Queijo estraga na geladeira? Veja quanto tempo ele pode ficar

Hoje eu vou te contar se o queijo estraga na geladeira e quanto tempo você pode manter ele nessas condições. 

Além disso, eu vou te contar algumas dicas de conservação que vão te ajudar a prolongar a vida útil desse ingrediente tão usado aqui no Brasil. Acompanhe e aprenda a cuidar do seu queijo da melhor forma. 

Descubra se queijo estraga na geladeira


queijo estraga na geladeira

O queijo é um alimento apreciado em diversas culturas ao redor do mundo e é conhecido por sua variedade de sabores e texturas. Ao comprarmos queijo, é importante saber como conservar adequadamente para garantir sua qualidade e evitar o desperdício.

Ao armazenar queijo na geladeira, é natural se perguntar se ele pode estragar. A verdade é que isso pode variar de acordo com o tipo de queijo, mas, de maneira geral, a refrigeração é uma forma eficaz para manter esse ingrediente com uma boa qualidade.

Quanto tempo o queijo pode ficar na geladeira?


Mesmo sabendo que deixar o queijo na geladeira pode sim conservar ele, é importante que você saiba que existe um tempo para o consumo mesmo estando nessas condições. 

O tempo de armazenamento na geladeira pode variar conforme o tipo de queijo. Alguns queijos mais frescos, como ricota e cottage, devem ser consumidos dentro de uma semana após abertos. Já os queijos mais duros, como parmesão e cheddar, podem durar de duas a quatro semanas na geladeira, desde que sejam embalados da forma correta.

Pode congelar queijo?


Se você quer aumentar a vida útil do queijo, saiba que dá para levar ele para o congelador. 

No entanto, é importante considerar que a textura do queijo pode se alterar após o descongelamento.

O mais recomendado é congelar o queijo em porções menores, envolto em filme plástico ou em sacos próprios para congelamento.

Outra coisa que você também precisa se atentar é a temperatura do seu congelador. Ele precisa estar com pelo menos -18°C ou abaixo.

Os queijos que possuem uma textura mais firme são mais adequados para congelamento do que os queijos frescos, que podem perder a textura e a cremosidade.

Quanto tempo o queijo pode ficar no congelador?


O tempo de armazenamento no congelador varia de acordo com o tipo de queijo e a sua condição antes do congelamento. 

Geralmente, esse ingrediente pode ser mantido congelado por um período de 3 a 6 meses, mas é recomendado consumir assim que possível para preservar a qualidade.

Não misture os queijos!


Essa é uma dica que você não pode esquecer, pois se você não seguir ela, tenha certeza que a qualidade dos queijos será alterada. 

Se você tem mais de um tipo de queijo e quer armazená-los tanto na geladeira quanto no congelador, saiba que você não pode mistura-los. 

O indicado é você armazenar cada tipo de queijo em uma embalagem separada, pois eles podem transmitir odores e sabores um ao outro. 

Pode comer queijo com mofo?


quanto tempo o queijo pode ficar na geladeira

A verdade é que existem alguns tipos de queijo que são mofados, mas isso só é seguro quando acontece intencionalmente. Esse processo é importante para adicionar características importantes como sabor e textura. 

O queijo azul, o brie e o camembert são bons exemplos de queijos mofados que você pode consumir. 

Agora se você comprou algum outro tipo de queijo que não possui essa característica e com o tempo você observou o aparecimento de mofo, saiba que o mais indicado é que ele seja descartado imediatamente. 

É importante lembrar que o mofo pode ser tóxico e prejudica a saúde do nosso organismo, mesmo que seja em pequenas quantidades. 

Leia também: Como tirar o gosto amargo do queijo minas?

Experimente essas dicas!


Agora que eu já te contei se o queijo estraga na geladeira, ficou mais fácil conservar esse ingrediente aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo! Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você. 

Eu tenho certeza que com elas, seu queijo vai durar muito mais tempo. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo informação de qualidade para você. 

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira e que aqui você  tenha encontrado todas as respostas para as suas perguntas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!