Como fazer arroz em grande quantidade?

Hoje você aprenderá como fazer arroz em grande quantidade e verá que não tem segredo nenhum. Além disso, ficará extremamente soltinho.

Cada pessoa tem o seu jeito particular de fazer arroz branco. Seja para uma festa com churrasco, trabalhar com marmitas ou até mesmo fazer comida para a semana toda, conheça a seguir algumas dicas que vão te ajudar muito!

8 dicas certeiras para fazer arroz em grande quantidade

como fazer arroz em grande quantidade

1. Escolha uma panela bem grande

Sim, isso é muito importante. O arroz costuma dobrar de volume após o cozimento. Então, é interessante que você troque por uma panela maior, suficiente para o arroz se desenvolver lá dentro.

Ele precisa mais ou menos de 4 dedos de espaço de sobra, além do espaço para o arroz e a água. Portanto, tome esse cuidado antes de tudo. 😉

2. Medida exata de água

O que vai deixar o seu arroz no ponto perfeito é a água. Sendo assim, para não errar, basta utilizar a medida padrão: para cada 1 xícara (chá) de arroz, utilize 2 xícaras (chá) de água.

Se você colocar menos água, terá um arroz duro que não cozinhou direito. Se colocar mais água do que a medida, terá um arroz papa.

3. Acerte no sal

Como medir o tempero exato para uma quantidade maior do que o habitual? A maioria das pessoas colocam o sal “no olho” e isso pode ser um erro. Em casos como esse, que você terá que dobrar a receita, vai ser muito mais difícil de saber quanto colocar de sal.

Geralmente, para cada 1 xícara ou 1 copo de arroz, colocamos 1 colher (café) rasa de sal. Então, é só dobrar a medida. Mas se estiver com dúvida, experimente a água temperada e acerte o sal, caso seja necessário.

4. Quanto de cebola e alho colocar?

Aqui é um dilema, pois cada pessoa coloca uma quantidade diferente. Lá em casa, por exemplo, gostamos muito de alho. Então, para cada xícara de arroz, eu coloco 4 dentes de alho amassados. Pode parecer muito, mas deixa o arroz extremamente saboroso.

Quanto à cebola, eu sempre coloco ½ cebola para cada xícara. Mas é claro, depende sempre do tamanho da cebola. Se for pequena, sempre coloco 1 inteira. Portanto, tome como base essa quantidade e vá aumentando de acordo com a quantidade de arroz que for fazer. 😉

A maioria das pessoas que eu conheço, fazem arroz somente com alho. Nesse caso, é indicado 1 colher (sopa) de alho amassado. Eu, particularmente, acho que o arroz fica muito mais gostoso com cebola também. Experimente a combinação, vale a pena!

5. Qual é a quantidade de óleo?

A quantidade ideal de óleo para arroz é sempre 1 colher (sopa) para cada xícara de arroz. Não é muito indicado exagerar no óleo. Ele serve mesmo para dourar a cebola e o alho, mas isso deve ser feito em fogo bem baixinho.

Se você utilizar um pouco mais de cebola e alho, como eu, vale a pena utilizar 1 colher e ½. Por outro lado, se quiser um arroz mais saudável, opte por utilizar o azeite ou óleo de coco. 😉

6. Refogue muito bem o arroz

Essa é a segunda etapa mais importante no preparo de um arroz bem soltinho. Depois que você já acertou na medida dos temperos, é hora de adicionar o arroz e deixar refogar um pouco.

Mas atenção, mexa sempre, senão vai queimar. “Quando sei que está na hora de adicionar a água?” Quando você perceber que os grãos já ressecaram um pouco e estão muito mais branquinhos do que na hora que colocou, é hora de adicionar a água.

7. Coloque água fervente

Já vi muita gente colocar água fria, direto da torneira, na hora de cozinhar o arroz. Não que isso seja errado, mas a receita vai ficar melhor com a água fervida. Ao colocar a água quente, não haverá aquele choque térmico. Isso pode prejudicar o ponto do arroz.

Sem contar que vai agilizar muito mais o cozimento do arroz. Como você fará um arroz em grande quantidade, vai demorar muito até começar a ferver na panela. Aqui em casa, enquanto vou dourando a cebola, o alho e refogo o arroz, já deixo a água fervendo.

8. Tampa fechada ou semiaberta?

Quanto tampamos completamente a panela, aceleramos o cozimento. Se a sua panela tiver aquele furinho, onde sairá o vapor, pode deixar tampada durante todo o processo. Se não tiver, pode deixar uma fresta aberta só para sair o vapor do início do cozimento.

Entretanto, quando a água estiver secando, vale a pena fechar completamente a panela para que cozinhe direitinho o arroz. Não é indicado deixar a tampa da panela aberta porque a água vai secar mais rápido e o arroz não vai cozinhar direito.

Aposto que com todas essas dicas e truques você vai acertar em cheio no preparo do seu arroz. Corre pra cozinha começar os preparos e boa sorte! ♥


você pode gostar também