Pode fazer risoto com arroz normal?

Se você está procurando saber se pode fazer risoto com arroz normal, não deixe de acompanhar esse artigo até o final.

O risoto é um prato muito popular aqui no Brasil e em todo o mundo e consiste em uma receita cremosa feita com um arroz específico. 

Aqui eu vou te contar sobre as possibilidades de preparar essa delícia utilizando outro tipo de arroz e também vou te passar algumas dicas que podem te ajudar bastante. Confira!

Descubra se pode fazer risoto com arroz normal


Pode fazer risoto com arroz normal

Você está com vontade de preparar um risoto para você e toda a sua família, mas não conseguiu encontrar o arroz para risoto? Então não precisa se preocupar pois você pode fazer risoto com arroz normal

É claro que no final você vai ter um risoto um pouco diferente, mas na questão do sabor, você vai se surpreender. 

Experimente essa receita de risoto com arroz normal


Se você observar, o risoto é um prato muito versátil e por isso você pode realizar diversas adaptações como essa. 

E para te deixar por dentro de tudo, eu vou te apresentar uma receita de risoto feito com o arroz normal que vai te deixar com água na boca. Não deixe de conferir!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz comum;
  • 4 xícaras de caldo de legumes ou caldo de frango;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/2 xícara de vinho branco seco;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Ervas frescas picadas.

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você vai fazer é preparar o caldo que você vai utilizar nessa receita; 
  • Logo depois, adicione uma colher de manteiga em uma panela, coloque a cebola e o alho picado;
  • Refogue até dourar levemente;
  • Em seguida adicione o arroz à panela e refogue por 1-2 minutos, mexendo sempre, até que os grãos estejam levemente tostados;
  • Depois despeje o vinho branco na panela e mexa até que seja absorvido pelo arroz;
  • Comece a adicionar o caldo quente, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais caldo;
  • Continue esse processo até que o arroz esteja macio e cremoso, mas ainda al dente, o que deve levar cerca de 20-25 minutos;
  • Quando o arroz estiver pronto, retire a panela do fogo, adicione o queijo parmesão ralado e a manteiga restante, mexendo vigorosamente até que o queijo derreta e a manteiga esteja incorporada;
  • Tempere com sal e pimenta a gosto;
  • Polvilhe ervas frescas picadas, como salsinha ou cebolinha e sirva imediatamente.

Qual o melhor arroz para risoto?


O arroz mais usado para preparar um risoto é o arbóreo pois ele tem a capacidade de absorver bem os líquidos e também libera bastante amido durante o cozimento. 

Caso queira, também dá para fazer risoto com o arroz carnaroli. Ele é um dos tipos conhecidos como “arroz para risoto” e oferece um resultado incrível.

Pode congelar risoto?


Por acaso você fez uma grande quantidade de risoto e acabou sobrando? Então saiba que dá sim para você congelar risoto e assim conservá-lo por mais tempo, mas é importante fazer isso da maneira certa. 

Primeiro você precisa deixar esse risoto esfriar antes de congelar. Logo depois transfira essa sobra para um recipiente hermético ou sacos próprios para congelamento e lembre-se de deixar um certo espaço na embalagem pois quando congela o risoto acaba expandindo. 

Quanto tempo o risoto pode ficar no congelador?


Pode fazer risoto com arroz agulhinha

Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira certa, você pode manter esse risoto no congelador por até 1 mês.

Não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim você vai conseguir acompanhar a validade de uma maneira mais fácil.

Na hora de descongelar, basta deixar o risoto na geladeira por algumas horas, até descongelar completamente e depois aquecer no microondas ou em uma panela. 

Leia também: Acompanhamento para risoto de pera

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe que pode fazer risoto com arroz normal, eu tenho certeza que ficou muito mais fácil de preparar. 

Então não perca essa oportunidade. Experimente essa receita que eu acabei de te apresentar aqui. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final.

Ah, e caso você realmente prepare esse prato aí na sua casa, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou da experiência e também para me dizer qual nota você daria para ele. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para vocês todos os dias. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até amanhã.