Segredos do doce de leite caseiro: Descubra como ficar perfeito

No artigo de hoje eu vou te contar os segredos do doce de leite caseiro. São truques que podem te ajudar a preparar um doce perfeito aí na sua casa e o melhor: sem muitas dificuldades. 

Aqui eu também vou te passar uma receita de doce de leite caseiro incrível para você preparar aí na sua casa. Confira!

Como fazer um doce de leite super cremoso?


segredos do doce de leite caseiro

Você pode até achar que não, mas preparar um doce de leite cremoso em casa não é tão difícil quanto parece. Existem duas técnicas que podem ser usadas. A técnica mais conhecida consiste em deixar ele reduzir bem e mexer sempre. 

É importante se atentar ao ponto desejado e retirar seu doce do fogo antes de alcançar essa textura, pois depois de esfriar ele vai ganhar mais firmeza. 

A outra técnica você vai precisar diluir 2 colheres de amido de milho e ½ copo de leite líquido. Depois de dissolver todo o amido, misture ao doce e mexa bem até engrossar. 

A grande vantagem dessa técnica é que ela faz com que se doce renda bem mais, já que não precisa reduzir tanto, mas é importante saber que se você fizer dessa forma o resultado final vai ser um doce de leite com um sabor leve. 

Quanto mais tempo você deixar reduzindo, mais intenso será o sabor. 

Como não evitar que o doce de leite transborde?


Se isso já aconteceu aí na sua casa, você reparou que a sujeira feita com o leite é realmente muito chata de limpar, sem contar o desperdício, não é mesmo?

Aqui no Brasil existem diversas técnicas para evitar esse tipo de acidente na cozinha. No caso da receita de doce de leite, você pode iniciar colocando um pires no fundo da panela. 

Esse pires vai te ajudar a controlar um pouco mais a fervura intensa e também vai fazer com que o líquido não suba tanto. 

Uma outra técnica que é muito antiga, super popular e que funciona muito bem é colocar uma colher de pau na borda da panela, de uma ponta a outra e bem no centro. 

Isso vai fazer com que o leite não ultrapasse aquele limite de espaço. 

Coloque um pires no fundo da panela


Esse é um dos maiores segredos do doce de leite caseiro. É muito comum que durante o cozimento, o leite ferva muito e estoure bolhas grandes, podendo causar até queimaduras. 

A função do pires no fundo da panela é exatamente controlar essa fervura intensa e assim evitar essas bolhas maiores.

Coloque o pires virado para baixo e não esqueça de mexer a parte da panela que está coberta pelo pires para não queimar. 

Adicione uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio


segredos do doce de leite

O bicarbonato é utilizado na culinária para preparar diversos tipos de receitas e no caso doce de leite ele possui uma função muito importante.

Ele é responsável por evitar que o leite talhe por qualquer motivo. Sem contar que ele também permite que sua receita fique mais cremosa e homogênea. 

A quantidade necessária é muito pouca. Basta ¼ de uma colher de chá para uma receita com 1 litro de leite. 

O ideal é que você misture ele com um pouco de leite antes de adicionar na receita inteira. 

Leia também: Qual a diferença do leite em pó e o composto lácteo?

Aproveite!


Eu tenho certeza que depois de conhecer esses segredos do doce de leite caseiro, você nunca mais vai errar essa receita!

Preparar esse doce em casa pode ser um grande desafio para quem não tem a experiência necessária. Seus processos podem causar alguns acidentes como queimaduras graves, sem contar que sua receita pode desandar de uma hora para outra e causar um desperdício desnecessário. 

É por isso que essas dicas são importantes. Com elas você consegue preparar um doce cremoso, com um sabor incrível e o melhor: feito de forma super simples, rápida e segura! Então aproveite para colocar todas elas em prática ainda hoje!

E por favor não esquece de voltar aqui para me contar se essas dicas funcionaram bem com você, tá certo?

Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira e que você saia daqui ainda mais inspirado para preparar esse doce de leite caseiro. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte. 

Até a próxima!