Como fazer feijão sem panela de pressão?

Será que é possível fazer feijão sem panela de pressão? Quem sofre com essa dúvida são os solteiros e quem teve problemas com a panela de pressão.

Na maioria das vezes, a borracha perde a vedação, aí para resolver só comprando outra. Vou te mostrar como é possível cozinhar um feijão delicioso em panela comum. Veja só!

Passo a passo para fazer feijão sem panela de pressão

1. Não adianta, precisa de remolho

Já falei aqui no blog sobre a importância do remolho do feijão e, nesse caso, é ainda mais importante. Como vamos cozinhar em uma panela comum, o tempo será maior.

Então, o remolho vai ajudar a amaciar os grãos fazendo com que agilize o processo. Escolha uma bacia grande, coloque o feijão e adicione água até cobrir. Coloque um pouco mais de água até ficar 4 dedos acima do feijão.

O feijão vai inchar e dobrar de volume. Sendo assim, quanto mais espaço para ele crescer e mais água tiver, melhor. Deixe o feijão descansar na água por no mínimo 12 horas.

Para ser mais prático, eu coloco na noite anterior. No dia seguinte, só escorro a água, lavo muito bem os grãos e já pode colocar para cozinhar! 😉

Não tem tempo para esperar de um dia para o outro? Então, deixe no remolho por cerca de 5 horas, nada menos do que isso, senão vai ser difícil de cozinhar.

2. Panela grande e água suficiente

Agora você precisará escolher uma panela bem grande, suficiente para acomodar a quantidade de feijão e de água. Lembrando que ele vai crescer bastante durante o tempo de cozimento.

E por falar em volume de água, o ideal é que tenha mais ou menos 6 vezes o volume de feijão. Para sermos mais práticos, observe até ficar com cerca de 4 dedos acima do feijão.

3. Água fria

Outra coisa importante, ao colocar o feijão na panela, adicione água fria. Se você colocar direto a água fervendo, correrá o risco de perder a estrutura do feijão.

Mas o que pode acontecer? Poderá soltar as cascas e os grãos vão enrijecer. Além disso, poderá acelerar o processo de cozimento, o que não é legal, já que ele precisa de um certo tempo para chegar no ponto correto, al dente.

4. Tempero ideal

Olha, muita gente diz que não é indicado colocar o sal na hora de cozinhar, porque dificulta para amolecer os grãos. Realmente, depois do tempo de cozimento, você perceberá que estarão um pouquinho mais firmes.

Eu, particularmente, acho isso muito bom, já que depois terei que deixar mais 10 minutos com a tampa aberta para secar a água. É o tempo ideal para que eles fiquem bem macios.

Então, eu acho que o sal é um limitador que impede que os grãos desmanchem. Mas fica totalmente a seu critério.

Nessa etapa, adicione os condimentos que você gosta. Eu costumo sempre colocar: chimichurri, colorau, sal e pimenta do reino.

5. Tempo ideal de cocção

Por isso eu disse que era super importante deixar o feijão no remolho, vai influenciar muito no tempo de cozimento.

Serão necessários 50 minutos. Quando a água começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e conte o tempo certinho.

É claro, o tempo dependerá muito da potência do seu fogão e da resistência da panela. Se for uma panela com acabamento mais fino, poderá cozinhar mais rápido. Vale a pena fazer alguns testes e não colocar muito feijão na panela.

6. Segredo para um feijão mais cremoso

como fazer feijão sem panela de pressão

Após os 50 minutos, você verá que a água não secou completamente. Isso é normal. Além desse tempo de cozimento, deixe o feijão refogando por mais 10 minutos com a tampa aberta para apurar.

Retire um pouco dos grãos de feijão (sem o caldo), coloque em um prato e comece a amassar com um garfo. Feito isso, é só adicionar no feijão e mexer muito bem.

Você verá que imediatamente o caldo vai engrossar. Muito interessante, não é mesmo?

7. O tempero final

Você deve ter percebido que na etapa dos temperos eu não mencionei nem a cebola nem alho.

A cebola eu não indico colocar porque ela não derrete, mesmo picando bem fininho. Então, pode atrapalhar na hora da apresentação, principalmente se for combinar com algum tipo de acompanhamento diferente.

Mas nada te impede de colocar. Se você decidir por isso, coloque antes de cozinhar o feijão. Doure a cebola no azeite e só depois acrescente o feijão para cozinhar. Aí vai incorporar direitinho no sabor.

A única coisa que coloco depois que o feijão já está cozido é o alho amassadinho. Se você colocar antes de cozinhar, não vai pegar o sabor.

Sendo assim, doure 3 dentes de alho amassados no azeite e acrescente no feijão já cozido. Dei o exemplo de 3 dentes, mas coloque a quantidade que você está acostumado e que seja coerente com a quantidade de feijão.

Viu só como não é nada complicado fazer feijão sem panela de pressão? Se estava com vontade de comer feijão faz tempo, agora é hora de matar essa vontade. Compartilhe as dicas! ♥


você pode gostar também