Mingau de milho para 50 pessoas: Qual a quantidade?

Por acaso você está procurando uma receita de mingau de milho para 50 pessoas? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Além da receita completa, eu também vou esclarecer algumas dúvidas que podem te ajudar muito. Sendo assim, não deixe de acompanhar!

Experimente essa receita de mingau de milho para 50 pessoas


Mingau de milho para 50 pessoas

Se você está pensando em fazer um evento e a sua ideia é preparar um mingau de milho para 50 pessoas, então eu tenho certeza que você vai gostar de conhecer essa receita que eu vou te apresentar logo a seguir. 

Esse é um mingau muito popular aqui no Brasil e o melhor é que ele é muito fácil de preparar. Confira opasso a passo a seguir:

Ingredientes:

  • 2 kg de fubá de milho;
  • 2 kg de açúcar;
  • 10 litros de água;
  • 1 litro de leite;
  • Sal a gosto;
  • Canela em pó opcional.

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é misturar o fubá com a água em uma panela grande;
  • Misture bem até dissolver completamente e leve ao fogo médio;
  • Mexa constantemente para evitar que o mingau grude no fundo da panela;
  • Quando começar a engrossar, adicione o açúcar e continue mexendo
  • Aos poucos adicione o leite e o sal;
  • Continue cozinhando e mexendo até o mingau atingir a consistência desejada;
  • Retire do fogo e, se preferir, polvilhe canela em pó antes de servir.

Qual a quantidade e qual a porção individual do mingau de milho?


Para servir essa quantidade de mingau de milho da maneira certa, sem deixar faltar ninguém, é importante que você saiba qual é o tamanho da porção individual.

Isso vai te ajudar muito na hora de servir e a primeira coisa que você precisa fazer é escolher o recipiente que você vai colocar esse mingau. Por ser uma quantidade maior, é importante que você faça essa escolha com antecedência. 

A porção individual do mingau de milho pode variar de 150g a 200g. Sendo assim, você vai precisar de cerca de 10 kg de mingau de milho para servir essa quantidade de pessoas. 

O que combina com mingau de milho?


A verdade é que o mingau de milho é super versátil e pode ser combinado com uma variedade de ingredientes para criar uma refeição equilibrada. Algumas opções incluem:

  • Coco ralado: Polvilhe um pouco de coco ralado no mingau e experimente um sabor tropical delicioso. 
  • Frutas frescas: Adicione pedaços de frutas frescas, como morangos, blueberries ou kiwi, para um toque de frescor e doçura.
  • Mel ou melado: Regue o mingau com mel ou melado para um toque extra de doçura e complexidade de sabor. 
  • Leite condensado: Uma colher de leite condensado pode intensificar a doçura e proporcionar uma textura mais cremosa.

Use leite no lugar da água!


Se a sua ideia é preparar um mingau perfeito, saiba que trocar a água por leite integral é uma ótima ideia. 

Além de adicionar um sabor diferenciado, o leite também deixa o mingau mais cremoso e nutritivo.

Como deixar o mingau de milho mais saboroso?


Para deixar seu mingau ainda melhor, durante o preparo adicione um pouco de extrato de baunilha.

Ele realça os sabores e ainda proporciona um aroma diferenciado no seu mingau de milho. Vale a pena experimentar!

Outra coisa que você pode fazer para equilibrar essa receita é adicionar raspas de algumas fruta cítrica. As mais usadas são o limão e a laranja, mas você pode usar aquela que você preferir. 

Além disso, agregar uma quantidade de manteiga no final do cozimento pode te oferecer um resultado incrível. 

Pode congelar mingau de milho?


Se você fez uma grande quantidade de mingau de milho e acabou sobrando, saiba que dá sim para congelar essa sobra, mas é importante que você faça isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você precisa saber é que esse mingau precisa estar completamente frio antes de ser levado para o congelador. Isso vai ajudar a preservar a sua textura e evita a formação de cristais de gelo. 

Outra coisa que você pode fazer para manter o mingau  bem conservado é dividir ele em porções individuais. Ao fazer isso você vai facilitar muito a sua vida na hora de descongelar, pois você não vai precisar fazer isso com toda a quantidade que congelou, apenas com a quantidade que vai consumir. 

Você também precisa se atentar ao recipiente que você vai usar para congelar essa sobra. É importante que seja hermético ou caso você escolha usar sacos plásticos, eles devem ser próprios para serem levados ao congelador e se possível, retire o máximo de ar de dentro dele. 

Quanto tempo o mingau de milho pode ficar no congelador?


receita de mingau de milho para 50 pessoas

Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, saiba que essa sobra pode ficar no congelador por até 3 meses sem perder suas principais características. 

Lembre-se de fixar uma etiqueta com a data do congelamento na embalagem. Assim será mais fácil acompanhar a validade. 

Na hora de descongelar, é super simples. Basta transferir o mingau do congelador para a geladeira e deixar durante uma noite. Depois você só vai precisar aquecer no fogão ou no microondas, mexer bem e servir. 

Se você observar que o mingau ficou mais firme, adicione um pouco mais de leite ou água para recuperar a sua textura cremosa. 

Leia também: Como engrossar mingau de milho?

Aproveite essas dicas!


Depois de você conhecer essa receita de mingau de milho para 50 pessoas, o que está faltando para você começar a preparar essa delícia? Eu tenho certeza que com essas dicas que eu acabei de te passar, você vai conseguir servir um mingau delicioso para seus convidados. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo na hora de preparar essa receita e também para dizer qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!