porque durante o processo de cozimento a massa pode dobrar de tamanho e ela precisa ter espaço para crescer de uma forma confortável.

Qual a quantidade de água?


A quantidade de água é um dos fatores mais importantes para não deixar seu macarrão grudar.

De acordo com profissionais da cozinha, o recomendado é que seja colocado 1 litro de água para 100 g de massa.

E nunca esqueça que essa água precisa estar bem salgada e não se preocupe, pois a massa não vai absorver esse sal. Então adicione cerca de ½ colher de sopa de sal a cada litro de água. 

Espere a água ferver!


Acredito que esse seja um dos principais erros cometidos na hora de cozinhar qualquer tipo de massa. 

Nem todo mundo sabe, mas é necessário aguardar a água alcançar uma certa temperatura para só depois adicionar o macarrão. 

A água precisa estar borbulhando bastante, por isso mantenha sempre o fogo no alto. Quando ferver adicione o macarrão e logo em seguida mexa um pouco.

E é bom lembrar que não precisa quebrar a massa para colocar na panela. Se você estiver usando o macarrão espaguete, saiba que também não precisa forçar a massa para que ela esteja toda coberta pela água. Aos poucos ela vai amolecendo e tudo se mistura naturalmente, mas como eu disse acima, o ideal é que você use uma panela que comporte toda a sua massa. 

Qual o tempo ideal para cozimento de macarrão?


A verdade é que essa informação você pode encontrar em qualquer embalagem de macarrão. 

Esse tempo pode variar de acordo com o tipo e a marca da massa, mas geralmente é em torno de 8 a 12 minutos. 

Durante esse tempo é necessário mexer pelo menos umas 3 vezes. 

Posso colocar óleo no macarrão para não grudar?


Como não deixar o macarrão grudado

Acredito que todo mundo já fez isso em algum momento da vida, mas eu posso te garantir que essa não é uma boa ideia. 

Se você está procurando um método para não deixar o macarrão grudar, saiba que adicionar óleo na água do cozimento não só vai atrapalhar a sua receita como também não vai ajudar a deixar seu macarrão soltinho. 

Ele não interfere em nada no processo de cozimento e no final, mesmo depois de escorrer a água, sua massa ainda fica escorregadia. Isso vai fazer com que o macarrão não se incorpore ao molho que você provavelmente vai adicionar logo depois. 

Não precisa lavar o macarrão!


Lavar o macarrão depois de cozido já se tornou um processo tão natural que até eu me pego fazendo as vezes, mas a verdade é que fazer isso faz com que a massa perca todo o seu amido e mesmo seguindo todas as dicas que eu acabei de te passar, seu macarrão vai acabar grudando depois de escorrido.

Por isso, quando terminar de escorrer, não precisa lavar o macarrão. Basta adicionar um fio de azeite por cima para não grudar e reservar até a hora de adicionar o molho e servir. 

Leia também: Macarrão bifum

Experimente essas dicas ainda hoje!


Depois dessas dicas de como não deixar o macarrão grudar, eu acredito que você vai conseguir preparar um prato delicioso para você e sua família. 

Não esquece de depois voltar aqui para me contar qual foi a dica que você mais gostou, tá certo? Eu vou adorar saber!

Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito importante!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira.

Te desejo boa sorte e até a próxima!