Como engrossar molho de tomate para macarrão?

No artigo de hoje eu vou te contar como engrossar molho de tomate para macarrão de forma simples e sem perder o sabor. 

Aqui eu também vou te passar algumas dicas legais que vão te ajudar a preparar o melhor molho de tomate da sua vida. Confira!

Descubra como engrossar molho de tomate para macarrão sem alterar o gosto


Como engrossar molho de tomate

Se você finalizou um molho de tomate e só agora percebeu que ele ficou ralo demais, não precisa se preocupar pois existem diversas opções para você consertar a consistência dele. 

A primeira opção que eu vou te apresentar eu acredito que seja a mais simples, mas preciso te dizer que é a mais demorada. 

A grande vantagem dela é que não precisa adicionar nenhum outro ingrediente e por isso o sabor do seu molho não é alterado. 

Para isso você vai precisar reduzir a intensidade do fogo e deixar seu molho reduzir até alcançar a textura desejada. 

Sempre que possível mexa bem o molho para evitar que grude no fundo. Além de engrossar bastante seu molho, ele também vai ficar um pouco mais concentrado. 

Engrosse o molho de tomate com um pouco de amido de milho


O amido de milho é um grande quebra galho na cozinha. Uma pequena quantidade de amido de milho tem a capacidade de deixar qualquer tipo de molho com a consistência ideal. 

Mas é importante você saber que não pode adicionar o amido de milho diretamente no molho, pois dessa forma o molho vai empelotar facilmente. 

O ideal é que você dissolva a quantidade de amido que você pretende usar em um pouco de água e só depois adicione essa mistura ao seu molho. Em seguida é necessário que você mexa bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos até que o molho alcance a consistência desejada. 

Posso engrossar molho com farinha de trigo?


Assim como o amido de milho, a farinha de trigo também pode ser usada para engrossar molhos de tomate para macarrão. 

A única diferença é que a farinha de trigo precisa cozinhar antes de ser misturada ao seu molho. Para isso, derreta 2 colheres de manteiga e misture 2 colheres de farinha de trigo. 

Em seguida, misture sem parar por pelo menos 4 minutos ou até formar uma massa leve e macia. Depois é só adicionar essa mistura aos poucos ao seu molho, até que ele chegue na textura desejada. 

Esse é um método muito usado, mas é importante que você saiba que ele pode alterar o sabor do seu molho. Por isso é necessário que você cozinhe bem essa farinha de trigo antes de adicionar na sua receita. 

Adicione purê de batata!


Como engrossar molho de tomate

Você sabia que tem como engrossar molho de tomate para macarrão com purê de batata? Isso mesmo! Apesar de mudar bastante o sabor do molho, o purê de batata faz com que ele fique com uma textura aveludado incrível. 

Para isso, descasque e cozinhe as batatas como de costume. Quando perceber que elas estão bem macias, escorra e amasse bem.

Depois é só misturar ao seu molho e observar a mágica acontecer. Caso queira, você também pode adicionar temperos nesse purê, mas utilize aqueles que combinam com o seu molho. 

Experimente adicionar vegetais no seu molho!


Essa é uma ideia que além de te ajudar a engrossar o seu molho, ela também faz com que sua receita se torne ainda mais nutritiva. 

Os vegetais mais usados nesse caso são a batata, a cenoura, os cogumelos, berinjela, cebola  e muito mais. Você pode adicionar eles em pedaços ou ralados, mas lembre-se que adicionar mais ingredientes faz com que o sabor do seu molho seja bastante alterado, por isso utilize sabores que combine. 

Leia também: Como engrossar mingau de milho?

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe como engrossar molho de tomate para macarrão, não perca mais tempo. Observe bem essas dicas que eu acabei de te passar e decida qual você vai testar primeiro. 

Não esquece depois de voltar aqui para me contar qual foi a dica que você usou e também me dizer se ela funcionou bem com você, tá certo? Eu vou adorar saber. 

Antes de ir eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção até aqui. 

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!