Lavar o macarrão depois de cozido: Você faz isso? Descubra se é certo ou errado

O macarrão é um prato que se tornou tão popular no Brasil quanto o nosso feijão com arroz. Principalmente pela versatilidade desse ingrediente que permite a preparação de várias receitas diferentes. Entretanto, as pessoas passaram a adotar certas prática, como por exemplo, lavar o macarrão depois de cozido. Mas será que isso é certo?

Essa é uma prática muito comum, na realidade. As pessoas fazem isso na intenção de retirar a viscosidade gerada no cozimento, por acreditar que essa prática evita que o macarrão fique mole demais, e porque, quando o molho não é acrescentado logo, os fios do macarrão tendem a grudar.

Para esclarecer essa e outras dúvidas relacionadas a esse produto tão consumido, preparamos esse artigo. Além disso, você vai aprender uma receita maravilhosa para você experimentar aí na sua casa.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

É certo lavar o macarrão depois de cozido?

Lavar o macarrão depois de cozido

A resposta é: não! Você não deve lavar o macarrão depois de cozido, a não ser que você esteja preparando uma receita fria, como por exemplo uma salada que leva esse ingrediente. Apenas nesses casos é uma prática aceitável.

Vamos explicar o porquê, e tenho certeza que a partir de agora você vai começar a preparar esses pratos corretamente, nesse aspecto, e ver a diferença no resultado.

Então, quando você escorre o seu macarrão e depois o lava, basicamente o que você está fazendo é retirar o amido da superfície desse alimento e também um pouco do sal, adicionado durante o cozimento. Essa prática, além de poder alterar a textura da massa, prejudica a aderência do molho com o macarrão.

Mas então o que fazer para o macarrão ficar soltinho? Já que, se o macarrão ficar pronto primeiro e for reservado para aguardar o molho, certamente irá grudar.

Bom, o ideal é sempre reservar a água que você utilizou durante a cocção. Assim, você pode utilizar parte dela para “lavar” o macarrão antes de acrescentar o molho, garantido assim que o amido permaneça na pasta.

A outra parte da água do cozimento você pode utilizar, seguindo a medida da receita, para acrescentar no molho. Isso mesmo! Muita gente não sabe, mas fazer isso faz com que o molho incorpore muito melhor com o macarrão, além de espessar e ainda ajustar o sal final da receita.

Entretanto, se você tem a intenção apenas de cozinhar a pasta para ser utilizada depois, o ideal é que, assim que estiver no ponto, você escorra e acrescente uma boa quantidade de gordura, como o azeite ou a manteiga.

Dessa forma, quando você for temperar o macarrão, ele ficará soltinho.

Observação: lembre-se de que para que o seu macarrão não grude durante o cozimento, você não pode economizar na água. Por exemplo, a medida certa é 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.

Também não é necessário utilizar óleos durante a cocção, como o azeite por exemplo. 

Agora que você já sabe que não se deve lavar o macarrão depois de cozido, confira um vídeo excelente que vai esclarecer diversas dúvidas sobre como cozinhar macarrão corretamente.

Com essas dicas você vai conseguir excelentes resultados para as suas receitas.

https://www.youtube.com/watch?v=huDZ98bMRy8&ab_channel=MohamadHindi

Vale mencionar que, em relação a consistência do macarrão, ele deve ser cozido até estar al dente, isso vai garantir que a textura se mantenha. Então, essa história de lavar o macarrão para que ele não fique muito mole depois, não faz sentido nenhum.

Já que o ponto certo da massa só pode ser definido de acordo com a cocção. Para acertar é bem simples, basta reduzir dois minutos do tempo indicado na embalagem.

Por exemplo, se nas instruções estiver dizendo para você cozinhar o macarrão por 10 minutos, você aguarda apenas 8 minutos. E depois, finaliza o preparo na panela, junto com o molho ou temperos.

Receita de macarrão ao alho e óleo com pimenta

Essa receita simplesmente incrível, é muito tradicional na Itália e eu tenho certeza que você vai se apaixonar. Este é um preparo rápido, prático, com poucos ingredientes e extremamente saboroso.

Vale muito a pena experimentar! Principalmente agora que você sabe o quanto lavar o macarrão depois de cozido é um erro. Com isso, você pode ter o autêntico sabor de um prato italiano aí na sua casa.

Experimente não lavar o macarrão!

Seguindo todas essas dicas que reunimos no texto, experimente fazer o macarrão sem lavar. Eu posso te garantir que o resultado é completamente diferente e você vai perceber o quanto a receita fica mais saborosa.

Espero que as informações do artigo tenham sido úteis, bem como, que você tenha esclarecido várias dúvidas. Conta para a gente o que você achou e prove também essa receita maravilhosa. Vamos adorar saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!