Como cozinhar beterraba para salada?

Hoje vou te ensinar como cozinhar beterraba para salada e vou logo te adiantando que você pode precisar de uma panela de pressão e alguns minutos de sobra. 

Além disso, vou te apresentar uma receita de salada de beterraba de dar água na boca.

Confira!

Quanto tempo demora para cozinhar a beterraba?


Como cozinhar beterraba para salada

Cada tipo de legume tem um tempo diferente de cozimento. Alguns ficam pronto em no máximo 2 minutos, que é o caso dos legumes com coloração esverdeada.

Já a beterraba é considerada um dos alimentos que mais demora para cozinhar. Se você cortar em pedaços grandes, pode demorar até 45 minutos para que ela esteja na textura boa para comer. 

Por isso, é indicado até que seja utilizada a panela de pressão com uma quantidade de água que cubra o legume, mas se você achou esse método demorado demais, existem outras formas, confira!

Como cozinhar a beterraba no vapor?


Um dos métodos mais conhecidos para cozinhar legumes é no vapor. Você pode utilizar uma máquina específica para isso ou fazer como faço aqui em casa, no cuscuzeiro ou em um escorredor de inox em cima de uma panela com água. 

No geral, cozinhar dessa forma faz com que todos os nutrientes sejam mantidos no legume, tornando ele muito mais saudável e com sua cor inalterada. 

Esse processo demanda menos tempo, principalmente se a beterraba for cortada em pedaços pequenos ou ralada e  você utilizar uma tampa. Dessa maneira, demora em torno de 20 minutos para chegar no ponto ideal.

Você sabia que pode comer beterraba crua?


salada de beterraba ralada

Nem todo mundo sabe, mas é super possível ingerir beterraba sem cozinhar e inclusive é recomendado pelos médicos que seja feito dessa forma. 

Aqui em casa sempre faço salada de beterraba ralada com cenoura. Também é comum encontrar em restaurantes como opção de salada crua. 

Além de demandar menos tempo no preparo, já que só é necessário ralar e temperar, dessa forma a beterraba também fica uma delícia. Crocante e com seu sabor original. 

Como fazer salada de beterraba simples?


Essa é uma receita super simples de salada de beterraba que pode te ajudar a economizar bastante tempo na cozinha durante a semana, sabia?

O preparo dela permite que ela dure até 15 dias se for guardada na geladeira em um vidro com tampa. Dessa forma, na hora do almoço ou quando quiser preparar um lanche saudável, é só pegar a porção que você deseja e guardar novamente.

Super prático, não é?

Ingredientes:

  • 1 kg de beterraba cozida na pressão
  • 1 e 1/2 colheres de sal
  • 1/2 copo de vinagre branco
  • 2 colheres de açúcar
  • 5 cravos 
  • 1 folha de louro

Modo de Preparo: 

  • Depois do cozimento corte as beterrabas em rodelas não muito finas. 
  • Dissolva o açúcar e o sal no vinagre e adicione os cravos e o louro. 
  • Junte com a beterraba e coloque em uma vasilha de vidro com tampa.

Leia também: Como saber se a batata está cozida?

Experimente!


Esses métodos de como cozinhar beterraba para salada são super simples, não é?

A demora é apenas da beterraba mesmo, mas não esqueça de experimentar ela em uma salada crua, eu tenho certeza que você vai adorar e além do mais, vai economizar seu tempo, já que não precisa de preparos demorados. 

Espero que essas informações tenham te ajudado e que dê tudo certo por ai!

Até a próxima!