Batata em conserva para 50 pessoas: Quantos quilos precisa?

Por acaso você está precisando fazer uma batata em conserva para 50 pessoas e não sabe por onde começar? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar quantos quilos de batata você vai usar para servir essa quantidade de pessoas e também quais são os temperos que você vai precisar adicionar para agregar sabor. Confira!

Quantos quilos de batata para essa receita?


Batata em conserva para 50 pessoas

Um dos grandes desafios de preparar receitas para um número grande de pessoas é acertar a quantidade dos ingredientes e isso não seria diferente nesse aperitivo. 

Para determinar a quantidade exata do ingrediente principal dessa receita, você precisa saber que 1 kg de batata serve em torno de 10 pessoas. 

Sendo assim, você vai precisar de no mínimo 5 kg para servir 50 convidados. 

Conheça essa receita de batata em conserva para 50 pessoas


Você provavelmente imaginou que para preparar batatas em conserva você ia precisar de dias de preparo, não é mesmo? Mas não é necessário tanto tempo assim. Essa receita que vou te apresentar fica pronta em algumas horas e o resultado final é um aperitivo delicioso e cheio de sabor. 

Não deixe de experimentar!

Ingredientes:

  • 5 kg de batata 
  • 2 cebolas picadas 
  • 2 xícaras de óleo
  • 2 xícaras de vinagre
  • 7 colheres de sal
  • 2 xícaras de cebolinha
  • 1 xícara de salsa
  • 1 l de água
  • 1/2 xícara de orégano

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem todas as batatas. Em seguida coloque em uma panela grande com água até cobrir e 5 colheres de sal;
  • Deixe cozinhar por volta de 40 minutos ou até ficar macia;
  • Depois retire da água do cozimento e deixe esfriar em temperatura ambiente;
  • Em seguida misture com as batatas, as cebolas, o óleo, o vinagre, a cebolinha, a salsa, o orégano, a água e o restante do sal;
  • Envolva bem todas as batatas e deixe descansar por no mínimo 3 horas antes de servir. 

Qual a melhor batata para essa receita?


Normalmente, quando você encontra aquelas batatas em conserva que já vem pronta, elas são feitas com a batata do tipo bolinha, que são aquelas pequenas e bem redondas que encontramos em grandes supermercados. 

Caso você não encontre esse tipo, não se preocupe. Você também pode fazer essa receita com a batata inglesa comum. A grande diferença é que na hora de escolher você vai precisar de mais atenção para pegar as menores e mais redondas. 

Qual a validade dessa receita?


Batata em conserva

A validade desse tipo de preparo vai depender principalmente da forma de armazenamento que você vai utilizar. 

Se sobrar uma boa quantidade e você quiser guardar, eu aconselho você a usar potes de vidros com tampa que vede bem. 

Dessa forma, você pode manter esse aperitivo pronto para consumo por até 20 dias dentro da geladeira. É bom lembrar que você também pode deixar suas batatas fora da geladeira, mas assim elas só vão durar por no máximo 6 dias. 

Abuse das ervas aromáticas!


Como eu te falei logo acima, você não vai precisar esperar muito tempo para conseguir experimentar essa receita de batata em conserva para 50 pessoas. Em algumas horas você consegue servir ela no ponto e no sabor perfeito. 

Para adicionar ainda mais sabor e aroma, não esqueça de abusar das ervas aromáticas de sua preferência. Na receita que eu acabei de te passar, você encontra o orégano, a salsinha e a cebolinha na lista de ingredientes, mas você pode adicionar algumas outras, caso queira. 

As mais usadas são o alecrim, o tomilho e o louro, mas no caso delas você vai precisar deixar suas batatas de molho por mais tempo.

Leia também: Pode comer batata com casca?

Experimente essa receita!


Agora que você já conhece essa receita de batatas em conserva para 50 pessoas, não perca mais tempo. Realize o teste desse aperitivo ainda hoje aí na sua casa e defina quais são os ingredientes que você vai usar para preparar a sua versão de batata em conserva. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado no que você estava procurando e que a partir de agora você se sinta mais inspirado para preparar receitas deliciosas para seus convidados.

Antes de ir preciso te agradecer pela sua companhia e também por sua atenção. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!